jorgefpf Publicado Novembro 25, 2007 Publicado Novembro 25, 2007 Olá Tenho um aqua com um grande "molho" de rotalas nanjenshan (penso que sejam estas apesar das minhas estarem com tons de vermelho pelo que nao sei se estarei certo quanto à espécie), este "molho" ja começou a fazer sombra a um canto do aquário e eu queria podar e aproveitar as podas mas sem fazer asneira porque a planta até está bonita... eu já andei a ver por aqui no fórum alguns tópicos mas mesmo assim ainda fiquei com uma ou outra dúvida e para ser mais fácil de entender fiz um esquemazito 1ª duvida o corte deve ser feito a seguir a novos rebentos, certo? mas esse corte deve ser feito logo a seguir ao rebento ou um pouco mais a cima? (figura A) 2ª duvida posso cortar um caule a meio mesmo que este não tenha rebentos a baixo do corte? (figura B) 3ª duvida ( e ultima... para já ) feita a poda como planto as "podas"? enterro o caule com as folhas no areão? (figura C) ou tiro as folhas da parte do caule que vai ser enterrado? (figura D) não há perigo de o caule começar a apodrecer? posso estar a ser picuinhas mas qualquer ajuda agradeço Cumprimentos Jorge Fernandes .·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º> `·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º> `·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º> ·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º> .·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>
Godlike Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 estás a fazer um grande filme... isso é simples se fizeres o corte por cima do rebento o pé principal fica com o rebento que já lá estava e começam a nascer mais no mesmo caule... e o caule resultante da poda enterras no areao que ele irá desenvolver raizes eu normalmente corto uns cm abaixo dos rebentos para conseguir uma densidade maior logo no inicios dos caules, ou seja imagina que tens um caule com 1 rebento.. se cortares tipo 3 ou 4 cm abaixo do rebento quando fores plantar a poda o rebento irá desenvolver-se mt perto do areao... Não digo que é a forma correcta, mas é assim que eu faço e consigo obter bons resultados... ve aqui o link do meu aqua e ve as fotos das plantas LINK CUMPS Cumps
jorgefpf Publicado: Novembro 25, 2007 Autor Publicado: Novembro 25, 2007 estás a fazer um grande filme... isso é simples se fizeres o corte por cima do rebento o pé principal fica com o rebento que já lá estava e começam a nascer mais no mesmo caule... e o caule resultante da poda enterras no areao que ele irá desenvolver raizes eu normalmente corto uns cm abaixo dos rebentos para conseguir uma densidade maior logo no inicios dos caules, ou seja imagina que tens um caule com 1 rebento.. se cortares tipo 3 ou 4 cm abaixo do rebento quando fores plantar a poda o rebento irá desenvolver-se mt perto do areao... Não digo que é a forma correcta, mas é assim que eu faço e consigo obter bons resultados... ve aqui o link do meu aqua e ve as fotos das plantas LINK CUMPS obrigado pela ajuda vamos ver no que isto vai dar... Cumprimentos Jorge Fernandes .·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º> `·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º> `·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º> ·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º> .·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>
Recommended Posts