Luis Rodrigues Publicado Novembro 24, 2007 Publicado Novembro 24, 2007 Boas pessoal Quero relembrar toda a gente que num reef tamos a lidar com especies que nem sempre são tão inocentes como isso. Há varios relatos na net de situações que levaram aquariofilistas ao hospital (felizmente não conheço nenhum que tenha falecido) devido a mexerem no seu aquario sem luvas protetoras. Isto vem a proposito que na quinta feira, estive a mexer no aquario, e algo irritou a pele nos meus dedos. Resultado 2 dedos inchados ate hoje(ta bem melhor) e uma comichão danada. As luvas teriam protegido. Abraço
octopus Publicado: Novembro 24, 2007 Publicado: Novembro 24, 2007 Boas, Luis, de facto, tens toda a razao. Por vezes, temos seres nos aquarios, que desconhecemos, ou, nao sabemos que la estao. Ainda um destes dias estava a falar com o Hugo, sobre o meu projecto para o polvo de aneis azuis. Uma das questoes, foi exactamente essa. Luvas ! Apesar de pequenos, uma mordida do respectivo, injecta uma dose de Tetradotoxina que te da ............... 15 minutos para chegar ao Hospital. Ha tambem, os lindos Mantis. Ha relatos de lesoes nas maos, provocadas pelas " luvas de boxe " destes rapazinhos, especialmente quando ja tem um tamanho consideravel. Como tal, a tua abordagem a este tema, acho extremamente pertinente. Abraco, Paulo
Hugo Costa Coelho Publicado: Novembro 24, 2007 Publicado: Novembro 24, 2007 (editado) Bem depois do que foi dito só resta podermos fazer um topico de vivos potencialmente perigosos ( se já existe um tópico relacionado com o tema peço que metam o link) Editado Novembro 24, 2007 por hugocc
octopus Publicado: Novembro 24, 2007 Publicado: Novembro 24, 2007 (editado) Boas, Concordo com o Hugo. Ja tenho a ficha descritiva do polvo de aneis azuis, ( Hapalochlaena Maculosa ). Em que sub-forum se pode abrir o topico ? Abraco, Paulo Editado Novembro 24, 2007 por octopus
João Branquinho Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 Este tópico é de facto muito oportuno... e aqui faço um mea culpa, pois apesar de já ter tido que usar luvas em determinada fase da vida do meu aquário, depois acabei por não o voltar a fazer, e reconheço que de facto é burrice... Já tive um Mantis no meu aquário, e comprei umas luvas bem grossas para desmontar todo o layout do aquário e tentar apanhá-lo... claro que não consegui, pois ele estava escondido dentro de algum buraco de uma qualquer rocha. Mas a quantidade de vezes que andei a mexer no aquário sem luvas e correndo o risco de levar um valente "soco" desse menino... Para quem tiver curiosidade, aqui está o tópico de quando tive este problema: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=24193 ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Vasco Matos Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 (editado) Esse animal é o mais proximo de um extra-terrestre possivel...mas há quem os mantenha em aquários.Olhem um soco de um menino adulto destes nos vidros de um aquário? Mantis Shrimp Editado Novembro 25, 2007 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
oliops Publicado: Novembro 28, 2007 Publicado: Novembro 28, 2007 em relação a esse cuidado todo eu estou de acordo.... mas que tipo de luvas usar?? se for umas luvas de cirurgião, rompem-se facilmente e é o mesmo que não ter nada TAVEIRA'S REEF http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=169339
João Branquinho Publicado: Novembro 28, 2007 Publicado: Novembro 28, 2007 Bom, as luvas tipo ciruugião podem proteger contra eventuais alergias... contra o mantis, não servem de muito não Quando descobri que tinha o mantis no aquário, comprei as luvas mais grossas que encontrei no AKI ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
octopus Publicado: Novembro 28, 2007 Publicado: Novembro 28, 2007 Bom, as luvas tipo ciruugião podem proteger contra eventuais alergias... contra o mantis, não servem de muito não Boas, De facto, as luvas de latex, pouco protegem contra ataques mecanicos. Caso do Mantis, do ourico diadema, ( aconteceu comigo na Madeira ha cerca de 20 anos, tentar apanha um destes ouricos, com luvas de neoprene de 4.5 mm, e............. as farpas que expelem pelos espinhos, perfuraram o neoprene na zona mais dolorosa e dificil de tirar,... por baixo das unhas. As dores, duram cerca de 2 dias, e, nao ha nada a fazer, senao, esperar que o nosso organismo consuma a toxina e o respectivo corpo estranho ), e do polvo de aneis azuis. No caso do polvo, as luvas, tem que ser bem grossas e de um material resistente. A sua mordida e bastante violenta e eficaz. Com os tentaculos, agarra a mao, e morde ate que cerca de 1mg de Tetradotoxina seja injectada. Dose fatal. Apesar do perigo, o sistema para um polvo destes, esta a andar. Ou nao me chame eu, Octopus. Abraco, Paulo
Pedro D. Fernandes Publicado: Novembro 30, 2007 Publicado: Novembro 30, 2007 Esse animal é o mais proximo de um extra-terrestre possivel...mas há quem os mantenha em aquários.Olhem um soco de um menino adulto destes nos vidros de um aquário? Mantis Shrimp Esse ai e famoso..Dizem que uma picada dele parece um tiro Meu Tanganyika de 60l
Alexandre Rodrigues Publicado: Dezembro 3, 2007 Publicado: Dezembro 3, 2007 Esse ai e famoso..Dizem que uma picada dele parece um tiroNão é picada, é mesmo um soco! O mal é que eles parecem os ninjas, para os encontrar... Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
oliops Publicado: Dezembro 3, 2007 Publicado: Dezembro 3, 2007 então depois dessas dvidas todas em relação às luvas, quais as melhores para manusear um aqua??? TAVEIRA'S REEF http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=169339
__-_-_-__ Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 luvas de silicone resultarão bem com certeza o que diz o peixe à peixa? estou apeixonado por ti
Psyfactor Publicado: Março 1, 2008 Publicado: Março 1, 2008 (editado) Num documentário (e no youtube também há), já vi mantis shrimps a cortar caranguejos ao meio .. se calhar nem com coreentes de ferro dá Editado Março 1, 2008 por Psyfactor
Vasco Matos Publicado: Março 1, 2008 Publicado: Março 1, 2008 Num documentário (e no youtube também há), já vi mantis shrimps a cortar caranguejos ao meio .. se calhar nem com coreentes de ferro dá Pois...então acho que as luvas de silicone não servirão de muito... Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
ricardo gomes Publicado: Março 8, 2008 Publicado: Março 8, 2008 é isto verdade? http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
luispt Publicado: Abril 10, 2008 Publicado: Abril 10, 2008 Dar de comer com a mão www.peta.orgO meu Feedback
Alexandre Rodrigues Publicado: Abril 11, 2008 Publicado: Abril 11, 2008 é isto verdade?É verdade sim o mantis é terrivel a socar, não queiras ter um no aquário ou corres o mesmo rico. Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Deman Publicado: Abril 13, 2008 Publicado: Abril 13, 2008 http://br.youtube.com/watch?v=mu6yrC6bjNo este video é xelente. mostra um mantis em ação. no inicio comtra um carangueijo, e no final ataques de emboscada Cumprimentos
Gil Miguel Publicado: Abril 14, 2008 Publicado: Abril 14, 2008 (editado) Boas Os mantis não socam apenas. Existem alguns espécies que têm como apendices, laminas . São igualmente eficazes Os que normalmente temos nos nossos aquários (os dos socos lol) e pelo tamanho que têm, não causam grande dano e tem um medo de nós que se pelam. Em relação ás luvas, as de latex podem evitar grandes dissabores, nomeadamente no manuseamento de corais como os zoanthus, parazoanthus e Palythoas. Estes segregam uma palotoxina que pode ser fatal, já que é dos venenos mais potentes da natureza. Se propagarem estes corais e outros, usem tambem óculos de protecção. A sua não utilização pode proporcionar uma bela visita ao serviço de oftalmologia de um qualquer Hospital do nosso pais, que foi o que me aconteceu. Cps Editado Abril 14, 2008 por miguelpereira www.ecorecife.com
jmorais Publicado: Abril 14, 2008 Publicado: Abril 14, 2008 amigos,é comprar luvas de soldador,todas em couro.aí se ele ser um soco leva logo outro de seguida,eh,eh. Boas Os mantis não socam apenas. Existem alguns espécies que têm como apendices, laminas . São igualmente eficazes Os que normalmente temos nos nossos aquários (os dos socos lol) e pelo tamanho que têm, não causam grande dano e tem um medo de nós que se pelam. Em relação ás luvas, as de latex podem evitar grandes dissabores, nomeadamente no manuseamento de corais como os zoanthus, parazoanthus e Palythoas. Estes segregam uma palotoxina que pode ser fatal, já que é dos venenos mais potentes da natureza. Se propagarem estes corais e outros, usem tambem óculos de protecção. A sua não utilização pode proporcionar uma bela visita ao serviço de oftalmologia de um qualquer Hospital do nosso pais, que foi o que me aconteceu. Cps
AGA Publicado: Abril 14, 2008 Publicado: Abril 14, 2008 Este também está interessante... aqui Parece que o predador foi socado... [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Recommended Posts