viba Publicado Maio 17, 2004 Publicado Maio 17, 2004 Oi pessoal, finalmente tenho o aqua cheio, pois só agora me chegaram as 2 eheim 1260 que encomendei da Alemanha, uma para o escumador Berlin classic e outra para reposição da sump para o aqua, queria ver se me podiam dar uma ajuda com duas pequenas duvidas/problemas: (Aqua:120x50x50, sump: 60x30x30) 1ª- Um pequeno esclarecimento: coloquei o skimer a funcionar fora da sump, alimentado pela 1260 (que está dentro da sump), é normal agora ao inicio a espuma ficar a 4/5 cm do topo e não transbordar para o copo colector? 2ª- O GRANDE problema: tenho o aqua furado junto à superficie com um tubo de descarga com 32mm de diametro e outra 1260 a repôr a agua da sump, (na 3ª divisória) para o aqua, e aqui tá o grande problema: o furo não dá vazão à quantidade de água que é reposta pela bomba, ficando esta a trabalhar meio a seco, experimentei a colocar a bomba na 2ª divisória, que tem maior volume e o aqua quase que transbordava (tive de desligar a bomba), pois o furo não devolvia tanta água quanto a que era introduzida... E agora, coloco uma bomba mais fraquita (ou existe alguma maneira de reduzir o caudal da eheim) ou aumento o tamanho do furo (se tal for possivel), ou será que tou a fazer alguma coisa mal??? Agradecia qualquer ajuda, TOU DESESPERADO!!!
xpto-17 Publicado: Maio 17, 2004 Publicado: Maio 17, 2004 boas em relacao ao escumador tens de esperar e dar tempo que a espuma vai acabar por sair para o copo . em relacao a sump pensso que a solucao sera trocares por uma bomba mais fraca ou entao um outro furo igual no outro lado ja que alargar esse nao sei se sera possivel, boa sorte Sucesso para os pacientes e esperança para os incautos.
yen Publicado: Maio 17, 2004 Publicado: Maio 17, 2004 Lol, torneira na mangueira q vem da sump para o aquario nao???? não sei, digo eu lol, se calhar ja devias ter pensado nisso LOL o vazao tem q ser sempre maior do q akilo q as bombas de reposicao dizem para nao haver porcarias dessas, mas uma torneira resolve-te o caso. Tb podes fazer outra coisa, arranjas um "Y' junction" ou uma "T junction" para dividir o fluxo, depois ah saida de cada uma delas metes outras 2 junctions para dividir outra x. Isto reduz-te o fluxo em quase metade acredita. Eu dantes tinha perto de 1500l/h de vazao, e qdo usei esse sistema de juntas em T ficou prai 800/1000l/h. Acredito, noto numa diferença enorme no fluxo de vazao
viba Publicado: Maio 17, 2004 Autor Publicado: Maio 17, 2004 Obrigado xpto e yen. Yen, realmente já tinha pensado em reduzir o fluxo com um torniquete ou uma torneira, mas não faço idéia se isso não será mau para a "saude" da bomba...por outro lado, se lhe estou a reduzir o fluxo, então se calhar mais vale trocar de bomba e colocar uma mais fraca, como diz o xpto... O que acho estranho é que o pessoal disse-me que aquele furo era suficiente para esta bomba, eu até cheguei a pensar em comprar a ocean 3500...será que é por o furo estar demasiado à superficie???
Hugo RSF Publicado: Maio 17, 2004 Publicado: Maio 17, 2004 Bem vamos por partes. Sendo certo que o furo não é muito largo, também não é menos certo que essa bomba tabém não é muito forte. Se me perguntassem teoricamente eu diria que dava. Soluções possíveis: - Colocar uam bomba realmente mais fraca. - Fazer novo furo (e não aumentar esse). - Colocar uma "derivação" do tubomangueira que vai para o aqua, para retornar à sump. ou seja, da bomba, avabam por sair dois tubos: um para o aqua e outro para a sump/refugio novamente. Isto poderá fazer transbordar a sump, é preciso ter cuidado. Lol, torneira na mangueira q vem da sump para o aquario nao???? Sou liminarmente contra. Torneiras que diminuam o fluxo que a bomba debita, estragam o rotor da bomba. Ás vezes até diminuir o diametro da mangueira faz estragar a bomba. Tb podes fazer outra coisa, arranjas um "Y' junction" ou uma "T junction" para dividir o fluxo, depois ah saida de cada uma delas metes outras 2 junctions para dividir outra x. Isto reduz-te o fluxo em quase metade acredita. Não percebi!!! Como é que dividires faz diminuir o fluxo? Que faça diminuir a pressão aí concordo agora diminuir o fluxo, não estou a ver. Só se for pela força da gravidade, uma vez que, como o fluxo é menor, a bomba terá de fazer um esforço muito maior para fazer subir a água na mangueira. Se e isto, também sou contra, precisamente pelo mesmo motivo de usar torneira. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
A l e x a n d r e Publicado: Maio 17, 2004 Publicado: Maio 17, 2004 Uma torneira a limitar o caudal da bomba é altamente prejudicial para o motor desta pois estará a trabalhar em "contra pressão" (excessiva) o que provoca o aquecimento do motor diminuindo a vida útil da bomba. Nunca façam isto! A melhor opção será, como já foi referido atrás, uma bomba mais fraca ou então um "T" em para dividir a saida em dois ficando a segunda a escoar para a sump. No entanto isto é um desperdício de energia. O que acho estranho é que o pessoal disse-me que aquele furo era suficiente para esta bomba, eu até cheguei a pensar em comprar a ocean 3500...será que é por o furo estar demasiado à superficie?? O furo estar à superfície não tem influência no escoamento (praticamente nenhuma). É mais provável que o furo seja pequeno mas também já me foi dito que um furo desse tamanho é suficiente. Nestes casos é sempre melhor jogar pelo seguro e fazer um furo maior. Eu para essa mesma bomba fiz um furo de 50mm! A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
viba Publicado: Maio 17, 2004 Autor Publicado: Maio 17, 2004 Ok, obrigado! Mas, e se eu fizer a derivação em t, a sairem as 2 para o aqua, será que isso diminui o caudal? Assim sempre ficava com 2 pontos de corrente no aqua e aproveitava as capacidades da bomba... Ou será que é possivel diminuir o caudal da bomba reduzindo a entrada de agua na bomba com um adaptador e um tubo mais fino... ou ainda, utilizar um tubo mais largo para subir a água??? Bom, embora assim, como diz o Alexandre, seja só desperdicio de energia... Alguém quer uma Eheim 1260??? só usei uma vez...
A l e x a n d r e Publicado: Maio 17, 2004 Publicado: Maio 17, 2004 Há sempre redução de fluxo ao introduzir derivações, mais tubo etc. No entanto não é de certeza suficiente nem muitas vezes perceptível a ponto de te resolver o problema. O ideal realmente é utilizares uma bomba maior e se utilizares um tubo mais largo também poderá funcionar, mas "quanto" mais largo? E depois há a questão da energia desperdiçada. Nos particulares vendes de certeza essa bomba sem dificuldade. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Pedro Costa Publicado: Maio 17, 2004 Publicado: Maio 17, 2004 A melhor solução é fazeres um outro furo de 50mm como diz o Alexandre, mas também podes experimentar um overflow, que te permite sem furar o aquário, fazeres a saida de água do aquário. Existem destes Overflow's que fazem até 1600GPH, deixo-te aqui um link onde poderás ver estes equipamentos http://www.marinedepot.com/aquarium_overfl...cpr.asp?CartId= tinha quase a certeza que também existiam destes equipamentos da EHEIM mas não cosegui encontrar, espero que esta informação te seja útil
viba Publicado: Maio 17, 2004 Autor Publicado: Maio 17, 2004 Obrigado Pedro e Alexandre. Pedro, um overflow está completamente fora de questão, eu já tinha o aqua e mandei furar mesmo para evitar utilizar um desses...mas valeu a intenção Alexandre, queres dizer MENOR, certo??? Acabei de ter outra idéia luminosa, (ou não), atão e se eu colocar a bomba que alimenta o escumador a ir buscar a água directamente ao aqua, sem esperar que chegue à sump? Passaria uma mangueira pelo furo e protegia a entrada com uma rede, como são as duas bombas iguais... É disparatado???
Brian Schaff Publicado: Maio 18, 2004 Publicado: Maio 18, 2004 Boas, Provavelmente vais colmatar essa rede rapidamente. O facto de teres duas bombas iguais não implica que estejam a debitar o mesmo caudal!! O caudal que a bomba debita é dependente de diversos factores tais como todas as restrições de tubagem existentes na tubagem respectiva à bomba, mas principalmente com o ponto de altura máximo da água à saída da bomba. Penso que a forma mais simples de resolver o teu problema (embora existam outras) é utilizares um sistema simples de bypass regulado por uma torneira à saída da bomba. Para tal pões um T à saída da bomba. Na "perna" do T pôes uma torneira que desenboca de volta à sump com uma curva de 90º formando um U. Assim não esforças demais a bomba, nem transbordas o áqua. Regula a torneira de bypass para conseguires ter um caudal de entrada no aquário adequado à saída de 32 mm que tens.
Ricardo Rodrigues Publicado: Maio 18, 2004 Publicado: Maio 18, 2004 Também tenho um aquário com furo de 32mm. Utilizo uma bomba Eheim 1250. A Eheim 1260 é de facto muito potente e consome mais electricidade. Ricardo Rodrigues
viba Publicado: Maio 18, 2004 Autor Publicado: Maio 18, 2004 Ricardo: e esse furo que tens, tá mesmo junto à superficie, ou alguns cm abaixo (quantos)?
Ricardo Rodrigues Publicado: Maio 18, 2004 Publicado: Maio 18, 2004 Está junto à superfície. Se estivesse uns cm abaixo estaria melhor pois nesse caso colocaria um joelho 90º de PVC para ter uma superfície de escoamento de água maior.
viba Publicado: Maio 24, 2004 Autor Publicado: Maio 24, 2004 Oi pessoal, resolvi tentar aumentar o furo que tinha, assim, recorri a uma espécie de lima para vidro que parece feita de areia e consegui aumentar o diametro do buraco de 45mm para 50mm (várias horas a esfregar). Comprei um passa cascos e fiquei com uma saida de água de 38mm (1 polegada e meia). Voltei a montar a eheim 1260, pensando que tinha o problema resolvido mas nada, o furo continua a não dar vazão à agua que entra, não consigo perceber porquê... Será que é por o furo estar mesmo á superficie do vidro (o furo é na realidade um U no topo do vidro lateral), mas todo o perimetro do tubo do passa cascos está abaixo do nivel do vidro, embora só 2mm, optei tambem por uma mangueira mais larga e sem curvas a ir directamente para a sump, de modo a não provocar atrasos nenhuns, mas mesmo assim nada... Será que alguém me pode aconselhar algum tipo de passa cascos, ou outra tubagem que me permita rentabilizar melhor o buraco de 50mm? O que coloquei perde cerca de 12mm devido á rosca, é possivel colocar outra coisa que dê um "buraco maior"? Obrigado desde já ás possiveis ajudas!
Pedro Pacheco Publicado: Maio 24, 2004 Publicado: Maio 24, 2004 Olá viba Eu tenho neste momento uma bomba eheim 1262 3500lh e mais uma de outra marca com 2500lh que vou trocar por uma 1262, mas o importante é que tenho uma saída de 50mm e não tenho problemas de água a transbordar do aquário, e nem sequer tenho o tubo sempre cheio. Para resolver o teu problema acho que o melhor mesmo é fazeres outro furo mais abaixo porque 2mm não chega a nada, tens que deixar no mínimo 1 ou 2 cm da superfície da água ao topo do vidro. Abraço, Pedro Pacheco www.coralfrags.org
Hugo RSF Publicado: Maio 24, 2004 Publicado: Maio 24, 2004 Agora percebi-te Viba! Então tu não tens um furo, tens um "U", é isso? Está explicado. Até podias ter um "U" com 90mm e uma bomba de 400 litros/hora que certamente terias problemas na mesma. O furo tem de ser feito, não na superfície do aqua, mas um pouco mais abaixo. Desta forma a pressão controla o fluxo no passa-muros. E ao contrário do que o Pedro refere, eu até acho que 2cm é pouco. Segurança nunca é demais e nunca fez mal a ninguém. Neste momento, acho que a única solução é, como o Pedro refere, fazesres outro furo. E vais ver que não terás problemas... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Ricardo Rodrigues Publicado: Maio 24, 2004 Publicado: Maio 24, 2004 Parece que voltamos ao problema inicial. Se queres manter a mesma bomba e não fazer mais nenhum furo coloca um bypass directo para a sump com uma torneira. A torneira permite controlar o fluxo de água que vai para o aquário.
Recommended Posts