Que caracol será?


filipabento

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Há cerca de mês e meio comprei um caracol na Ornimundo do Vasco da Gama. Media cerca de 1,5 cm, era preto e tinha riscas castanhas. Passadas umas 2 semanas, vejo uns 3 caracóis pequeninos no meu aquário. Achei estranho, pois sabia que os caracóis eram hermafroditas mas, tal como no caso da minhoca, necessitavam de parceiro para se reproduzirem (foi o que me ensinaram na escola ;)).

Esse caracol morreu, deixando, então, os ditos descendentes. Qual não é o meu espanto, reparo que tenho um grupinho de ovinhos numa planta. Esses foram só os primeiros.. Agora tenho cerca de 50 caracóis e ainda alguns ovinhos por "rebentar".

 

Gostaria de saber qual o caracol que "estarei" a reproduzir.

 

Cumprimentos, Filipa Bento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá FilipaBento! Comprei também 2 desses caracois na Ornimundo e também já desovaram.Chamam-se ''Viviparis Malleatus'' e as fêmeas têm uma forma peculiar de ter as crias.Estas nascem já miniaturas dos pais,mas saiem assim de dentro da mãe e de seguida sobem para o dorso dela,como que a pedir protecção.Os ovos que vistes devem ser de Physas,por certo,pois o 'Viviparis Malleatus' não mete ovos.Este caracol é fascinante,é muito mais lento que as Ampulárias e por vezes fica estatico,não se mexe durante muito tempo,mas não dentro da carapaça,com o focinho de fora. A fêmea no meu aqua teve umas 20 crias.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá FilipaBento! Comprei também 2 desses caracois na Ornimundo e também já desovaram.Chamam-se ''Viviparis Malleatus'' e as fêmeas têm uma forma peculiar de ter as crias.Estas nascem já miniaturas dos pais,mas saiem assim de dentro da mãe e de seguida sobem para o dorso dela,como que a pedir protecção.Os ovos que vistes devem ser de Physas,por certo,pois o 'Viviparis Malleatus' não mete ovos.Este caracol é fascinante,é muito mais lento que as Ampulárias e por vezes fica estatico,não se mexe durante muito tempo,mas não dentro da carapaça,com o focinho de fora. A fêmea no meu aqua teve umas 20 crias.

 

 

 

Obrigada ;) Afinal aquilo que eu pensava ser fascinante não passa de uma praga.. É o que dá não perceber grande coisa disto :smile2:

 

Cumprimentos, Filipa Bento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho os Physa fascinantes. Os meus filhos gostam principalmente da cena em que estão vários ao molho e o de baixo começa a sacudir os outros, chamam-lhe 'wrestling'. E limpam algas como poucos. Têm é aquela tendência para ser muitos e aí já não é tão giro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho os Physa fascinantes. Os meus filhos gostam principalmente da cena em que estão vários ao molho e o de baixo começa a sacudir os outros, chamam-lhe 'wrestling'. E limpam algas como poucos. Têm é aquela tendência para ser muitos e aí já não é tão giro.

Concordo plenamente Mjm! O numero de individuos pode chegar a niveis enormes,mas se os controlarmos e sobretudo se não dermos excesso de comida aos peixes não há problema.Mas a maior parte dos caracois não se multiplica tão depressa como os Physas.Neste momento tenho nos meus aquas Ampulárias Douradas e Marfim,'Viviparis Malleatus'; Planorbis Corneus; Lymnaea sp. e Melanoides Tuberculata e estes ultimos são os que se multiplicam +- como os Physas,mas não tão depressa.

 

Deixo aqui um apelo para se alguém quiser fazer trocas de especies de caracois,podem contar comigo.Há muitas especies que gostava de ter,se não tiverem alguma das especies que enumerrei em cima,trocamos!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais