Identificação de praga - num aquário de Discus


aquapego

Recommended Posts

Boas!

 

Como o título diz, necessito ajuda urgente porque não sei do que se trata e se afecta os Discus. As fotos não esclarecem muito porque os "bichos" são do tamanho da picada de uma agulha ou seja talvez 0,2/0,3mm e além disso não tenho tripé para uma boa macro. Os bichos enquanto colados ao vidro têm a forma circular (mais ou menos) e a deslocar-se no vidro continuam com essa forma geométrica, mas altera-se ligeiramente quando se despegam do vidro, aí ficam mais rectilineos, não chegando a atingir 0,5mm, pelo menos por enquanto. Agarrados ao vidro da frente estão centenas!

 

SETUP:

 

- Capacidade: 300 l.

- Temperatura: 29ºC.

- pH: 6,8.

- KH: 3

- GH: 7/8.

- NH3/NH4: 0.

- NO2: 0.

- NO3: 10/15.

- PO4: 1/1,5.

- Fe: 0,2

 

Faço TPA's de cerca de 100 litros de 15 em 15 dias.

É um plantado e utilizo os fertilizantes da Horizonte Aquático.

Neste momento tenho 9 Discus. 6 com cerca de 10 cm e 3 com cerca de 5/6cm.

 

As fotos possíveis:

 

DSC03082.jpg

DSC03083.jpg

DSC03084.jpg

DSC03085.jpg

DSC03087.jpg

DSC03088.jpg

DSC03089.jpg

 

 

Desde já o meu obrigado a todos.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi exactamente o que pensei, neritinas, mas segundo ele diz devem mecher-se e despegar do vidro, mas piolhos não devem ser esses até se mechem de mais, não acredito que representem alguma espécie de ameça para Discos. Acho que devias fazer TPA semanal de 50 litros em vez dos 100l de 15 em 15 dias, houve uma altura em que andei mais descuidado, por motivos profissionais e tive alguns problemas por fazer algo muito parecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu tive apenas uma Neritina no aquário, mas morreu à cerca de 8 dias. Não me parece que sejam ovos, mas sim algum tipo de piolho aquático, porque ontem tinha muitas centenas no vidro e hoje tenho apenas dezenas! De vez em quando vejo umas coisas minúsculas a movimentarem-se daí pensar que não seja possível serem caracóis e muito menos ovos. Se fosse era maravilha, mas não é quase de certeza :)

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu tive apenas uma Neritina no aquário, mas morreu à cerca de 8 dias. Não me parece que sejam ovos, mas sim algum tipo de piolho aquático, porque ontem tinha muitas centenas no vidro e hoje tenho apenas dezenas! De vez em quando vejo umas coisas minúsculas a movimentarem-se daí pensar que não seja possível serem caracóis e muito menos ovos. Se fosse era maravilha, mas não é quase de certeza #musica

 

Olá Aquapego pela tua descrição acho que sei o que infelismente não sei o nome. Mas se for o que penso não há broblema pois no aquario em que me apareceram não houve qualquer consequencia para os peixes.

Em relação a teres sorte se fossem ovos de Neritina não se pode chamar sorte, visto serem dificeis de retirar e pelo facto de não eclodirem em agua doce.

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Aquapego pela tua descrição acho que sei o que infelismente não sei o nome. Mas se for o que penso não há broblema pois no aquario em que me apareceram não houve qualquer consequencia para os peixes.

 

acho que sei do que falas, tambem ja pensei nisso...cyclops... mas pela discriçao, acho que nao, os cyclops que me apareceram num aqua de invertebrados eram maiores do que ele diz e era ao contrario desses, os mais compridos(femeas) andavam colados ao vidro enquanto os outros mais esfericos nadavam livremente pelo aqua, pareciam OVNIS..lol... sao inofensivos, o que fiz, fooi nas tpa´s tentar sugar o maximo que conseguia para um crivo de artemia e dava a alevins de nigros rosa...era um fartote

 

 

 

 

ZEPBLA734595-02.jpg

Copépodes de água doce, do género Cyclops. Medem cerca de 0,5 a 2 mm. O corpo possui uma forma de maça, com dois apêndices pilosos na cauda. Possui duas antenulas, duas antenas compridas e um só olho. A fêmea põe os ovos em um ou dois sacos. Está presente em toda a Europa, abundando em represas e rios. São visiveis à luz, mas é necessário um microscópio para os observar convenientemente.

 

 

 

Em relação a teres sorte se fossem ovos de Neritina não se pode chamar sorte, visto serem dificeis de retirar e pelo facto de não eclodirem em agua doce.

 

dai eu lhe ter desejado boa sorte caso fossem ovos(tava a ser ironico) pois tirar os ovos do vidro, so vasando o aqua(quase) e raspar com um esfregao

muitos lhes chamam caga-ovos, por ser muito facil que eles desovem, mas nunca ouvi um caso de sucesso....

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens algumas algas na plantas?

boa aquariofilia

cumps JMG

 

 

Apenas umas Green-Spot nas folhas mais velhas das Anúbias que têm 8 meses.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a fazer uma pesquisa no forum ve la se algum destes

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...l=praga+no+aqua

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...l=praga+no+aqua

 

boa aquariofilia

cumps JMG

Editado por JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais