arty77 Publicado Novembro 22, 2007 Publicado Novembro 22, 2007 Boas, Estou a pensar em iniciar-me no mundo dos salgados com um novo nanoreef de 60x30x30 (54 litros brutos) através da adaptação do meu actual aqua de água doce para um salgado. Li o FAQ sobre Iniciação ao Aquário de Água Salgada e um tópico deste fórum sobre o mesmo assunto, ambos muito interessantes e elucidativos. Actualmente mantenho um aqua de 54 litros de água doce desde Agosto de 2005 e um aqua de 190l desde Maio de 2006. E então gostaria de "avançar" para um salgado. De momento a ideia seria desmontar um aqua com o seguinte setup: Dimensões: 60x30x30 Volume: 54 litros brutos (47 litros úteis) Iluminação: 15 watts T8 Substracto: areão + akadama Aquecimento: 50 watts pH: 7.7 Decorações: pedaço de madeira e rochas vulcânicas actualmente tenho também à parte: - bomba de ar regulável (bastante potente) - caneta medidora pH digital com precisão 0.1 - testes Nitratos, Fosfatos, ... - jarro em vidro de aprox. uns 5 litros (possível sump/refúgio?) e considerar adquirir os acessórios seguintes: - Calha iluminação T5/PLL ~50W 10000K 60cm - Escumador bom e barato - Bombas de circulação (total de 1500l/h) - Rocha viva (18% do volume do aqua, ou seja, uns 9.7kg) - Aragonite/areão de coral esmagado (2 a 3cm -> 3.6 a 5.4kg) - Corais Moles e Duros - Kalkwasser com garrafão de água - teste de Cálcio - Densímetro - Carvão e esponja de fosfatos em termos de fauna ainda não tenho uma ideia definida mas gosto muito de: - mandarim - gobie - palhaço - cirurgião - camarão - caranguejo - ouriço - estrela então estava com ideia de albergar 2 ou 3 destas espécies e flora: - anémonas pressupostos: - não tenho hipótese de escolher um aqua maior, aquele é o de que disponho, está localizado na cozinha e é impossível convencer a minha mãe a aceitar um maior... - o orçamento é muito limitado, posso investir especialmente no escumador e numa calha de iluminação boazita, mas idealmente menos de 100 euros para ambos. os outros acessórios prefiro baratos e suficientemente bons. as minhas dúvidas são: - a ideia será viável? - em termos de custos, qual seriam os valores aproximados para material novo e material em segunda mão? - o ciclo natural nos salgados é também semelhante ao dos água doce, tipo um mês a ciclar? existem aceleradores de ciclo/bactérias? - a rocha viva posso ir adquirindo aos poucos, não interferindo com o ciclo? - para por o aqua a ciclar durante um mês quais os acessórios básicos essenciais? e por enquanto é isto, todas as dicas serão bemvindas... Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
nunomart Publicado: Novembro 22, 2007 Publicado: Novembro 22, 2007 boas na minha opiniao e muito pequeno para o que queres,eu sou apologista que agua salgada so a partir de 200L para cima(experiencia propria) rapidamente vez que o espaçoe curtoe nao te da magem para erros,para o tipo de fauna que queres muito menos pois o mandarim por norma requer 40 a 50 kg de rocha maturada ja com 6 a 1 ano no aquario,os cirugioes sao peixes que crescem arte aos 20 a 30 cms dependendo das especies , 50 l de agua dara no maximo para 2 oceallaris e ja e puxado ,teras sim uma aquario para corais so isso nada mais . quanto ao ciclo no minimo 2 meses para completar o ciclo nada de pressas,quanto ao escumador podes aptar por um de pedra difusora que e o sufeciente para esta litragem, e um ultimo conselho na agua salgada nao se poupa gasta-se para as coisas funcionarem. um abraço Citar MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
octopus Publicado: Novembro 22, 2007 Publicado: Novembro 22, 2007 Boas, Artur, da aqui uma olhada. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=64806 Abraco, Paulo Citar
arty77 Publicado: Novembro 23, 2007 Autor Publicado: Novembro 23, 2007 (editado) boas na minha opiniao e muito pequeno para o que queres,eu sou apologista que agua salgada so a partir de 200L para cima(experiencia propria) rapidamente vez que o espaçoe curtoe nao te da magem para erros,para o tipo de fauna que queres muito menos pois o mandarim por norma requer 40 a 50 kg de rocha maturada ja com 6 a 1 ano no aquario,os cirugioes sao peixes que crescem arte aos 20 a 30 cms dependendo das especies , 50 l de agua dara no maximo para 2 oceallaris e ja e puxado ,teras sim uma aquario para corais so isso nada mais .quanto ao ciclo no minimo 2 meses para completar o ciclo nada de pressas,quanto ao escumador podes aptar por um de pedra difusora que e o sufeciente para esta litragem, e um ultimo conselho na agua salgada nao se poupa gasta-se para as coisas funcionarem. um abraço boas Nuno, obrigado pela opinião. na realidade escrevi uma frase com duas interpretanções possíveis no meu post inicial, onde escrevo a seguir a lista de espécies queria na realidade ter escrito "gostaria de albergar 2 ou 3 peixes de algumas destas espécies" portanto essa hipótese dos 2 oceallaris estou a considerar Boas,Artur, da aqui uma olhada. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=64806 Abraco, Paulo boas Paulo, esse tópico foi um dos que li ontem e esse teu nanoreef aliás foi uma das inspirações para esta decisão de avançar para os salgados, pois a dimensão dos nossos aquários é precisamente semelhante. então já agora aproveito para perguntar directamente, esse escumador Air Lift 60 onde poderei adquirir a um bom preço? será fácil de adquirir em segunda mão? em termos de calha de iluminação, estou a pensar numa T5 com um total de 50W, ainda não sei se existem em 2x25 ou se terei de usar 4x15. dicas de onde comprar uma calha assim tb seriam bemvindas. as lâmpadas poderão ter todas de 10000K? uma actínica é necessária? o substracto e bombas de circulação em princípio serão os acessórios mais fáceis de encontrar pois já vi em várias lojas... mas talvez comprar umas bombas em segunda mão... não sei... vou investigar os preços... já agora, aqueles "assobios" acoplados às bombas de circulação, qual é a vantagem? onde os poderei arranjar? a rocha morta/viva e corais conheço umas duas ou três lojas, mas como li que este material é bastante caro estava a considerar comprar a outro nanoreef owner a melhor preço e em quantidades menores (aos poucos) até perfazer o total recomendado em relação à água, em princípio não irei ter aparelho de osmose inversa, pelo que tenho acesso a água doce da rede, a água destilada e também a água do mar (moro perto da praia de Matosinhos, mas como sei que está bastante degradada com a poluição, poderia deslocar-me a outras praias a norte ou a sul, por exemplo uma com bandeira azul em Gaia) outra cena... o meu aqua é daqueles de kit (rekord60) e tem uma coluna em plástico na lateral direita ao fundo... para o salgado será boa ideia livrar-me dela ou terá algum interesse manter? Editado Novembro 23, 2007 por arty77 Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Pedro Conceição Publicado: Novembro 23, 2007 Publicado: Novembro 23, 2007 Boas! O Nuno tem a sua razão, se poderes montar um maior seria bom, mas também podes ter esse! sobre os peixes, colocares 2 palhaços era já o limite, pois eles crescem e é pouco espaço! Citar MEGA ARQUIVO
octopus Publicado: Novembro 24, 2007 Publicado: Novembro 24, 2007 Boas, Artur, o escumador, encontras por vezes no Forum em segunda mao por cerca de 30, 35 euros. Em opcao, tens o Aquamedic Miniflotor. E um escumador muito identico e o preco anda pelos mesmos parametros. A respeito da iluminacao, podes sempre optar pelo mesmo sistema que tenho no " Aproveitamento de Excedentes " Como podes ver, tem uma actinica de 18 W. A lampada actinica, e sempre uma mais valia, tanto pelo espectro que tem, como pelo efeito visual. já agora, aqueles "assobios" acoplados às bombas Assobios ???? Essa nao percebi. em relação à água, em princípio não irei ter aparelho de osmose inversa, pelo que tenho acesso a água doce da rede, a água destilada e também a água do mar (moro perto da praia de Matosinhos, mas como sei que está bastante degradada com a poluição, poderia deslocar-me a outras praias a norte ou a sul, por exemplo uma com bandeira azul em Gaia) Em relacao a agua, agua da rede, tens que ter muito cuidado. Sao poucas a s zonas do pais, em que a agua de rede e minimamente adequada aos reefs. Agua destilada, esquece. Em 99 % dos casos, a agua e destilada em serpentina de cobre. Logo, altamente impropria para aquarios. Quanto a coluna do teu kit, nao precisas para nada. Se puderes tirar, tira. A filtragem, e apenas feita pela rocha viva e pelo escumador, ajudada, em grande parte, pelas Tpas. Mais alguma duvida, pergunta. E para isso que todos estamos aqui. Abraco, Paulo Citar
arty77 Publicado: Novembro 25, 2007 Autor Publicado: Novembro 25, 2007 Boas,Artur, o escumador, encontras por vezes no Forum em segunda mao por cerca de 30, 35 euros. Em opcao, tens o Aquamedic Miniflotor. E um escumador muito identico e o preco anda pelos mesmos parametros. A respeito da iluminacao, podes sempre optar pelo mesmo sistema que tenho no " Aproveitamento de Excedentes " Como podes ver, tem uma actinica de 18 W. A lampada actinica, e sempre uma mais valia, tanto pelo espectro que tem, como pelo efeito visual. Assobios ???? Essa nao percebi. Em relacao a agua, agua da rede, tens que ter muito cuidado. Sao poucas a s zonas do pais, em que a agua de rede e minimamente adequada aos reefs. Agua destilada, esquece. Em 99 % dos casos, a agua e destilada em serpentina de cobre. Logo, altamente impropria para aquarios. Quanto a coluna do teu kit, nao precisas para nada. Se puderes tirar, tira. A filtragem, e apenas feita pela rocha viva e pelo escumador, ajudada, em grande parte, pelas Tpas. Mais alguma duvida, pergunta. E para isso que todos estamos aqui. Abraco, Paulo Boas Paulo, óptimas dicas. Uma dúvida, tanto o Berlin Air Lift 60 como o Aquamedic Miniflotor serão muito ruidosos? Em princípio irei ter apenas corais moles pelo que a iluminação necessária seria de 1W por litro certo? para corais duros qual seria a relação ideal? 1.5W/l? Ah, os assobios referia-me ao que aparecem nesta foto, na saída de cada uma das bombas de circulação de água... Ok, vou ver isso da água. Numa reputada loja de Matosinhos pareceu-me terem falado que usam água da companhia sem problema. Uma vez que moro numa zona próxima será de características semelhantes. mas pelo melhor, vou confirmar. Então a uns dúvidas pendentes e urgentes que tenho tido, para fazer o arranque do nanoreef e dar início ao ciclo... - primeiro dia: lavagem geral do aqua, colocação de areão de coral fino, camada de cerca de 3cm; encher o aqua com água doce da companhia; instalar o termostato e colocar a temp a 27ºC; adicionar sal marinho e com densimentro ajustar a densimetria para um valor aceitável, tipo 1.024; ligar a iluminação actual (1 x T8 de 15W de 6500K) - segundo dia: medir os valores de pH, kH, NH, NO2, NO3, P, entre outros - terceiro dia: se tudo estiver correcto, comprar um ou dois kilos de rocha viva e montar; instalar escumador air lift 60 ou semelhante - primeiras três semanas: comprar progressivamente kilos de rocha viva e adicionar/montar - primeiro mês: adicionar equipa de limpeza (uns eremitas, caracóis/búzios, camarões); upgrade do sistema de iluminação para uma calha 60cm com T5 2x25W 10000K + Actínica/10000K, ou em alternativa, uma Lifetech PLL 2x36W 10000K - mês e uma semana: inserir alguns corais moles - mês e meio: inserir um peixe-palhaço (occealaris) estará correcto este procedimento? críticas/sugestões? Abraços, Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
João Branquinho Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 encher o aqua com água doce da companhia Artur, À partida este é o grande problema que encontro no teu setup e que me faz recear pelo teu projecto... Arrancares logo com o aquário com água da rede, acho que é um risco demasiado grande e a evitar a todo o custo. Mesmo que não tenhas aparelho de osmose, peço-te que consideres a possibilidade de pedir a alguém que te dê uns litros de água de osmose, ou então a comprar numa qualquer loja que frequentes, pois desde que tenham água salgada devem ter por lá um sistema de osmose inversa. Juntamente com a água da rede, vem muita, mas mesmo muita coisa... e tu não vais querer ver tudo isso no teu aquário, logo no início... Eu por vezes uso água da rede na reposição quando não tenho água de osmose disponível, e acredita que pelo menos na minha zona, isso paga-se caro com algas a surgirem passado poucas semanas e algumas alterações na química da água, se bem que muito ligeiras... Começares o aquário logo com água da rede, parece-me que não é a melhor forma, e ainda por cima num nano, onde é muito mais difícil controlar o aquário, ao contrário de um aquário de centenas de litros... Fica a minha opinião. Boa sorte nos salgados Citar ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
slcartaxo Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 pode tb usar aguas do mar envise de osmose...nao? Citar
João Branquinho Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 Pode-se, e na minha opinião, deve-se usar água do mar, desde que seja colectada de uma zona onde a água seja boa para o efeito. Infelizmente na zona norte do país, não conheço locais que possa recomendar. Mas precisas sempre de osmose para acertar com a densidade adequada... É claro que se pode substituir por água da rede...mas não é a mesma coisa... Citar ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
arty77 Publicado: Novembro 28, 2007 Autor Publicado: Novembro 28, 2007 João: a semana passada passei na Sohal em Matosinhos e disseram-me que se usa água da rede, pelo que presumo que aqui na zona seja de boa qualidade; de qualquer forma, uso sempre um acondicionador da Sera para água doce que elimina o cloro e anula os metais pesados; não tenho a certeza se este servirá, pois entretanto descobri que existe um outro produto Marintan que faz o mesmo e é para água salgada; às tantas vou ver se arranjo isso quanto antes slcartaxo e João: de facto uma solução seria usar água do mar, de qualquer forma neste momento torna-se pouco prático para mim. ouvi falar que aqui na zona o pessoal recolhe água salgada em Espinho, que lá tem boa qualidade. Entretanto, decidi começar a preparar a montagem do novo nano e criei um tópico respectivo... Recife54 Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Recommended Posts