Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal. Eu nao tenho quase nenhum conhecimento especifico sobre agua salgada em aquario mas vim aqui em nome de um projecto escolar.

Já decidido com preços e tudo o aquario ficará com 500L ( 2/0.5/0.5, em metros). Até ai tudo bem ...mas isto requer 100Kg de Rocha viva pelo que eu tenho lido por aqui. Gostava de saber:

- Como colonizar a rocha morta? ( com algum produto, etc)

- O tempo de espera até começar a ciclar ( e já agora o tempo do ciclo ate introduçao dos peixes) de acordo com estas dimensoes.

- Que tipo de rocha deverá ser colonizada e onde arranjar.

- E, finalmente, a rocha pode ser introduzida logo aseguir de encher o aqua e começar a colonizar?

Bem depois disto tudo, era mesmo uma grande ajuda se me podessem responder =)

O objectivo era não gastar mesmo dinheiro em Rocha viva mas opiniões sao bem vindas !

Obrigado, Cumps

Publicado:

Boas Nuno

Vou comecar a responder seguido os teus pontos

-A rocha morta so se vai colonizar bem se estiver num aquario com rocha viva para gastares pouco com referiste o melhor era 50% de morta e 50% de viva.

- Assim que introduzires rocha viva o ciclo começa e pode demorar de 1mês ate 3 meses so no final desse ciclo deves introduzir alguns peixes

-Se for viva ou morta tenta sempre da melhor qualidade aqui nao tentes poupar (quem poupa aqui esta errado)

- Pode e deve ser logo colocada

penso que e sempre bom alertar pois não vi nada que o referisse mas antes do que acabei de te responder tens de ter uns equipamentos que são fundamentais para um aquario ex. escumador, calha de luz, bombas de circulação

Publicado:

Boas, obrigado pela resposta. Mas o que realmente gostava de saber era se dá para colonizar rocha morta e torna la viva sem ter rocha viva no aqua. Isto é se ha alguma produto a venda ou assim.

Cumps

Publicado:
Boas, obrigado pela resposta. Mas o que realmente gostava de saber era se dá para colonizar rocha morta e torna la viva sem ter rocha viva no aqua. Isto é se ha alguma produto a venda ou assim.

Cumps

Que eu saiba não existe produto que possa fazer isso

Publicado:

Cumps

Não há e mesmo que houvesse, sendo algo completamente anti-natura, não recomendaria que fosse utilizado... a pressa é inimiga da perfeição :grab:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Publicado:

Isso seria o mesmo que esperar que um pedaço de deserto se transformasse num ano num roseiral :grab:

Não é com "algum produto" que vais arranjar os milhares de bichinhos que vêm com a rocha viva... Claro que podes comprar 1Kg de rocha viva de muito boa qualidade e esperar que colonize 50Kg de rocha morta... Vais ter é que esperar uns anitos.

Se tiveres 20Kg de rocha viva e 20 de rocha morta daqui a um ano já deve estar colonizada. E se tivers 50Kg de rocha viva e meteres 10 de rocha morta fica colonizada ao fim de 2 ou 3 meses... Só tens de decidir quanto tempo queres esperar :(

Eu devo ter cerca de 70Kg de viva e uns 50Kg de morta. Ao fim de quase 1 ano é que noto que a morta está cheia de bichinhos e com bastante coralina, mas demorou.... Eu fazia um esforço para meter pelo menos metade de rocha viva.. Se achas muito cara nas lojas (16 a 20€ / Kg) tenta comprar em 2ª mão a alguem num forum. Mesmo pagando a viagem para a ir buscar fica muito mais barata, e consegue-se por vezes rocha melhor que a das lojas, porque já vem com polipos de alguns coraizitos.

Já agora, não é pior comprar de varios sitios diferentes em vez de comprar tudo no mesmo sitio, porque a fauna tende a ser bastante variada de sitio para sitio. Eu fui comprando em 6 ou 7 sitios diferentes, sendo a maior parte em 2ª mão e valeu bem a pena. No inicio tinha mais rocha morta, mas fui substituindo por rocha viva e passando a morta para a sump.

Boa sorte com o reef...

Publicado:
Já decidido com preços e tudo o aquario ficará com 500L ( 2/0.5/0.5, em metros).
De certeza que pensaram bem nestas medidas? A meu ver isso vai parecer um caixão, 200*50*50 ;) , no minimo recomendava que fosse feito com 200*60*60 ou 200*60*70. 50cm de profundidade é muito pouco, não dá profundidade para se fazer em condições um layout a 3D, bem como a altura, empilhadas 3 rochas e estão esgotados esses 50cm ;) , é só a minha opinião...

Quanto à rocha já te disseram tudo.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

• 10 meses depois...
Publicado:

boa tarde .gostaria de saber como comprar rocha viva aqui no fórun,a quem posso comprar,e o preço por quilo.porque nas lojas o mais barato que consegui foi 16 euros .tenho um aquario de 1,80 por 60 por 70. e so tenho + ou - 30 kilos de rocha viva.ja agora andam aparecer um caracois esverdiados e acastanhados no aquario que so aparecem a noite sera que faz mal?tenho que tiralos?

Publicado:

Vai vendo na parte das ofertas que vão aparecendo de veze em quando membros a vender rocha.

Os caracois não devem ser nocivos, ate devem se alimentar de algas e restos. Deixa estar!

abraço