nano para montar..


slcartaxo

Recommended Posts

aquai vai o meu 1çºaqua de salgados, ja a algum tempo anda a ver e estou decidio em montar um agora quando terminar o natal...

aqui esta alguma ideas que eu tenho e o aqua que eu tenho:

 

 

aqua: 100x50x50 (não o quero furar)

substrato: 10 lts de aragonite

rv: cerca de 7kg ( o e muito) e 3 kg RM

iluminação: calha lifetech 2x36w pc ?

escumador: deltec mce600 or outro ?

ciculação: ????

Maxijet?????

aquecimento: termoestato aquatic nature mp 100w

o que me falta?

 

quanto tempo tenho que esperar para por a equipa de limpizas.

(Turbos, nassarios, cerites, ermitas, camaroes, etc..)e quantos?

 

a agua, como vou a nazare e outra prias nessa zona 15 em 15 dias podeia usar essa agua o nao serve?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqua: 100x50x50 (não o quero furar) - medida muito boa para primeiro salgado

substrato: 10 lts de aragonite - muito pouco... conta aí com 20 a 30 lts de aragonite, se quiseres fazer uma DSB conta praí no mínimo com 50 lts

rv: cerca de 7kg ( o e muito) e 3 kg RM - salvo erro fala-se em cerca de 20%, no teu caso, 50 Kg de rocha no total

iluminação: calha lifetech 2x36w pc ? - 72W para 250 lts? é muito pouco, dependendo do que queres fazer do aquário (corais moles, duros, com ou sem peixes) o ideal é, no mínimo, 1W por litro. Poderão ser PC's, mas o ideal seria T5's, ou HQI's ou uma combinação entre estas duas.

escumador: deltec mce600 or outro ? - não conheço o escumador em questão, portanto não te poderei ajudar aqui... vamos esperar que alguém se pronuncie

ciculação: ???? - entre 20 a 40 vezes o volume do aquário, ou seja, entre 5000 a 10000 lt/h de circulação total

Maxijet?????

aquecimento: termoestato aquatic nature mp 100w - é pouco, arranja mais um de 150 ou 200 e coloca um de cada lado do aquário

o que me falta? - muita paciência, muita vontade de investigar e ler, nenhuma vergonha de perguntar, e alguns €€€ no bolso também convém (tenho vindo a constatar esse facto muito importante).

 

quanto tempo tenho que esperar para por a equipa de limpizas.

(Turbos, nassarios, cerites, ermitas, camaroes, etc..)e quantos? - primeiro toca de montar e ter esse aquário cheio de água a ciclar, depois poderemos falar nesse aspecto

 

a agua, como vou a nazare e outra prias nessa zona 15 em 15 dias podeia usar essa agua o nao serve? - sinceramente não sei... convém procurares outros "maluquinhos" dos salgados que sejam dessa zona para te aconselharem o melhor possível

 

 

Vamos lá ver se não dei muitos erros, se o fiz, peço-te desculpa, foi na tentativa de ajudar, mas certamente irás ter muitas mais opiniões e conselhos, o que é sempre muito bom para se discutir o melhor para cada um. :arrow:

 

Abraço e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que nesse aqua também te vai fazer falta uma coluna seca e uma sump. A sump é muito útil, pois vai-te aumentar a litragem do aqua, vais poder colocar lá todo o equipamento necessário e permite-te fazeres aí (na sump) a aspiração, poupando-te muito trabalho. Mas claro, para isto tens de fazer os furos.

 

Quanto á iluminação, T5 servem, mas é preferível investires em HQI. Neste aspecto aconselho-te a esperares pela opinião dos "profissionais da luz".

 

Para teres uma ideia mais realista dos custos iniciais num salgado, podes consultar este site (é um dos patrocinadores do fórum):

http://www.seahorseshop.com/store/index.php.

 

Tens de fazer, antes de mais nada, o planeamento do teu futuro aqua, para que quando começares a sua execução tudo o que idealizaste dê certo. Assim evitas gastos desnecessários.

 

Abraço.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vamos lá acrescentar mais algo ao que o zaad disse:

 

Não concordo com o não furar o aqua! É sempre bom ter uma sump, que ajuda a esconder a maioria dos equipamentos e a aumentar a litrgem do aqua!

 

Sobre a Rocha, é mesmo 20%. Podes colocar, 15% RV e 5% RM, que faz os 20%

 

Sobre a iluminação eu escolhia idealmente as HQI, mas se não puder ser que seja T5....PCs não gosto, por experiência própria!

 

Esse escumador deve chegar bem para o teu aqua, mas se optares por colocar a sump podes arranjar um escumador melhor! Algumas pessoas queixam-se do ruido que esse produz!

 

Referente às bombas, deves ter uma boa escolha! Existem algumas bombas que são baratas mas têm um consumo superior que outras mais caras! Tens de pensar que um aqua gasta alguma electricidade e por vezes mais vale gastar mais um pouco no inicio para depois, em 6 meses (mais ou menos tempo) recuperamos o dinheiro gasto a mais com a compra desses equipamentos mais caros através da poupança na electricidade! Talvez as nanostream da Tunze ou as Koralia. São bombas pequenas e de baixo consumo!

 

Sobre o local de apanha de água, devemos ter atenção! Deve ser num local o mais selvagem possivel, longe de portos de barcos, foz de rios...locais de poluição! Nessa zona não conheço nada, por isso nada mais tenho a dizer!

 

Mais dúvidas? Coloca-as aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[ola amigos,,

permeiro obj pela, dicas...

enato vamos a isto.. o meu objectivo e formar neste momento um aqua so de peixes e nao um reef.. entao foi por isso que falaei da calha.

 

segundo.. sendo assim, como nao tenho pressa, posso por por exemplo 10 kg de roch viva, e o resto de rocha morta? e espera que essa rocha morta se conaliz..

 

e 3 nao quero furar o aqua porque nunca se sabe ,, e eu tb nao sai furu o aqua ,, se for fazer isso aind atenha que comprar 1 novo banana rock))

 

estava a pensar faser o lay out da seguint forma..

e mundadno um poco a calha entao..

 

http://picasaweb.google.com/macussa22/ExemploDoSetup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive hoje numa loja a hora do almoço e foi isto que ve..

 

Boyu 250 watts. = 20.80e€

 

Boyu escumador "DG-2520 = 89.64 €

 

bompa de circulaçao: aquatec 70 = 42.00€/cada) estava do ideas de 2

 

areia de coral = 1.70 kg

 

Rocha viva nao tenha e morta tb nao.

 

agora falta uma bomba de teruno ? qual?

 

o que acham...?

tra que modar mais alguma coisa?....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.