Recommended Posts

Publicado

Broas,

Estou neste momento a montar um aquário de ciclideos africanos ( Tanganika) e gostava de ouvir algumas opiniões no que diz respeito á areia...

Tou a pensar em colocar areia de coral,daquela com os grãos mais grossos :shock:

Que dizem???

Use The Force!!!

Publicado:

Boas,

Eu no meu coloquei areia de praia fininha...... ficou um espectáculo!!!!

Aliás o mais + parecido com o fundo do mm lago.

B.R.

Publicado:
Eu no meu coloquei areia de praia fininha...... ficou um espectáculo!!!!  

Aliás o mais + parecido com o fundo do mm lago.

A areia da praia em aquarios de agua doce não é prejudicial para os peixes? Não altera Phs nem khs?

:)

Pic_652_1.jpg
Publicado:

:): Normalmente a areia da praia sobe o PH,mas como são ciclideos td bem...

As areias finas são mt mais trabalhosas para a limpeza,por isso preferia uma mais grossinha :)

Use The Force!!!

Publicado:

Boas,

Vê-se, com alguma frequência, o pessoal a dizer que a areia da praia faz subir o pH!!

Não me parece que seja assim tão certo, senão, vejamos...

1 - Se utilizarmos areia da praia, daquela fininha, quase de certeza que ela não irá alterar o pH. Trata-se de areia siliciosa, em que o seu principal componente é a sílica que é um material inerte e, por isso, não irá afectar o pH.

2 - Se utilizarmos daquela areia grossa, que se encontra junto da rebentação, aí sim, acredito que afecte o pH, pois esta areia é composta, essencialmente, por restos de conhas que, por serem calcáreas não só afectarão o pH como também a dureza da água!!

Posso-vos afirmar isto, porque estou a pensar montar um aquário de Tanganika e tenho feito algumas experiências.

Tenho neste momento dois vasos com 5 litros de água, em que cada um deles tem -+ 1 kg de areia (um de arei fininha - vaso 1; e outro de areia grossa (conchas) - vaso 2).

Observações:

Água da Torneira: pH 7 KH 4

3º Dia

Vaso 1: pH 7,2 KH 5

Vaso 2: pH 7,5 KH 7

6º Dia

Vaso 1: pH 7,2 KH 6

Vaso 2: pH 7,8 KH 8

10º Dia (hoje):

Vaso 1: pH 7,2 KH 6

Vaso 2: pH 8,0 KH 10

Quero ver como continua a evolução!

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

Broas,

O que estás a fazer é sem duvida um estudo mt pertinente,so espero ke não continue a subir senão vais ter ao ph 10 :)

Agora sem brincar,mal possas diz-me então passado qts dias estabilizou,tanto o ph dos 2 vasos como a duereza dos mesmos.

Abraço e obrigado

Use The Force!!!

Publicado:

parabems pela experiencia.

ja agora experimenta depois dos valores da agua estabilizarem, trocar a agua e voltr a fazer a mesma experiencia.

Publicado:

Boas,

Como o intrust disse, a areia da praia não afecta significativamente o ph da água do aquário, eu tenho areia da paraia em todos os meus aquários e não noto diferença nenhuma. Quanto às conchas sim...vão principalmente subir os valores do kh, o que é optimo para o tamponamento da água, e como consequência o valor do ph também sobe, no entanto este irá estabilizar nos 8.2, pelo menos costuma ser.

Já agora, intrust a água que tens nos vazos, tem alguma movimentação ou está estagnada. Se for o caso, penso que não servirá de nada, porque passado algum tempo a água altera as suas propriedades quimicas mesmo sem nenhum produto que as altere.

O mesmo acontece com a aeração da água, se a aumentarmos no akua iremos ter um ph mais elevado.

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas pessoal,

Desculpem só aparecer hoje, mas tem sido um pouco complicado.

Hoje é o 20 º dia da experiência e depois do último post só medi os parâmetros mais duas vezes no dia 14 e hoje, dia 20!!

Resultados:

14º Dia

Vaso 1: pH 7,4 KH 6

Vaso 2: pH 8,2 KH 10

20º Dia

Vaso 1: pH 7,4 KH 7

Vaso 2: pH 8,2 KH 10

Parece que estão estabilizados ao fim de duas semanas. Os vasos estão com arejamento com bomba de ar e estão dentro de um balde com aquecedor a 26ºC.

Conslusões em 20 dias

Areia Praia Fina

Aumento de pH 0.4

Aumento de KH 3

Areia Grossa (conchas)

Aumento pH 1,2

Aumento KH 6

Mudei hoje, metade da água em cada vaso.

Logo que possa dou o seguimento dos resultados.

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Boas

a melhor areia é a aragamax pois é fina e mantem o ph sempre estável.

Abraço

panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado:

Ora bem,

Passados 6 dias das mudas de água, os parâmetros da água de cada um dos vasos, voltaram ao que eram antes da mudança.

No dia da mudança de água, quer o pH, quer o KH de cada um dos vasos baixaram (não sei para que valores pois não registei logo na hora :) ), mas estão outra vez estabilizados.

Pois Panguiau, tu tens razão, o problema é o custo e a (não)facilidade com que se encontra o Aragamax.

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Boas,

Não me parece que seja dos químicos da água. Na verdade, quando re-instalei o aquário que tenho neste momento (ou pelo menos o seu antecessor) tive o cuidado de encher o aquário com água sem mais nada e verificar como se comportava a água e a evolução que vi na altura foi muito semelhante àquela que verifico no vaso que tem areia da fininha.

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão