sologt Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Pessoal quem quizer saber o que o aquario gasta , dem uma vista de olhos no simulador da EDP, http://www.servicos.edp.pt/download/flash/simul_global.html, Alguns exemplos: Eu tenho um filtro 15w a trabalhar 24h, gasta mensalmente 10.8 KWH Custo tarifário simples 1,29 €, com o tarifário bi-horário gasta 1,11 € mensamente A luz tenho duas t5 48W, a funcionar 8 horas mensalmente 11.52 KWH Custo tarifário simples 1,38 €, com o tarifário bi-horário gasta 1,18 € mensamente O meu aquario gasto um total de 2,29 € por mês em luz, quem tem problemas com Maria por causa dos consumos e a mulher diz que é por causa do aquario mostre-lhe a simulação no site da EDP, e quanto o consumo é Insignificante comparado com outros vicios como o tabaco, etc... Mas quem tiver um aquário com duas ou três HQi de 150W 10 horas por dia já o valor sobe um bocadinho. Agora experimentem o simulador, penso que não deve fugir muito à realidade, escolham um aparelho qualquer e metam a potência em W do vosso filtro, bomba, luz etc.. e as horas de funcionamento de cada um. Boa Sorte e cumprimentos a todos voçês. Citar
Recommended Posts