maine_irving Publicado Novembro 19, 2007 Publicado Novembro 19, 2007 (editado) Esses são os bettas do meu namorado.... vamos ao relato! Possuo 2 aquários com bettas macho. Há 3 semanas, apareceu em um deles um machucado nas costas. Ele parou de comer e em 2 dias faleceu. Tentei tratá-lo com um fungicida, mas nada ocorreu. Faz mais ou menos 2 semanas, o outro começou a ter problemas nas pontas das barbatanas. Elas estavam corroídas. Só citei o primeiro, por desencargo de consciência, já que nenhum dos sintomas bate. Usei o Bacter(bactericida) e o Aqualife(fungicida) da Labcon(não sei se existe em portugal, mas...) pelo período recomendado de 5 dias e houve melhora ao longo do tempo... Mesmo estando melhor, continuei aplicando um fungicida de outra marca. Apos 3 ou 4 dias do termino do tratamento com o bactericida, começou a aparecer sintomas na pontinha da barbatana frontal e hoje estava aparecendo em todas as barbatanas, menos nas nadadeiras... O corpo dele está normal... sem manchas, inchaços ou qualquer outro distúrbio aparente... Está se alimentando normalmente... Possue um aparente cansaço mas não sei se é por sono mesmo ou em função da doença, pois as vezes ele começa a nadar normalmente... A única coisa estranha e o fato das pontas da cauda e das barbatanas dorsal e peitoral estarem se desfazendo e com vermelhidão no limite entre a parte boa e ruim... Desde que isso começou(há 2 semanas), passei a limpar de 5 em 5 dias... antes limpava uma vez a cada 7 dias . O aqua possue 6,5 litros, com aquecedores que os mantem em 27°, 28° e é adornado com plantas artificiais. Alguem sabe o que pode ser? Recomeço o tratamento e prolongo-o? O que fazer? OBrigada Ps: apesar de dizerem o contrario aqui no Brasil, esse segundo fungicida não me parece muito bom, já que em nada ajudou o 1º peixe, e o 2º continuou com a doença. Alem disso, o meu peixe tambem foi tratado com ele, e não obteve resultados. ANTES DEPOIS Não dá para ver muito bem, mas dá para ter uma noção. Editado Novembro 21, 2007 por maine_irving
Martinho Brazão Publicado: Novembro 21, 2007 Publicado: Novembro 21, 2007 Olá. Esta visto que é um fungo qualquer que esta a desfazer as barbatanas do betta, mas pelo que estas a descrever em relação ao procedimento que estas a seguir não vejo motivo aparente por tal acontecer. O único motivo possível no meu parecer, que esteja na origem do problema poderá estar relacionado com o estado da agua anterior ao tratamento, em relação aos produtos é bastante difícil de dar uma opinião já que não os conheço, mas de certo que no Brasil vais conseguir “azul de metileno” que também é um bom desinfectante e utilizando duas gotas para cada 5Lt de agua dia sim dia não três vezes e nos dias que não coloques o azul de metileno fazes um TPA de 50%, veras que consegues acabar com o fungo existente. Da noticias. Martinho. Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow
maine_irving Publicado: Novembro 22, 2007 Autor Publicado: Novembro 22, 2007 Olá. Esta visto que é um fungo qualquer que esta a desfazer as barbatanas do betta, mas pelo que estas a descrever em relação ao procedimento que estas a seguir não vejo motivo aparente por tal acontecer. O único motivo possível no meu parecer, que esteja na origem do problema poderá estar relacionado com o estado da agua anterior ao tratamento, em relação aos produtos é bastante difícil de dar uma opinião já que não os conheço, mas de certo que no Brasil vais conseguir “azul de metileno” que também é um bom desinfectante e utilizando duas gotas para cada 5Lt de agua dia sim dia não três vezes e nos dias que não coloques o azul de metileno fazes um TPA de 50%, veras que consegues acabar com o fungo existente. Da noticias. Martinho. Obrigada Martinho. Vou recomeçar o tratamento com o bactericida e fungicida que tem Azul de Metileno. Tenho um parasiticida que tem tambem ,mas acho melhor o outro, ja que você disse que é um fungo. Espero que melhore^^ Mais uma vez, obrigada Flavia
Martinho Brazão Publicado: Novembro 22, 2007 Publicado: Novembro 22, 2007 (editado) Haaa, "Flavia" assim já fica muito melhor tratar as pessoas pelo nome sim senhora Compr. Martinho. Editado Novembro 22, 2007 por Martinho Brazão Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow
Sérgio Costa Publicado: Novembro 22, 2007 Publicado: Novembro 22, 2007 Só uma coisa... não me parece que seja um fungo que esteja a corroer as barbatanas desse modo... a zona de ferida, por estar a vermelho, parece ser obra de um vírus. Se assim for, a única maneira de travar isso é cortando a parte afectada com uma tesoura esterilizada (passando um pano embebido em álcool nas lâminas basta). Mas uma vez, saliento que posso estar enganado... Cumprimentos e boa sorte.
maine_irving Publicado: Novembro 23, 2007 Autor Publicado: Novembro 23, 2007 (editado) Haaa, "Flavia" assim já fica muito melhor tratar as pessoas pelo nome sim senhora Compr. Martinho. Hehehe^^ Mais uma vez,Obrigada Martinho^^ ------------------------------------ Só uma coisa... não me parece que seja um fungo que esteja a corroer as barbatanas desse modo... a zona de ferida, por estar a vermelho, parece ser obra de um vírus. Se assim for, a única maneira de travar isso é cortando a parte afectada com uma tesoura esterilizada (passando um pano embebido em álcool nas lâminas basta). Mas uma vez, saliento que posso estar enganado... ------------------------------------- Espero que não seja um virus... Deus me livre ter que cortar a barbatana do peixe >.< Mas se não tiver jeito.... Obrigada Sérgio^^ Posso pedir um favorzinho?? Será que vocês podem dar uma passadinha no meu outro tópico? Betta com nadadeiras coladas Obrigada^^ Flavia Editado Novembro 23, 2007 por maine_irving
Recommended Posts