Discus doentes


Typhon

Recommended Posts

Olá a todos, já estive a ler alguns artigos sobre doenças em discus, mas como a experiência é pouca ou nenhuma, eu gostaria que alguêm me ajudasse a tentar entender e possivelmente resolver o "problema" que os meus discus possam ter.

Ontem adquiri 2 marlboro red, os quais após um período normal de acondicionamento foram colocados no aqua comunitário de discus, onde já estavam 3 com mais ou menos 2 meses de permanência e sem quaisquer problemas. O que aconteceu foi que no espaço de 24h, estes 2 discus mais recentes começaram a esconder-se e aparaceu-lhes umas linhas brancas ao longo do corpo que parecem pele a soltar-se e também andam com as barbatanas fechadas e um pouco danificadas.

Até ao momento o que fiz foi subir-lhe a temperatura para os 32º comecei-lhe a fazer o tratamento com Hexamita. Estarei a proceder correctaminte, fico a aguardar qualquer tipo de ajuda!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não serei o mais entendido na matéria, mas eu no teu lugar fazia-lhe um tratamento com Tremazol e esperava pelo resultado, como já começas-te com Hexamita, então aconselho a esperares e ver que resultado deu. Não esquecendo que muito medicamento é pior que a doença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola realmente erraste no medicamento...a mim parece-me mesmo sem saber os valores da agua que possivelmente poderá ter havido ou um choque termico ou um choque de PH...qualquer uma delas nao é tratavel com Hexamita pois esse medicamento utiliza-se para parasitas internos...para ja aconselho um aumento da temperatura gradual e ainda quando terminares essa medicação que convem terminares...so depois poderas fazer outra medicação ...atençao nao deves medicar os peixes sem diagnoticar a doença convenientemente...

se tiveres outro aquario coloca-os la para um tratamento mais eficaz...e sem prejudicar os outros discus...

para parasitas externos tens varios medicamentos um deles muito bom exa2000

atençao quando comprares peixes convem perguntares ao vendedor que parametros tem a agua em que tao os peixes...abraços e boa sorte ...

 

P.s- coloca os parametros da agua para que te possam ajudar melhor...abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Jonas disse tudo.

 

Observa bem os teus Discus e tenta detectar qual o problema (sei que não é fácil... cabecadura )

 

Se tiverem um ou ambos os opérculos fechados, provavelmente terão parasitas das guelras... muda-os pra um aquário hospital MUITO BEM oxigenado e aplica tremazol.

 

Caso não sejam estes os sintomas, e pelo que descreves poderá ser uma infecção bacteriana, aí aplicas o Esha 2000... excelente para o efeito.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola realmente erraste no medicamento...a mim parece-me mesmo sem saber os valores da agua que possivelmente poderá ter havido ou um choque termico ou um choque de PH...qualquer uma delas nao é tratavel com Hexamita pois esse medicamento utiliza-se para parasitas internos...para ja aconselho um aumento da temperatura gradual e ainda quando terminares essa medicação que convem terminares...so depois poderas fazer outra medicação ...atençao nao deves medicar os peixes sem diagnoticar a doença convenientemente...

se tiveres outro aquario coloca-os la para um tratamento mais eficaz...e sem prejudicar os outros discus...

para parasitas externos tens varios medicamentos um deles muito bom exa2000

atençao quando comprares peixes convem perguntares ao vendedor que parametros tem a agua em que tao os peixes...abraços e boa sorte ...

 

P.s- coloca os parametros da agua para que te possam ajudar melhor...abraço

 

Tal como disse no príncipio, só estou a começar agora, e como é "normal" começamos sempre da pior maneira, ou seja, primeiro compramos os peixes e depois tentamos perceber o minímo possível para os conseguir manter!!!!

Eu até estava a ficar entusiasmado, pois os primeiros 3 discus que comprei, não tiveram absolutamente problema nenhum, muito pelo contrário, cresceram de uma forma fantástica. O que me levou a pensar, que tinha as condições ideais para manter discus.

Nesse sentido resolvi comprar estes 2 marlboro red, pois sempre gostei muito desta estirpe. Foram adquiridos exactamente na mesma loja dos outros e todos os procedimentos de transição foram semelhantes.

Eu queria colocar uma foto dos peixes para melhor perceberem o que se passa com eles, mas como isso me é impossível, vou fazer uma descrição um pouco mais pormenorizada.

 

Foram colocados no aqua, na sexta-feira pelas 22h00, até sábado pelas 18h00 não notei qualquer tipo de problema e tiveram um comportamente extremamente normal, até estranhei o facto de se terem juntado ao restante cardume tão depressa isto apesar de serem um pouco menores ( 1,5 cm ).

No sábado pelas 24h já notei algo estranho pois abandonaram os outros e passaram a esconder-se permanecendo quase imóveis com as barbatanas junto ao corpo.

No domingo estavam no mesmo sítio, mas com as seguintes alterações:

- Riscas ao longo do corpo, parecia pele a soltar-se;

- olhos baços, esbranquiçados;

- substância viscosa ( transparente com umas partes brancas ) a sair-lhes pelas guelras;

- barbatanas danificadas;

- respiração muito acelarada;

- começaram a deitar-se de lado no fundo do aquário;

 

Os parâmetros da água são os seguintes:

 

temp - 31º

ph - 5

GH -2

 

Neste momento e como pouco percebo disto, são os únicos parâmetros que controlo, mas partindo do princípio, que os restantes discus se encontram em excelente estado, concluo que as condições gerais não podem ser muito más. Ainda por cima estes últimos vieram exactamente do mesmo sítio dos já existentes.

 

 

PS - Da maneira que eles estão, já não tenho grande esperança que escapem. Mas de qualquer maneira gostava muito que me pudessem ajudar a entender o que poderei ter feito de errado, de modo a que não volte a acontecer, até porque não gostaria de perder o entusiasmo que tenho ganho por este magniífico hobby!!! ( que não é nada fácil )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pH 5?

Quase que aposto que na loja devem ter por volta dos 7...

 

Durante quanto tempo lhes fizeste a ambientação à água do aqua? É provável que tenham tido um choque de pH...

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola mais uma vez como eu disse...choque de pH...sendo esse um dos mais comuns problemas quando se compra um peixe seja qual for e se coloca no nosso aquario...sem a devidas precauções...como disse o Hugo aplica-lhe o Exa2000 mas de preferencia noutro aquario se o tiveres...atenção nao apliques o medicamento juntamento com o Hexamita...podes ver na bula que nao sao compativeis...abraço e boa sorte

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso chama-se choque profiláctico e a isso eles reagem mal, deixam de comer, barbatanas corroídas, esses sintomas que indicas todos. Esha 2000 e tenta subir o PH é muito baixo para Discos, mas sobe gradualmente, pelomenos até 6.2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais