Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal!

Decedi desmontar por completo o "submerged project", e remontar do inicio a versão II com um novo layout..

Trata-se de um aquário de 60*30*30, como substracto vai ter Humus e Akadama como podem ver na foto em baixo, assim como o resto do material..

O layout ainda não está completamente definido, hoje andei a brincar com os calhaus e tirei umas fotos, entretanto no PC fiz um esquema de plantação.

Seguem umas fotos:

O material:

material.jpg

Não está aí a calha, mas é daquelas incluidas na tampa do aquário que eu adaptei para ficar com mais Watts, amanhã tiro foto.

Depois de muitas experiências cheguei a isto:

frente.jpg

(visto de frente)

cima.jpg

(visto de cima)

Parece um bocado artificial e talvez geométrico de mais, mas penso que no aquário com a akadama e num estado mais evoluido das plantas vai ficar fixe!

Por fim deixo o esquema que andei a fazer, tenciono plantar assim:

Esquemadeplantaocomlegenda.jpg

(atenção: tenham em conta que o aquário só tem 30cm de largura, por isso vou colocar muitos poucos pés de certas espécies, como é o caso da Enchinodorus, da Blyxa e das Cripto.)

Aceito sugestões para a planta que falta colocar lá atrás do lado direito..

O que tenho por aqui é Ludwigia Repens, será que fica bem? Acho o aquário muito baixo para esta planta..

Comentem e dêm ideias.. :lol:

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos

entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Publicado:

Olá,

Bem, esse layout não pode mesmo ficar assim! , vira contrario, atira, brinca com as pedras, pah mas assim é que não pode!

Resumindo já k vais fazer uma coisa "nova" tira bastante tempo para pensares no layout, faz uma pesquisa de imagens de paisagens naturais, inspira-te e faz algo que te pareça natural.

Quanto á escolha das plantas, tambem tens especies que não ficam bem ao lado uma da outra, como por exemplo a wallichi com retundifolia.

Mas 1º foca-te na inspiração "Imagens de paisagens" depois olhando a imagem defenir o formato (U, triangular, ilha etc.), seguido pela disposição dos materiais e só depois as plantas.

Cumprimentos,

Luís Moniz

Banner-1.png
Publicado: (editado)

Luís, obrigado pelo conselho :puppydogeyes:

Vou mesmo estudar outras formas de layout.. Já vi muitas paisagens, e até tenho alguns sites de biotopos amazonicos/asiáticos, mas o problema é que ou são á base de troncos (eu tenho as pedras que se vêm em cima.. Também tenho uns troncos mas precisam de ser fervidos, não pensei incluilos neste aquário, mas se calhar vai ter de ser.)

Em relaçã ás plantas, vou retirar a Rotundifolia, deixando dois espaços por preencher (lógico que com o mudar de hardscape, as plantas também vão ter de mudar ligeiramente de sitio, mas gostava de mantar esta disposição(+/-)..

Gosto bastante do tapete de cuba com algumas pogostemon's no meio e com a cripto brown nas pontas do aquário..

Em relação á rotala Wallichi, é uma planta que gosto muito, e da qual não pretendo abdicar..

O resto é discutivel..

Aceitam-se mais ajudas!

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos

De volta!!!

Publicado:
Isso está feito?

Boas,

Não, não está.

Está como está na foto com a unica diferença que o aquário está em cima do movel..

No fim-de-semana tenciono monta-lo, até lá aceito sugestões de layout/hardscape..

Dário Santos

De volta!!!

• 2 semanas depois...

Bem, finalmente arranjei um tempinho para postar as fotos da montagem do aquário.

Relembro que a montagem foi feita do dia 24 de Novembro e todas estas fotos são do mesmo dia.

Vejam e critiquem :|

Depois de muitas "experiencias" com pedras e troncos, deu nisto:

P10101591.jpg

Com o substrato fertil:

P10101611.jpg

P10101641.jpg

E de seguida, com a akadama:

P10101701.jpg

De seguida foi só plantar (com plantas que tinha cá por casa de outros aquários, por isso não obdece ao esquema que tinha planeado, mas ao longo do tempo tenciono ir mudando alguma flora de modo a ir de acordo com o esquema):

P10101731.jpg

P10101721.jpg

Depois de cheio o aspecto era este:

P1010154.jpg

P1010173.jpg

P1010155.jpg

P1010156.jpg

P1010166.jpg

P10101751.jpg

P1010176.jpg

Assim que poder tiro mais.. Embora esteja praticamente igual, já se nota algum crescimento nas plantas.

Obrigado pela atenção,

Cumprimentos.

Editado por dfilp

Dário Santos

De volta!!!

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas!

Como há algum tempo que não posto fotos aqui pelo fórum, aqui ficam as fotos fresquinhas do meu aquário..

Estas foram tiradas ontem (19.12.2007).

Espero que gostem e comentem!

Aspecto geral:

P1010256.jpg

Lateral esquerda:

P1010257.jpg

Lateral direita:

P1010259.jpg

Um pouco mais de perto:

P1010262.jpg

A Rotalla:

P1010261.jpg

A "Cuba":

P1010250.jpg

E os habitantes, os Red's:

P1010200.jpg

P1010254.jpg

P1010248.jpg

P1010249.jpg

No aquário também habitam Gupiies, mas não aparecem muito nas fotos porque não param quietos, e ficam sempre desfocados..

Há uns minutos estive a tirar novas fotos, que vou postar já de seguida :tongue:

Dário Santos

De volta!!!

Então é assim, de ontem para hoje houveram algumas alterações, nomeadamente a saída de 11 Gupiies para dar lugar aos primeiros Cardinais do cardume que vai fazer parte da fauna deste aquário.. São 7 e têm apenas 1cm, amanha devem entrar mais.. Mais tarde o resto dos gupies acabam por sair.

Fotos:

Panoramica:

P1010232.jpg

(os Cardinais são tão pequenos que quase n se vêm nas fotos (só mesmo o seu reflexo "azul"), até tenho medo que se percam no aquário) :tongue:

P1010226.jpg

Não sei porquê, mas gosto muito desta pedra, especialmente da sobra que fica de um dos lados:

P1010188.jpg

Rosarwing:

P1010217.jpg

P1010183-1.jpg

P1010202.jpg

Cardinal:

P1010190.jpg

P1010192.jpg

Red's:

P1010166.jpg

P1010169.jpg

P1010187.jpg

Mais uma vez espero que gostem, e agradeço eventuais comentários!

Cumprimentos.

Editado por dfilp

Dário Santos

De volta!!!

Publicado:

boas

o aquario já começa a ter a sua graça. :crazyeyes:

tambem gosto bastante do efeito dessa pedra pena nao ser um pouco maior.

como sabes o aquario ainda está no seu inicio e nao se tem muito que comentar.

com o tempo ainda vai levar algumas alteraçoes de certesa até as plantas terem o seu tempo de crescer.

vai postando as atualizaçoes e boa aquariofilia :sad2:

boas

o aquario já começa a ter a sua graça. :P

tambem gosto bastante do efeito dessa pedra pena nao ser um pouco maior.

como sabes o aquario ainda está no seu inicio e nao se tem muito que comentar.

com o tempo ainda vai levar algumas alteraçoes de certesa até as plantas terem o seu tempo de crescer.

vai postando as atualizaçoes e boa aquariofilia :P

Obrigado!

Em relação á pedra eu tinha maiores mas como o aquá já não é grande, optei por uma mais pequena para não tirar muito espaço aos peixes..

Uma das alterações que tenciono fazer é colocar Rotala Wallichi no lugar da Rotala que tenho agora ou então no lugar de outra..

Também já tenho no frigorifico a gelatina para amanha colocar o CO2 caseiro, pois as plantas não estão a ter um crescimento muito bom, especialmente a HC"Cuba"

Já agora pessoal, acham que valia apena fazer alguma alteração especifica? Podem dar as vossas sugestões.

Brevemente vou colocar mais fotos. ;)

Editado por dfilp

Dário Santos

De volta!!!

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas pessoal!

Após algum tempo sem actualizações aqui ficam novas fotos..

Está numa fase complicada, pois as algas atacam em força! Já tem uma calha "a sério" e CO2 caseiro a bombar! Dentro de pouco tempo vou começar a fertelizar..

Espero que as algas passem rapidamente..

Deixo as fotos:

Geral:

P1010079.jpg

P1010095.jpg

A Riccia, que apareceu ali acidentalmente.. por acaso até nem fica mal.

P1010088.jpg

P1010083.jpg

P1010104.jpg

P1010112.jpg

P1010112.jpg

Aqui vê-se as bolinhas de oxigenio que vinham da "Cuba"

P1010105.jpg

E nas seguintes fotos vê-se perfeitamente a quantidade de algas filamentosas que cobrem as plantas, pedras e troncos..

P1010141-1.jpg

P1010128.jpg

P1010132.jpg

P1010145-1.jpg

P1010110.jpg

P1010131.jpg

Visto de cima:

P1010125.jpg

P1010123.jpg

E a calha:

P1010093.jpg

É tudo por agora :puppydogeyes:

Comentem!!

Cumprimentos.

Dário Santos

De volta!!!

• 4 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!