Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal ...

Depois de terem nascido alguns (13) alevins no aqua, eis que hoje está o caos instalado.

Primeiro reparei que os peixes andam "malucos".

Parecem ligados à corrente.

Os machos andam atrás das fêmeas que nem doidos.

As corys parece que andam completamente variadas.

E dei por falta de um dos guppies machos.

Fui procurar o gajo e estava "mortinho da silva" preso ao sugador do filtro.

Morreu à pouco tempo porque no dia 9 tinha estado a tirar umas fotos ao aqua e ele andava com os outros, por isso foi recente.

Um dos outros machos parece que tem a barbatana da cauda meio "ratada".

Será que há algum motivo para este descalabro ???

Gracias.

Tronco.jpg
Publicado:
Alguém tem idéias ???

Vamos por partes, senão é muito difícil alguém ajudar-te com alguma seriedade.

1º - Só tens guppies no aquário? Se não, que outras espécies tens? Podes ter espécies incompatíveis com os teus peixes.

2º - Qual o tamanho e à quanto tempo tens esse aquário montado? Se o tens à pouco tempo pode ter a ver com o ciclo do azoto.

3º - Quais os valores químicos relevantes da agua: Nomeadamente temperatura, pH, Amónia, Nitritos e Nitratos.

Posto isto, que espero que respondas ao máximo que possas, vai a minha ideia:

Como é mal generalizado vou para algum problema na agua... contudo sem saber mais é pura e simplesmente estar a adivinhar...

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Publicado:
Vamos por partes, senão é muito difícil alguém ajudar-te com alguma seriedade.

1º - Só tens guppies no aquário? Se não, que outras espécies tens? Podes ter espécies incompatíveis com os teus peixes.

2º - Qual o tamanho e à quanto tempo tens esse aquário montado? Se o tens à pouco tempo pode ter a ver com o ciclo do azoto.

3º - Quais os valores químicos relevantes da agua: Nomeadamente temperatura, pH, Amónia, Nitritos e Nitratos.

Posto isto, que espero que respondas ao máximo que possas, vai a minha ideia:

Como é mal generalizado vou para algum problema na agua... contudo sem saber mais é pura e simplesmente estar a adivinhar...

Abraço

Boas ...

Vou responder ao que consigo.

1º Tinha 7 guppies (3 M + 4 F). Agora menos 1 Macho. 4 Corys e 3 ottos

2º O tamanho ... 120 x 40 x 50 ... 240lt uteis ... cerca de 200 reais

Foi montado em finais de setembro (no link da signature está a montagem).

3º Não faço a mínima idéia ... Ainda não fiz os testes à agua :wink: Tenho que ir comprar testes.

Durante esta semana nasceram alevins e parecem bem e de saude.

Depois de nascerem coloquei-os numa maternidade e estão fixes.

Tronco.jpg
Publicado:

Isso foi bem ciclado?

Ha quanto tempo tinhas comprado os guppies? Ha muitas lojas que os vendem e que, pouco tempo depois eles lerpam.

É normal os alevins estarem bem: na verdade, começo a reparar que eles são mto mais resistentes que os guppies adultos comprados em lojas... (para além de "levarem" logo com a água do nosso aqua, n têm que se adaptar)

Publicado:

Viva,

Talvez a resposta não esteje na quimica mas sim na população!!!

Como já foi dito aqui a regra para a boa vivencia dos Guppys é 1 macho para 2 Femeas no minimo!!!!!

O que deve ter acontecido é que a tua femea ao parir tornou-se sexualmente activa e como tinhas 3 machos para 4 femeas ouve uma luta entre machos ficando o mais forte!!!!

Separa o macho que tem a cauda ratada!!!! Vê se há mais baixas!!!!

Se houver mais mortes aí recorre a quimica (PH,GH,Amonia,Nitritos,Nitratos etc...)

Publicado:
Isso foi bem ciclado?

Ha quanto tempo tinhas comprado os guppies? Ha muitas lojas que os vendem e que, pouco tempo depois eles lerpam.

É normal os alevins estarem bem: na verdade, começo a reparar que eles são mto mais resistentes que os guppies adultos comprados em lojas... (para além de "levarem" logo com a água do nosso aqua, n têm que se adaptar)

Em relação ao ciclo, foram 3 semanas a bombar.

Depois dessas 3 semanas entraram os primeiros guppies vindos da criação de um elemento do fórum.

De confiança.

E eram ainda pequenos ... Ainda nem se tinha a certeza do sexo de alguns deles ... Daí o desiquilibrio inicial.

Os guppies entraram e passado uma ou 2 semanas as corys e os ottos.

Tronco.jpg
Publicado:
Pois então peço desculpa mas n sei mais hipóteses.. mas a teoria do David Nunes parece-me plausível banana rock

Tenho andado a controlar a coisa e aparentemente a cauda não sofreu mais danos.

Neste momento são 2 machos para 4 fêmeas.

Uma das fêmeas é pequena mas um dos machos também.

Vou esperar mais uns dias para ver se eles acalmam.

Fiz uma TPA de 15% (+/- 30 lts) este fds e limpeza do filtro.

Vamos ver.

Tronco.jpg