Novo plantado com Akadama.


Dário Santos

Recommended Posts

Boas pessoal!

É o seguinte: amanha vou montar um aquário que irá ser plantado, e irá levar Akadama.. A minha questão é:

É mesmo necessário colocar substrato fertil por baixo ou a Akadama chega? (na "palestra" da petshow reparei que não colocaram..)

E tendo em conta o € que gastei com a Akadama, não me agrada nada gastar mais em substrato fertil..

 

Agradeço a vossa ajuda!

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

É o seguinte: amanha vou montar um aquário que irá ser plantado, e irá levar Akadama.. A minha questão é:

É mesmo necessário colocar substrato fertil por baixo ou a Akadama chega? (na "palestra" da petshow reparei que não colocaram..)

E tendo em conta o € que gastei com a Akadama, não me agrada nada gastar mais em substrato fertil..

 

Agradeço a vossa ajuda!

 

Cumps.

 

Akadama é inerte.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Akadama não é a mesma coisa que substrato fértil, tal como já foi dito. Aquilo são apenas bocadinhos de argila, barro, tem alguns minerais, mas em pouca quantidade.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Akadama é inerte.

 

Pois.. Essa questão já foi muito discutida aqui no fórum.. E na petshow foi dito o contrário..

Não queria levantar de novo mais uma discussão sobre isto, mas a verdade é que continuo sem opinião formada..

E sem saber se vale apena colocar substrato fertil ou não..

 

Pela vossa opinião, conclui-se que sim, e se calhar é isso que vou fazer..

 

Obrigado!

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Akadama é inerte.

 

Tens a certeza?

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza?

 

Tenho. tu não?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal acabei por comprar o seguinte:

prodachumusplus.jpg

Espero que sirva.. e também como não foi muito caro..

Obrigado!

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal acabei por comprar o seguinte:

prodachumusplus.jpg

Espero que sirva.. e também como não foi muito caro..

Obrigado!

 

Serve e até é bem bom. Mas só uma embalagem, se for de 1 kg, deve ser pouco.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humus é bom.

Mas podes sempre meter só Akadama e utilizar os fertilizantes adequados. Líquidos por exemplo.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho. tu não?

 

Eu e mais uns quantos temos a certeza que não é inerte... mas eu não percebo nada disto.

 

Mesmo que queiras dizer que não tem nutrientes/ minerais suficientes, a palavra inerte é muito "forte"...

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Eu também sou da opinião que a Akadama não é inerte. Mas tal como o AGA referiu, e bem, lá por não ser inerte, não significa que contém todos os nutrientes necessários para as nossas plantas.

 

Sim, a Akadama contém micro-nutrientes, que estão essencialmente sobre a forma de óxidos, não assimiláveis directamente pelas plantas. Tal absorção, é possível devido à existência de micro-organismos que vão transformá-los de modo a que as plantas os consigam utilizar.

 

Um teste que podem fazer, é pegar em Akadama e em areão de rocha vulcânica. Ambos são porosos, o que permite a que as raízes das plantas se desenvolvam muito bem. Após algum tempo (1-1.5 meses) em que podemos considerar que o nosso aquário já está ciclado, ou seja, com micro-organismos suficientes no substracto, para o mesmo tipo e quantidade de plantas, vejam os consumos de micro-nutrientes por parte de cada aquário.

 

Eu tenho um nano de 17 litros com areão vulcânico, e a quantidade de micro-nutrientes que tenho de dosear, mesmo tendo menos plantas, é igual à de um aquário com o dobro da litragem (e maior área e quantidade com plantas) que tenha Akadama.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já voltou a confusão com a palavra "Inerte"...

 

"Inerte é algo sem atividade ou movimentos próprios, ou que tem Inércia.

 

Fisicamente é também aquilo que está de acordo com as duas primeiras leis de Newton. Nelas é definido com inerte aquilo que tem Força Resultante igual a zero; por conseqüencia, aceleração zero. Se algo tem aceleração zero, ou pode estar parado, ou pode estar em movimento constante.

 

Biologicamente pode expressar aquilo que não se deteriora, nem reage químico-biologicamente com alguma coisa viva. O vidro por exemplo.

 

Quimicamente é algo que não reage de forma alguma, em reações químicas. Gases Nobres por exemplo."

 

 

Fisicamente é inerte, biologicamente é inerte, quimicamente não é inerte.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já voltou a confusão com a palavra "Inerte"...

 

"Inerte é algo sem atividade ou movimentos próprios, ou que tem Inércia.

 

Fisicamente é também aquilo que está de acordo com as duas primeiras leis de Newton. Nelas é definido com inerte aquilo que tem Força Resultante igual a zero; por conseqüencia, aceleração zero. Se algo tem aceleração zero, ou pode estar parado, ou pode estar em movimento constante.

Curioso... dei isso hoje em F.Quimica ;)

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já voltou a confusão com a palavra "Inerte"...

 

"Inerte é algo sem atividade ou movimentos próprios, ou que tem Inércia.

 

Fisicamente é também aquilo que está de acordo com as duas primeiras leis de Newton. Nelas é definido com inerte aquilo que tem Força Resultante igual a zero; por conseqüencia, aceleração zero. Se algo tem aceleração zero, ou pode estar parado, ou pode estar em movimento constante.

 

Biologicamente pode expressar aquilo que não se deteriora, nem reage químico-biologicamente com alguma coisa viva. O vidro por exemplo.

 

Quimicamente é algo que não reage de forma alguma, em reações químicas. Gases Nobres por exemplo."

Fisicamente é inerte, biologicamente é inerte, quimicamente não é inerte.

 

Boas! Um pequeno comentário para adicionar à "confusão"... eheh!

 

Muitas vezes não basta apanhar umas definições... é necessário compreender o que significam num contexto mais alargado, compreender o conceito globalmente.

 

Embora não significativas do ponto de vista prático, penso eu, há algumas imprecisões nessas definições (um corpo não tem força resultante igual a zero... pode ser aplicada sobre ele uma resultante de forças igual a zero... é que as forças resultam de inter-acções entre corpos). De qualquer forma, a primeira lei tanto é válida para um corpo que está parado, como em movimento... ele resiste sempre à alteração do seu estado - lei da inércia, que pouco interessa para o nosso caso.

 

Essa do "não reagir de forma alguma" aplicada aos gases nobres, também é excessívo... até eles se podem fazer reagir... é "difícil", mas podem... como se pode ver isto não é preto ou branco... há tons de cinzento.

 

Depois e mais importante... os processos biológicos baseiam-se em reacções químicas... logo, se dizes que quimicamente pode reagir, será lógico que haverá um ser vivo que poderá "aproveitar" (ou ser afectado) pelos produtos dessa reacção...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A definição retirei da net :rainbowafro:

E para o que queria, que era mostrar que a palavra "inerte" é usada para defenir diferentes propriedades da akadama na aquariofilia ,chega bem falar apenas em termos gerais.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A definição retirei da net :rainbowafro:

E para o que queria, que era mostrar que a palavra "inerte" é usada para defenir diferentes propriedades da akadama na aquariofilia ,chega bem falar apenas em termos gerais.

Pois eu reparei que tiraste da net.

 

Concordo contigo quando dizes que muitas vezes basta falar das propriedades em termos gerais. No caso da definição química, a ideia é bem transmitida. Quanto à definição física... está com qualidade muito baixa.

 

Mas o que eu queria dizer com o que escrevi é que as definições por si só não são argumento... ou seja, não basta apresentares a definição de inerte para dizeres: estão a ver, é inerte. Tens de mostrar que o material se enquadra na definição... e aí pode ser necessário recorrer a definições e conhecimentos mais aprofundados.

 

Tu próprio abres a porta ao argumento do biologicamente não inerte ao admitires que não é inerte quimicamente!

 

Mas... deixemo-nos de conversa mole... queres ver que concordamos todos com o que interessa:

 

Em termos gerais o akadama, por si só, não garante "alimento" suficiente para as plantas. Provavelmente a degradação da comida que fornecemos aos peixes também não. Nesse caso é necessário complementar com nutrientes (micros, macros, CO2). Há várias formas de o fazer... incluindo um substrato fértil, fertilizando a coluna de água, ou ambos. Idealmente a fertilização deve ter em conta as necessidades das plantas, determinadas através de observação (esta só para "prós") e/ou testes adequados.

 

(isto foi o que fui aprendendo ao ler as indicações dos "mestres" do fórum... mas confesso que nisto estou quase como nas definições da física... da definição ao conhecimento ainda falta muito e eu para perceber de aquariofilia ainda me falta mesmo muito!

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.