Memória De Peixe


duarte36

Recommended Posts

Que me dizem da memória dos discus? 8)

 

Sempre ouvi dizer e constatei (como pescador) uns minutos (pesca submarina) e trutas (rio) 1 dia.

 

Nos discus tenho constatado que dura bem para lá disso. Passo a explicar:

 

- Faço Swing com alguns casais, uns dá outros não, como nós uns "moinantes" (expressão cá do Minho de quando era puto adolescente :oops: ) outros menos :lol: :lol: e tenho constatado que passado meses os casais originais, quando juntos, dão-se muito melhor.

 

Tenho por cá um casal snak skin green que os separei durante 3 meses e o macho dava sempre pouco esperma nos ovos alheios (poucos alevins) agora que juntei com a 1º mulher ;) ele voltou a ser o que era. Até no comportamento agressivo (até nascerem os alevins) entre os 2 manteve-se após os 3 meses :(

 

E os comportamentos de chegar ao vidro no local certo para comer mesmo passado alguns dias?

 

Quem me pode dar uma ajuda para reforçar a minha tese?

 

- Discus têm memória acima da média :P Pois eu tenho cá em casa uns cães e um é burro todos os dias :wacko: :wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte , eu comprovo essa teoria , também com os escalares , apenas por ter mais experiencia com eles , mas a do cão essa faz-me lembra a anedota do cão do alentejano , muito inteligente , quando o alentejano o chama , ele vinha ou ficava nyah. um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando chego a casa e entro na sala, a 15 metros de distância do aquário, os discus entram em excitação total. Parecem um cão a cumprimentar o dono. Já reparei que fogem quando pessoas estranhas se aproximam do aquário enquanto eu posso andar meia hora a mexer em plantas e troncos que eles nem se mexem. Só posso concluir que têm boa memória, porque reconhecem as pessoas...

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

 

Desde já, muito bem Duarte pelo tópico, pois já me tinha ocorrido a mesma questão…fustes mais rápido.

 

Para além das situações aqui apresentadas que penso que todas elas demonstram que a memoria dos discus (peixes) não é assim tão curta como dizem (Duarte, essa do swing é boa, relaciona-la com a memoria…bem pensado).

 

Eu queria acrescentar mais uma situação, quando os nossos discus são novos na arte de reproduzir e não conseguem que os seus alevins alcancem seus flancos nas primeiras vezes e depois vão ganhando experiência, eles não esquecem de uma desova para a outra. A experiência só se alcança com a força de uma boa memoria.

 

Não confundir memória com inteligência, eu explico, por vezes encontramos um amigo e ele diz-nos… é pá os meus peixes é que são inteligentes, quando vou para lhes meter comer… taá lá rá … e etc e tal. No meu ver isto não tem haver com inteligência mas sim com o instinto de comer, e como eles sabem que é naquele situo e aquela pessoa e tal…memória.

 

Já experimentaram chegar a casa com uma roupa escura e antes de lhes dar de comer trocar de roupa mais agarrida.

 

Eu também faço swing…com os meus discus e tenho os mesmos resultados do Duarte, agora tenho um macho que acasalou com outra fêmea depois da primeira ter morrido e agora noto que a percentagem de ovos fertilizados aumentou e o gajo já tem 4,5 anos, parece que tomou redbull. :angel:

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n sei se chamaria isso de memoria, apenas aprenderam a reagir a estimulos , acho que é uma questao de instinto e reflexos condicionados.

se bem que os meus comigo reagem duma maneira e quando é outra pessoa aproximar-se reagem de maneira completamente diferente..... :angel:

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá todos,

 

na minha modesta opinião, acho que estão a confundir inteligência e memória com instinto, pois está provado que memória e inteligência é coisa que os peixes tem pouca ou nenhuma, são é conduzidos por estímulos e instintos, para muita pena minha pois também achei que os meus discus eram mais inteligentes do que alguns humanos, e na verdade até são mas isso é outra conversa, mas eles reagem a estímulos e instintos.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Não confundo memória e inteligência com instinto, e não penso que tudo seja só instinto e estímulos, como disse anteriormente muita coisa explica-se com o instinto de comer por exemplo,mas no comportamento divergente com a pessoa que habialmente os alimenta e uma outra, não penso que seja o instinto ou estímulo a razão. O que será não sei...memória?? :agrue:

 

Já agora cuidado com o swing... é que normalmente dá nisto. :crazyeyes:

 

Pic_6300_11.jpg

 

Pic_6300_12.jpg

 

Pic_6300_13.jpg

 

Pic_6300_14.jpg

 

 

Não estão grande coisa, mas a máquina é fraca... porque eu até sei disparar bem. :D

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será mesmo da máquina????? :)

 

 

 

Mas voltando à memória dos Discos, a ideia que tenho é que associam quem os alimenta com a comida, daí eles virem ter comigo ou com a minha esposa assim que chegamos ao aquário, normalmente se for outra pessoa, chegam-se, mas fogem logo ao ver que não é nenhum de nós. Quanto a testes, chego a tirar um peixe uns 3 dias do aquário, quando volta ainda o conhecem e comportam-se da mesma forma, caso seja +/- uma semana, tentam intimidar o bicho, mostrando quem manda afinal e não me parece que o reconheçam, mas isso mais me parece que seja por haver novas hierarquias definidas no grupo/cardume. Por estes aspectos parece-me que o que se diz que têm memória de 3 segundos e tal , não esteja correcto, acho que são peixes com alguma capacidade de memória, inteligencia e bastante caracter.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por estes aspectos parece-me que o que se diz que têm memória de 3 segundos e tal , não esteja correcto, acho que são peixes com alguma capacidade de memória, inteligencia e bastante caracter.

 

Penso da mesma maneira, até posso estar errado,mas é o meu pensamento.

 

Quanto as fotos, o problema é mesmo da(o) máquina, não acreditam?

 

Cumps.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Reforço a ideia do Duarte e vou até mais longe, eu dou de comer aos meus peixes, Discus e ciclidios Africanos, sempre á mesma hora 18h30 e não é que os desgraçados quando me vêm por volta dessa hora é uma excitação total, parecem doidos no canto onde lhes dou de comer até poem a cabeça fora de água, tanto Discus como os Africanos.

 

Agora de comportamento diferente com pessoas extranhas tb confirmo e de que maneira, os meus Discus, especialmente os selvagens, com pessoa diferente ninguem os vê e comigo vêm comer á mão, até pucham a pele da mão quando não chegam á comida.

 

A isto eu chamo memória

 

 

Abraço

Editado por Anto_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse disco é fraco, o meu é melhor, 260!

 

Voltando á parte da memória nos peixes, eu acredito nela, não tenho tese nova para comprovar mas sinto isso quando chego perto dos meus, e não são discos, porque há mais peixes para além desses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Este tema é de facto muito interessante! Bom seria saber falar "peixês", de modo a perceber o que os nossos animais dizem de nós. Cá em casa passa-se a mesma coisa que com a maioria de vocês, e também não. Passo a explicar. Normalmente, os peixes aqui de casa comem duas a três vezes por dia, regra geral à mesma hora, ( mais ou menos... ). Tenho reparado que, com muita frequência, quando sou eu a dar-lhes de comida, os gajos fogem, e escondem-se! Os maiores fazem um "voo picado", agarram uns flocos e voltam à base. Os mais pequenos, alevins em outros aquários, e outros biótopos, só comem quando me afasto, a não ser que estejam mesmo com fome. O mais caricato é que se for a Maria a dar-lhes de comida, vêm todos para o vidro, à espera da refeição.

Só posso concluir uma coisa: os peixes não gostam de mim, logo, têm memória.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais