me163 Publicado Maio 14, 2004 Publicado Maio 14, 2004 Olá a todos, digam-me só se faz sentido o meu raciocínio. Os escumadores servem para eliminar a matéria orgânica em excesso dentro dos aquários. Sim, eu sei que normalmente só são utilizados em aquários de água salgada. No entanto, é sabido que os cíclideos do Malawi fazem porcaria até dizer chega. Daí eu pensar em adicionar um escumador a um aquário de mbunas. A ideia é mesmo limpar a água o mais possível de matéria orgânica que possa alimentar algas, evitando assim as típicas infestações de algas. Talvez assim se conseguisse reduzir as TPA's, também. Que acham disso? Faz algum sentido o que acabei de escrever? digam quais as vossas opiniões. Saudações a todos Citar
nunomiguel Publicado: Maio 14, 2004 Publicado: Maio 14, 2004 Olá, Apesar de serem usados nos salgados não vejo o porquê de não os usares num aquário de água doce. A ideia é mesmo remover os detritos antes que estes se decomponham. Todos sabemos o quão difícil é manter uma água livre de matéria orgânica em suspeñsão. Tens de manter sempre os filtros limpos etc etc... Não vejo o porquê de não se usar.... agora não sei até que ponto compensa investir num escumador para um aqua de água doce... Discordo apenas com a parte da redução das TPA's... Existem sempre compostos que alimentam algas, fosfatos por exemplo, que não consegues evitar de aparecer no aquário. Um abraço, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
zeka Publicado: Maio 15, 2004 Publicado: Maio 15, 2004 oi! é impossivel um escumador funcionar em agua doce, ja que esta simplesmente e derivada a aunsencia de sais (marinhos) nao produz espuma- a propira escumaçao. tem tb a ver com ioes e neutroes , a carga electrica que a agua salgada tem e que a agua doce nao. mas realmente era bom que desse;)hehe,abraço Citar
nunomiguel Publicado: Maio 15, 2004 Publicado: Maio 15, 2004 Bem, afinal não podes ter escumador... Hoje já aprendi algo novo: ja que esta simplesmente e derivada a aunsencia de sais (marinhos) nao produz espuma- a propira escumaçao. tem tb a ver com ioes e neutroes , a carga electrica que a agua salgada tem e que a agua doce nao. Isto do fórum é fantástico... Valeu a ideia... Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts