Recommended Posts

Olá a todos!

 

Desde que me conheço como aquariofilista que tenho problemas com algas, sobretudo desde que evoluiu de um aquário de 40cm pra 100cm...

As minhas algas classificam-se em: aquelas pintas nos vidros, um musgo castanho nos vidros, tubos e decorações e areão esverdeado, com uma "caspa" verde.

 

Eu usei Sera Algovec, mas não posso andar sempre a usar.... se bem que quando uso resulta... :-/

Agora chegou a altura de dizer BASTA! Eu que até uso um filtro UV tive de remexer todo o aquário, tirar todo o areão e esfregar os vidros com um scotsh britsh! Passei-me... portanto agora só acendo a luz uma hora por dia, à noite para lhes dar de comer!

 

Tenho sempre niveis elevados de fosfatos, de nitratos não porque uso o Nitrate Remover da Fluval... ah e já me esquecia, tive de deitar as plantas todas fora porque passaram de verdes a castanhas e/ou pretas... e o aquário até ganhou um cheiro a couves.

 

 

Aquário Evasion 100 (180L reais +-)

Filtragem: JBL Cristal Profi 250 (700L/H) com Esponjas, lã e filtragem quimica "Fluval Nitrate Remover/Carvão".

Serafil 1100 (1100L/H) com esponjas, lã e Sera Siporax.

Areão Biológico 16Kg.

Bomba de Ar Elite

Iluminação 2x30W

Filtro UV 15W

Peixes: Bem... montes de tetras.... um casal de gouramis azuis, um casal de gouramis pérola e um casal de beijadores, e um bótia palhaço e um casal de colisas.

 

 

Espero que me possam ajudar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! É melhor começares de novo,vais ver que elas já não aparecem. As algas aparecem também porque os aquários são mal iluminados,não é só quando há luz a mais,existem outros tipos de algas que aparecem quando a luz é insuficiente.Para 180L eu colocava 100W de luz, dos 4000K aos 10000K é só escolheres. Aconselho-te a usares areão de rio no fundo e no inicio coloca muitas plantas e arranja um fertilizante. Uns peixes comedores de algas também ajudam.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas começar de novo? e os peixes? :S

Fogo...

Não arranjas um recipiente onde possas mete-los por algum tempo,com o termostato dentro? Também podes simplesmente fazer uma tpa de 50% e arranjar mais plantas,e por mais uns 40w de luz.Mete é só 8h a 10h diarias de luz,e muito importante arranja um sistema de CO2.

 

Qual é o substrato que usas,é fertil?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É.... É sera Floredepot!

 

Obgs

Com substratos ferteis,tens de colocar muitas plantas no inicio do aqua,e nas primeiras semanas fazer algumas tpa's de modo a retirar alguns nutrientes na coluna de água.O problema foi que ainda retiraste plantas e não puseste novas.As algas instalaram-se pois não tinham concorrência para os nutrientes do aqua.

 

Por cima do substrato fértil convém colocar uma camada de um substrato inerte,tipo areão de rio ou akadama.De modo a que os nutrientes não andem tanto pela coluna de água e fiquem perto das raizes.

 

Portanto é o substrato fértil no fundo,uma camada de areão de rio por cima e muitas plantas.O CO2 a trabalhar,os 100W de luz também e tpa's mais frequentes nas primeiras semanas.Só quando notares que as plantas estão com carências é que começas a fertilizar com liquidos.A duração do substrato fértil depende da marca.

 

Montaste o aqua há quanto tempo?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo também já passei pelo mesmo que tu e a única maneira que arranjei para resolver o problema foi com: Algol da jbl que acaba com o crescimento das algas e possibilita aos peixes comedores de algas uma luta justa porque até la coitadinhos :angel: e esse tipo de algas que estas a falar parecem-me ser a green spot se assim for a melhor maneira que tens e usar uma lamina ou um cartão multibanco e removeres as mesma manualmente e depois fazeres tpa de 2 em 2 dias para retirar nutrientes da agua e um concelho de quem ja passou pelo mesmo põe plantinhas e de crescimento rápido que assim arrasam com os nutrientes e as algas não tem onde se agarrar no meu caso o problema ficou resolvido assim em uma semana e meia.

 

espero ter conseguído ajudar em alguma coisa.

 

 

Os melhores Cumprimentos e uma boa aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo pouco disto, e também tenho algas...

 

Não me parece que faças bem ao remover os nitratos com "aditivos". Assim não tens nitratos e tens fosfatos! As plantas sem nitratos dificilmente vão conseguir assimilar os fosfatos, depois há desequilíbrio e vai existir uma alga que o aproveita!

 

Com plantas de crescimento rápido e alimento equilibrado (incluindo CO2 e luz), vão baixando os níveis de nutrientes. As TPA´s podem corrigir o resto.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim mas nao se esquecam que as algas podem estar a surgir porcausa da luz do sol tambem...onde tens o aqua???

a mim esta me a acontecer isso agora...nunca tive algas mudei para a secretaria ao lado da varanda e tenho o aqua cheio de algas xD nem sei como tirar esta nojeira toda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.