Recommended Posts

Publicado

Boas!!

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar num problemazinho que tenho no meu aquário.....entoa é assim as corydoras que tenho no meu aqua estão todas a perder os bigodes e a ficarem barbatanas parece que roídas alguém sabe o que é ou como combater isto????

Publicado:
Boas!!

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar num problemazinho que tenho no meu aquário.....entoa é assim as corydoras que tenho no meu aqua estão todas a perder os bigodes e a ficarem barbatanas parece que roídas alguém sabe o que é ou como combater isto????

Isso não é normal...

Provavelmente estão a sofrer de um ataque bacteriano. Ataca isso com esha 2000, tem um largo espectro de actuação, incluíndo o problema das barbatanas roídas.

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:
Boas!!

Viva João,

Há vários motivos para tal acontecer. Um dos mais recorrentes, é o areão ser áspero, sendo que os barbilhos vão sendo gastos por erosão. Um outro motivo também muito comum, é o excesso de nitratos na agua.

Os barbilhos das corydoras são uma zona muito sensível do peixe e a área do aquário onde elas andam está normalmente cheia de bactérias, pelo que nitratos acima dos 20 ou 30ppm, começa a causar problemas.

Se a corydora for juvenil, é bem possível que recupere se as condições do aquário, assim o permitirem. Se já for adulta, já será praticamente impossível a sua recuperação.

Uma corydora sem barbilhos, não vai conseguir reproduzir.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:
Viva João,

Há vários motivos para tal acontecer. Um dos mais recorrentes, é o areão ser áspero, sendo que os barbilhos vão sendo gastos por erosão. Um outro motivo também muito comum, é o excesso de nitratos na agua.

Os barbilhos das corydoras são uma zona muito sensível do peixe e a área do aquário onde elas andam está normalmente cheia de bactérias, pelo que nitratos acima dos 20 ou 30ppm, começa a causar problemas.

Se a corydora for juvenil, é bem possível que recupere se as condições do aquário, assim o permitirem. Se já for adulta, já será praticamente impossível a sua recuperação.

Uma corydora sem barbilhos, não vai conseguir reproduzir.

Cmprts,

Luis.Dias

Obrigado pela dicas mas não sei se será do areao porque isto aconteceu depois de eu ter comprado 6 corydoras num loja na qual não sou cliente habitual foi mesmo por nessecidade do peixe o que já me disseram e que podia ser um fungo pois já perdi as corys que comprei na dita loja e mais algumas que eu tinha sabes se ha algum fungo que cause isso ?? e como resolver o problema?

Publicado:

Oi,

Um ataque bacteriano pode causar fungos.

Quanto é que tens de nitratos?

Se forem juvenis, podes tentar recupera-las com azul de metileno num aquario à parte.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:
Oi,

Um ataque bacteriano pode causar fungos.

Quanto é que tens de nitratos?

Se forem juvenis, podes tentar recupera-las com azul de metileno num aquario à parte.

Cmprts,

Luis.Dias

oi

os nitratos tão a 20 ppm só uma delas e adulta as outras 2 que restam são juvenis k as que tinha adultas a reproduzirem já foram a vida por causa disto :S, entao segundo o que percebi o melhro e tentar isolar estas e utilizar azulmetilen certo? ja agora que dozagen??

Publicado:
oi

os nitratos tão a 20 ppm só uma delas e adulta as outras 2 que restam são juvenis k as que tinha adultas a reproduzirem já foram a vida por causa disto :S, entao segundo o que percebi o melhro e tentar isolar estas e utilizar azulmetilen certo? ja agora que dozagen??

Com o azul de metileno não tenho experiência, mas o esha 2000 tb funciona bem.

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:
Com o azul de metileno não tenho experiência, mas o esha 2000 tb funciona bem.

abx

ok obrigado pela ajuda ainda hoje vou ver se encontro disso é que isto foi memso azar agora que tinha casais reprodutores e a a criar aconteceu isto......

Publicado:

Sim, podes utilizar o eSHa2000 ou o Azul de Metileno.

As dosagens são mais faceis com o eSHa 2000, é só seguir as indicações do folheto.

As dosagens do azul de metileno são 3 gotas por litro. Com TPA de 15% por dia até a agua ficar cristalina novamente. Com o azul não deves ter plantas, areão ou o que quer que seja no aquario. Só agua e o peixe(s) afectado(s), tudo o resto ficará azul.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:
Sim, podes utilizar o eSHa2000 ou o Azul de Metileno.

As dosagens são mais faceis com o eSHa 2000, é só seguir as indicações do folheto.

As dosagens do azul de metileno são 3 gotas por litro. Com TPA de 15% por dia até a agua ficar cristalina novamente. Com o azul não deves ter plantas, areão ou o que quer que seja no aquario. Só agua e o peixe(s) afectado(s), tudo o resto ficará azul.

Cmprts,

Luis.Dias

obrigado pela ajuda

já agora não será melhor eu utilizar o esha 2000 no aqua comunitário em vez de isolar os peixes porque já tive um dos guppies infectados tanbem? e assim tratava todo o aqua e prevenia 1 novo aparecimento da mesma bactéria?? o esha 2000 não tem nenhum efeito secundário nas plantas??

Publicado: (editado)

Acho que é preferível usares no aquário comunitário. O esha2000 só tem efeito secundários em camarões e caracois, os gajos não ficam lá muito bem tratados. Retiras os caracois, os camarões não gostam, mas safam-se.

Editado por fjmr123