Principio De Algas


riki1972

Recommended Posts

Boa noite Companheiros,

 

Fiz um upgrade á iluminação do meu aqua e agora estou com os problemas do costume, o alguedo!

 

Setup:

Aqua 96litros brutos, talvez uns 85 uteis;

Filtro interno de decantação com uma bomba Hydor de 1000l/h, a trabalhar talvez a metade da capacidade. Com ceramicas da JBL: SintoMec e Cermec 1 litro de cada, mais uma esponja e uma "lã" azul para filtragem mecanica pelo meio;

Iluminação 72 wats (2x36wats), 1 de 4200k e 1 de 6500k;

Aquecedor 100wats;

Temperatura da água a 26ºC;

Substrato com Floradepo e areão do rio (acho que muito rico em ferro pois o iman de limpar os vidros traz sempre pedrinhas agarradas)

 

Fauna:

4 escalares, 2 espadas, 1 guppy, 1 moly cauda de lira, 1 chanca, 2 botias palhaço, 2 botias zebra, 1 limpa-vidros (perdoem-me mas não o outro nome) e 2 caridinas japonicas.

 

Flora:

Ludwigia Repens 6 pés;

Musgo de Java;

Fetos de Java;

Valisnérias 2 pés;

Egeria Densa (colocada só neste sabado).

 

Parametros da água:

 

Ph: 7,5

Kh: 5

Amonia: 0 mg/l

Nitratos: 10 mg/l

Fosfatos: + de 2,0 mg/l

 

Há mais de 24 horas fiz uma tpa de cerca 25 litros, faço de 8 em 8 dias esta quantidade, os parametros da água são de hoje.

 

Agora o problema:

 

Começaram a aparecer umas algas verdes no vidro e no filtro poucas. E nos contornos das folhas das plantas uns filamentos negros já tinha antes mas estão a aumentar consideravelmente.

Pergunto-vos o que acham que devo fazer para controlar isto.

 

Cumprimentos e Obrigado

Henrique Rosa

Editado por riki1972

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mede o PO4. :D

 

Olá,

Desculpa a ignorância mas, PO4 são os fosfatos não é?

Obrigado

Henrique Rosa

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Obrigado pela resposta mas tenho de ir comprar primeiro o teste depois digo o valor.

Cpmts,

Henrique

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Já editei o post inicial com o valor de fosfatos a vermelho ou deveria ser a verde como os das algas!lol

A iluminação está ligada cerca de 8 horas e apanha alguma luz da rua o aqua está a cerca de 5 ou 6 metros da porta da varanda, a porta tem um cortinado mas sempre passa alguma luz.

O que acham que devo fazer?

 

Obrigado

Henrique Rosa

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens os fosfatos mt baixos em relaçao os nitratos , ou tentas subir os fosfatos ou descer os nitratos para tentares equilibrar isso

para as algas arranja uns dois ou tres sae's , tratam delas num instante! :wink:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Desde já obrigado pelas respostas.

 

Amigo José Cruz Silva, CO2 não tenho. Mas posso adicionar caseiro se achar que é melhor.

 

Amigo William, como faço para descer os nitratos? Para a saúde dos peixes não é melhor baixar os nitratos do fazer aumentar ainda mais os fosfatos? Ou será o contrário? Como faço para aumentar e baixar cada um deles?

 

Desculpem tanta pergunta mas estou mesmo á "nora" neste assunto.

Um abraço,

Henrique

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo José Cruz Silva, CO2 não tenho. Mas posso adicionar caseiro se achar que é melhor.

 

Aquí está um bom exemplo do que ando à não sei quanto tempo a dizer. Quando vem alguém perguntar o que precisa para ter plantas de aquário é logo luz com fartura e esquecem-se do resto. Para a iluminação que tens, tens de obrigatóriamente ter Co2. Sem isso dificilmente os nutrientes que tens na coluna de água são assimilados pelas plantas ficando assim disponiveis para as algas. Ainda por cima não tens plantas que justifiquem essa luz.

 

Para já, faz tpa's, reduz a alimentação e sinfona o fundo se puderes. Se der, divide a Egeria e replanta. Como é de crescimento rápido vai ajudar também a consumir os nutrientes a mais.

 

Se não quieres meter o Co2 reduzir o periodo de iluminação de uma das lampadas era melhor. Por exemplo:

1ªas 2 horas - 36Watt

6 horas - 72 watt

2 últimas horas - 36watt

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

Pois é isso mesmo! Mas! A iluminação que tenho realmente para estas plantas é muita mas a intenção é plantar bastante que mais espécies de plantas aconselhas?

 

Então estou a pensar fazer assim:

A luz eu não posso isolar pois o balastro é electronico e só funcionam as 2 lampadas ao mesmo tempo.

Vou fazer uma tpa de 50% e sinfonar o mais que puder, as egérias estão em dois "molhinhos" vou tirá-la e replantar dividindo-a em mais 2 ou 3. Ficam no minimo 4 "molhinhos", está bem assim ou divido mais?

Vou meter CO2 caseiro numa garrafa 1,5l, aqui surge outra duvida, faço a receita normal para esta garrafa ou ponho mais bicabornato para ele ser mais intenso (CO2)?

Deixo ficar de noite também?

O difusor fica junto ao areão ou a meio do aqua?

 

Em relação ao que o William disse, ao adicionar o CO2 estou a fazer o quê? Ou não tem relação.

 

Acho que por agora chega, mais uma vez

Obrigado

Henrique

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo William, como faço para descer os nitratos? Para a saúde dos peixes não é melhor baixar os nitratos do fazer aumentar ainda mais os fosfatos? Ou será o contrário? Como faço para aumentar e baixar cada um deles?

 

com tpa's baixas os nitratos e os fosfatos , se quiseres baixar mais os nitratos reduz um pouco a alimentação dos peixes , ja agora que tipo de comida das?

os nitrados vêm da alimentação dos peixes os fosfatos dos seus dejectos , para os aumentares de uma forma que possas controlar é com fertelizações em separado, maspara que os nutrientes sejam consumidos pelas plantas precisas de ter co2 e tb de adicionar potassio , so assim as plantas os conseguem consumir

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

William

 

A comida que dou normalmente são flocos e ultimamente dou um granulado da JBL Ganomix e flocos da Tetra TretaDelicaMix, tenho também umas pastilhas de colar no vidro só dou uma vez por semana normalmente no dia antes de fazer as tpa´s.

 

Hoje mudei metade da água e acrescentei o CO2 caseiro agora é esperar?!

 

Obrigado pelas respostas,

Henrique Rosa

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais