sbilly Publicado Novembro 12, 2007 Publicado Novembro 12, 2007 Boas pessoal. Tenho uma dúvida no que diz respeito às TPA's que é a seguinte ... A água do meu aqua tem evaporado bastante. Tenho adicionado cerca de 4,5lt a 6lt de 3 em 3 dias (mais ou menos). O aqua tem 240lts brutos ... Cerca de 200lts reais. A água adicionada será suficiente para "simular" a TPA ou tenho mesmo que as fazer ? Gracias. Citar
psaudade Publicado: Novembro 12, 2007 Publicado: Novembro 12, 2007 Partindo do principio que farias TPA's semanais de 20%, essa TPA seria de 40 litros para os 200 litros úteis. Se acrescentas água de evaporação +/- 6 litros de 3 em 3 dias, ficas com "TPA" de 12 litros semanais. Ou seja, essas reposições são muito inferiores ao que deveria ser feito, logo e na minha leiga opinião, deverás fazer na mesma TPA's. Se não quiseres fazer os 20% logo de uma vez, quando fores a repor água no aquário aproveitas e antes removes mais água(10%) e assim divides os 20% em 2 vezes 10%. cumps, ivo Citar Ivo Firmino Um Renascer - Aquário 320 litros WWW.FOTTOGRAFIA.COM
antmarques Publicado: Novembro 12, 2007 Publicado: Novembro 12, 2007 Para além disso, não me parece que as impurezas que retiras com as TPAS se evaporem... Citar My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
ptorres98 Publicado: Novembro 12, 2007 Publicado: Novembro 12, 2007 (editado) Boas pessoal. Tenho uma dúvida no que diz respeito às TPA's que é a seguinte ... A água do meu aqua tem evaporado bastante. Tenho adicionado cerca de 4,5lt a 6lt de 3 em 3 dias (mais ou menos). O aqua tem 240lts brutos ... Cerca de 200lts reais. A água adicionada será suficiente para "simular" a TPA ou tenho mesmo que as fazer ? Gracias. eu sou novo nestas andancas!! mas a mim tambem me acontece o mesmo!! mas o que faço e penso com alguma logica!! é reteriar a agua que devia na mesma... pois eu quero retirar nitratos ou outros compunentes da agua!!! se os quero retrar tenho de retirar a agua se ñ apenas estou a diluir o que lá esta!!! é a minha maneira de ver exmplo ... aqua de 100ltrs com evatporação de 5 lts... para uma tpa de 10% retiro os 10lts mas coloco 15lts para completar o que foi evaporado!!! mas espera por alguam resposta dos mais entendidos!! pois eu tb estou coriouso se estou a fazer bem!!! uma abraço Editado Novembro 15, 2007 por ptorres98 Citar
sbilly Publicado: Novembro 12, 2007 Autor Publicado: Novembro 12, 2007 Faz sentido o que disseram ... O objectivo da TPA fica sem efeito se me limitar a repor a água evaporada. É básico mas não tinha pensado dessa forma. Gracias. Citar
Vasco Matos Publicado: Novembro 12, 2007 Publicado: Novembro 12, 2007 Olá Sbilly! Quanto a mim acho que isso depene de vários factores.Se o aqua tem muitas plantas ou não,se tem muitos peixes ou não.Um aqua já maturado com muitas plantas e poucos peixes,é possivel apenas repôr a água que evapora,embora que fazer tpa's nunca seja demais. Agora se tiver muitos peixes e a carga de dejectos for muito grande penso que é insuficiente. Mas não há dúvida que uma tpa semanal ou quinzenal de 20% ou 30% é meio caminho andado para ter um aqua saudável. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
David Cabete Publicado: Novembro 12, 2007 Publicado: Novembro 12, 2007 Boas O facto da água evaporar, não quer dizer que os nutrientes que possam estar a mais, sejam eliminados na evaporação! O melhor é continuar com as Tpa's, repondo a água que evapora. Exemplo: num dos meus aquas, de 200lts reais, evapora-se em média 1,5 lts por dia, (ou isso ou está roto...), faço Tpa's de 3 em 3 dias. Tiro 20 ltrs e reponho 25. Há mais de um ano que faço assim e não tenho tido problemas. É um Malawi. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Henrique. Publicado: Novembro 15, 2007 Publicado: Novembro 15, 2007 Boas pessoal. Tenho uma dúvida no que diz respeito às TPA's que é a seguinte ... A água do meu aqua tem evaporado bastante. Tenho adicionado cerca de 4,5lt a 6lt de 3 em 3 dias (mais ou menos). O aqua tem 240lts brutos ... Cerca de 200lts reais. A água adicionada será suficiente para "simular" a TPA ou tenho mesmo que as fazer ? Gracias. E essencial pois os mineais (GH se ñ me engano) que estam na agua, vão ficar mais consentrados e isso leva a que os peixes a fiquem stressados e consequentemente deixão de comer e morrerão. por isso niguem deixe de trocar a agua! por exemplo eu num verão muito quente a agua evapora rapidamente e eu só punha agua o resultado foi, que me morreram 3 escalares:'( Citar
ptorres98 Publicado: Novembro 15, 2007 Publicado: Novembro 15, 2007 Não sei porque... mas desde que as noites começaram a esfirar começou a evaporar muito mais agua!! quer disser já ouvi disser alguem cá no forum quanto mais frio fica, a diferenca de temperatura é maior mais a agua evapora.... mas o facto é que me evaporam quase 3,5lts dia... já verifiquei e não há fugas... há 1mes e meio atraz quando o montei apenas evaporava 2lts, é normal? Citar
fjmr123 Publicado: Novembro 16, 2007 Publicado: Novembro 16, 2007 Claro que tens de continuar a Fazer a tua TPA normalmente, pois ao adicionares água nova, não estás a retirar detritos do aquário, pois estes não evaporam, o que vai acontecer é ficares cada vez com mais, podes ter subidas de amônia e aumentares a probabilidade do aparecimento de algas. Citar Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
sbilly Publicado: Novembro 16, 2007 Autor Publicado: Novembro 16, 2007 Claro que tens de continuar a Fazer a tua TPA normalmente, pois ao adicionares água nova, não estás a retirar detritos do aquário, pois estes não evaporam, o que vai acontecer é ficares cada vez com mais, podes ter subidas de amônia e aumentares a probabilidade do aparecimento de algas. Hum ... Está explicado o motivo da desgraça em que andam os vidros do meu aqua. Sai hoje uma TPA para o aqua do canto. Citar
Recommended Posts