Recommended Posts

Publicado

olá pessoal

brevemente vou ter um aquário de 1.20m mas não sei as restantes medidas e gostava de saber o que é mais aconselhável para um aquário com estas medidas

como devem imaginar as duvidas são muitas e o que para voçês é fácil para mim de momento é um pouco complicado, já andei a ler bastante e já aprendi muito mas como cada caso é 1 caso resolvi perguntar antes de fazer asneira e neste momento as unicas certezas é que tenho de ter um bom filtro(pelo menos 5x a litragem/hora) e tb já escolhi o biotopo

então aqui vão as duvidas

já escolhi o lago Malawi por isso já dei um passo

- quais as espécies que posso juntar? gostava de ter alguma variedade a nivel de cores mas sei que algumas especies não são indicadas para iniciantes

eu pessoalmente já vi algumas especies que gostei mas não sei se são espescies complicads ou se podem estar com outros

Pseudotropheus saulosi

Cynotilapia afra cobwe

e agora tb gostava de saber o que posso meter lá dentro a nivel de areia e rochas e tb de flora

peço isto porque depois de muito ler continuo indeciso, sei que cada um tem os seus gostos mas como ainda só tenho o aquário penso que esta é a altura ideal para fazer perguntas para não fazer nenhuma asneira que depois seja irreversivel

desde já muito obrigado a todos

________________________________________________________________________________

Ciclideos Africanos - Biótopo Malawi

Mbunas Palace

Publicado:

Olá,

desde já os meus parabéns pela escolha do biótopo Malawi, tenho a certeza de que não te arrependerás!

Agora, começando devagar e com calma, passo a passo:

1º Tens inúmeras espécies compatíveis dentro do biótopo Malawi e em primeiro lugar convém decidires aquilo que pretendes, ou seja, no Lago Malawi os ciclídeos estão "divididos" em duas categorias: Mbunas e Não-Mbunas. Dentro dos Não-Mbunas encontras os Peacocks (Aulonocaras) e os Haplochromis (na sua essência predadores do Lago). Por norma é aconselhável, embora seja possível, não fazer a misturas entre categorias devido aos diferentes aspectos da sua manutenção, a começar pela alimentação que diverge entre categorias. Os Haplochromis atingem por norma tamanhos muito consideráveis, pelo que seria recomendável um aqua de dimensões granditas.

2º Levando em consideração as espécies que já referistes deduzo que queiras optar por Mbunas, como tal tens algumas espécies consideradas mais pacíficas, como sejam os Labidochromis Caeruleus, Pseudotropheus Acei, Iodotropheus Sprengerae, algumas cynotilapias, entre outros. O ideal será tentares não misturar espécies com cores muito idênticas (os azuis ou os amarelos, por exemplo), por forma a evitar/contribuir para a hibridição (cruzamento entre espécies diferentes).

3º Se já leste a informação sobre o Biótopo Lago Malawi que está aqui no fórum, sabes que os parâmetros de água devem respeitar alguns valores mínimos para o sucesso na manutenção destes ciclídeos. Assim, em relação à areia aconselho-te a usar a da praia, apanhada numa praia limpa e de preferência junto ao mar (já vem praticamente lavadinha, basta apenas passares por água quando chegares a casa). Para além de ser mais económico torna-se vantajosa a utilização da areia da praia porque vai elevar os níveis do PH para aquilo que desejamos, ou seja, acima dos 8.0.

A decoração fica, como é óbvio, ao teu critério, porém deixa-me relembrar que os mbunas adoram/necessitam de rochas com vários buracos, pois disso mesmo depende a sua territorialidade e comportamento dentro do aqua. O indicado será rocha calcária (ajuda a subir a dureza da água) que encontras com bastante facilidade.

4º Relativamente à flora, tens duas opções: ou não colocas planta alguma no aquário, ou então optas por plantas mais resistentes que consigam suportar com maior facilidade os parâmetros químicos da água de um Malawi e a voracidade dos seus habitantes (exemplo dessas mesmas plantas são as Valisnérias Gigantea, Anúbias Nana, Fetos de Java).

Aqui tens alguns sites que ajudam na escolha de espécies (levando em linha de conta o aspecto da territorialidade/agressividade inter e intra-específica):

www.ciclideos.com

http://www.cichlid-forum.com

Quando escolheres as espécies que mais gostares coloca aqui a lista que nós ajudamos.

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

Meu Blog

Publicado:

aqui vão os que mais gosto

Cynotilapia afra cobwe

Pseudotropheus saulosi

Pseudotropheus socolofi

Labeotropheus Fuelleborni

Melanochromis cyaneorhabdos

Metriaclimae Estherae

Metriaclima greshakei

Metriaclima sp. "Zebra Chilumba maison reef"

Labidochromis sp. "Mbamba"

Labidochromis Caeruleus

Aulonocara nyassae

como é evidente, sei que não posso ter todos e tb que muitos desses não podem estar juntos mas por isso mesmo escolhi mais para quem me puder ajudar possa dizer quais destes posso colocar no mesmo aquário

até pode haver pessoal que conheça outras combinações possiveis e seria importante conhecer varias ideias

uma vez masi obrigado a todos

________________________________________________________________________________

Mbunas Palace

Publicado:
  vmcp27 disse:
Cynotilapia afra cobwe

Pseudotropheus saulosi

Pseudotropheus socolofi

Metriaclimae Estherae

Metriaclima greshakei

Labidochromis Caeruleus

Aulonocara nyassae

Para iniciante (tal como eu), não te aconselhava misturar Aulonocaras com Mbunas os últimos são muito briguentos para os mprimeiros (é possível, mas em 1.20m é à justa).

No teu caso também evitava tudo o que é Melanochromis, são conhecidos pelo seu carácter aguerido.

Saulosis e Caeruleus não misturam, as fêmeas têm a mesma coloração e a probabilidade de hibridização nesse caso é elevada.

Os Saulosi são uma boa escolha, têm um comportamento suficientemente equilibrado e se optares por um trio ou quarteto de saulosi (1M/2 ou 3F) vais ter ums belíssimos tons de amarelo no aquário (o macho azul também é muito bonito).

Um casal (não mais do que isso, são peixes grandes) de Labeo Fuelleborni é também uma boa escolha se optares pelos Afra Cobué, se labeo ficar no topo da hierarquia (como é normal) vai desempenhar o papel de autoridade e resfria a agressividade e territorialidade dos Afras.

A essa lista acrescentava um grupinho de pseudo. acei (de qualquer população), são pacíficos e pachorentos e têm comportamento de cardume, é um gosto vê-los fazer piscinas para além deste bailado (dizem) alcalmar o resto da população.

Podes também considerar um trio de iodotropheus sprengarae, que têm características pacíficas e são geralmente pouco territoriais.

A ideia é evitares as espécies mais agressivas e ficares pelas mais pacíficas, podes optar por apenas uma espécie mais agressiva (neste caso os afra) mas apenas isso pois 1.20m como já deves ter percebido é o mínimo para Mbunas.

Assim mesmo, poderás colocar aí diria até ao máximo de 5 espécies (dependendo da agressividade) em rácios de 1M/2F.

Se partires para 5 espécies (na média de 12 a 15 indíviduos) investe numa boa filtragem.

Boa sorte!

Cumps

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Publicado: (editado)

então fica assim com esta 1ª selecção( a negrito são os que mais gosto)

Cynotilapia afra cobwe

Pseudotropheus saulosi

Pseudotropheus socolofi

Metriaclimae Estherae

Metriaclima greshakei

Aulonocara nyassae

Pseudotropheus sp. Acei "Msuli"

Iodotropheus sprengerae

retirados, mas mantenho aqui para todos poderem dar a opinião

Labidochromis Caeruleus

a lista já se começa a compor mas gostava tb de saber se posso colocar alguma brigada de limpeza

Editado por vmcp27

Mbunas Palace

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

então aqui vai uma actualização do meu projecto

Aquário

é um Aquatlantis Evasion de 120x40x55 = 250L aproximadamente

Filtragem

é um 2 em 1, é um filtro exterior mas com lampada UV incluida, desconhecia este tipo de filtro mas o SR. da loja(amigo de longa data) conseguiu convencer-me e pelo preço de 85 euros não custa nada experimentar pois posso devolver e trocar por outro quando quiser.

liguei á experiencia no meu aquário de 1m e é super silencioso, nem parece que está a trabalhar

aqui fica o link para quem quiser conhecer melhor

http://wholesale.reefshops.com/product.php...at=0&page=1

marca : Sunsun HW- 303B

Power :35 W

UV Power 5W/7W/9W - este trás a lampada de 9W e tem a possibilidade de só ligar quando quiser

H-Max : 2.0m

Output : 1400 L/H

Weight : 9.0KG

Dimensions : L*B*H - 258*258*430 mm

matérias filtrantes:

ainda não sei e por isso aceito sugestões

Flora

ainda vou analisar mas se colocar é valisnérias e adubias nana

Substracto

areia da praia mas da ilha deserta(Ilha Deserta-Algarve) que é bastante limpa

Fauna

Pseudotropheus socolofi

Cynotilapia afra "Cobwe"

Pseudotropheus saulosi

Metriaclima greshakei

Labeotropheus fuelleborni "Yelow Sided"

estas são as que escolhi mas gostava de saber se existe alguma imcompatibilidade e gostava tb de saber a quantidade de machos e femeas que devia ter de cada espécie

Decoração

Rochas

Editado por vmcp27

Mbunas Palace

Publicado:

oi

aqui vai uma actualização do meu projecto, após a ajuda do pessoal penso que já consegui saber quais as especies que vou adquirir pois penso que agora já não deve haver incompatibilidades

Aquário

é um Aquatlantis Evasion de 120x40x55 = 250L aproximadamente

Filtragem

2 filtros

1º - É um 2 em 1, é um filtro exterior mas com lampada UV incluida, desconhecia este tipo de filtro mas o SR. da loja(amigo de longa data) conseguiu convencer-me e pelo preço de 85 euros não custa nada experimentar pois posso devolver e trocar por outro quando quiser.

liguei á experiencia no meu aquário de 1m e é super silencioso, nem parece que está a trabalhar

aqui fica o link para quem quiser conhecer melhor

http://www.aquariumsuppliesmarket.com.au/i...4a7d7483d473454

marca : Sunsun HW- 303B

Power :35 W

UV Power 5W/7W/9W - este trás a lampada de 9W e tem a possibilidade de só ligar quando quiser

H-Max : 2.0m

Output : 1400 L/H

Weight : 9.0KG

Dimensions : L*B*H - 258*258*430 mm

2º - filtro interno

700 L/h

matérias filtrantes:

- ceramicas

- não sei se é necessário mais alguma coisa por isso agradecia a vossa ajuda

Flora

ainda vou analisar mas se colocar é valisnérias e adubias nana

Substracto

areia da praia mas da ilha deserta(ao pé da Ilha do Farol-Algarve) que é bastante limpa

Fauna

Cynotilapia afra "Cobwe"

Pseudotropheus saulosi

Labeotropheus fuelleborni "Yelow Sided"

Pseudotropheus sp. "Polit"

Pseudotropheus spec."Acei Tanzanian Black"

estas são as que escolhi mas gostava de saber se existe alguma incompatibilidade e gostava tb de saber a quantidade de machos e femeas que devia ter de cada espécie, é 1 macho+ 2 femeas de cada especie?

Decoração

Rochas

Mbunas Palace