andreialima Publicado Novembro 11, 2007 Publicado Novembro 11, 2007 (editado) Preciso de ajuda urgentemente. Estava agora mesmo a olhar para o meu aqua quando me deparei com isto: Como não sabia o que fazer, e comoo tenho 3 corys no aqua, fiquei com medo que eles fossem comer os ovos, então fiz isto: Acham que fiz bem? Mal? Será que fora do abdómen da mãe estes ovos chegam a eclodir? E agora, o que faço? Se alguém me souber dizer o que se passou e como resolver esta situação, agradecia. É a primeira vez que esta fêmea tem ovos, será normal acontecer nas primeiras vezes? Tenho outra que esta perfeitamente normal, com os ovinhos todos no abdómen e tenho outra que vi ontem com apenas 2 ovos, hoje não tinha mais não sei porquê. Será que faz algum mal fazer os tpas de 2 em 2 dias como tenho feito? Tenho algas no aqua e estou a tentar controlar a situação fazendo tpas com esta frequência. O que faço agora? Será que estes ovos já estão perdidos e não posso fazer nada por eles? Editado Novembro 11, 2007 por andreialima
André Silvestre Publicado: Novembro 11, 2007 Publicado: Novembro 11, 2007 Olá Andreia. Ora aí estão umas fotos dignas de se ver. Nunca tinha testemunhado a libertação dos ovos por parte da fêmea. Sabia que elas o faziam mas nunca o presenciei. Espectáculo! Agora, o que aconteceu foi que os ovos foram abandonados porque não se encontravam fertilizados. Quando os ovos não são fertilizados, a fêmea abandona-os para voltar a produzir mais que serão futuramente ( ou não, como foi o caso) fertilizados por um macho. Eles não irão eclodir por duas razões: - a primeira e principal, não estão fertilizados, o que quer dizer que senão foram fertilizados quando ainda se encontravam na fêmea, também não o irão ser agora; - mesmo que estivessem fecundados, os ovos necessitam de ser arejados para não fungarem, e é o que acontece nos pleópodes ( várias membranas que a fêmea possui no abdómen ao qual os ovos estão agarrados) que a fêmea movimenta constantemente. Foi pena os ovos não estarem fertilizados mas as imagens do acontecimento em si estão muito boas.
andreialima Publicado: Novembro 11, 2007 Autor Publicado: Novembro 11, 2007 Olá Andreia. Ora aí estão umas fotos dignas de se ver. Nunca tinha testemunhado a libertação dos ovos por parte da fêmea. Sabia que elas o faziam mas nunca o presenciei. Espectáculo! Agora, o que aconteceu foi que os ovos foram abandonados porque não se encontravam fertilizados. Quando os ovos não são fertilizados, a fêmea abandona-os para voltar a produzir mais que serão futuramente ( ou não, como foi o caso) fertilizados por um macho. Eles não irão eclodir por duas razões: - a primeira e principal, não estão fertilizados, o que quer dizer que senão foram fertilizados quando ainda se encontravam na fêmea, também não o irão ser agora; - mesmo que estivessem fecundados, os ovos necessitam de ser arejados para não fungarem, e é o que acontece nos pleópodes ( várias membranas que a fêmea possui no abdómen ao qual os ovos estão agarrados) que a fêmea movimenta constantemente. Foi pena os ovos não estarem fertilizados mas as imagens do acontecimento em si estão muito boas. :D Que pena, pensei que ainda podia fazer alguma coisa, mas a tua explicação foi excelente, por isso acho que vou retirá-los da maternidade, não ficam lá a fazer nada não é... E até tinha pensado em libertá-los no aqua mas acho melhor não, as corys ainda lhes tomam o gosto e depois não querem outra Quanto às fotos, até não ficaram grande coisa, mas estas foram recortadas para que vissem mais ao pormenor, as originais não estão assim. Mas obrigada pelo elogio, sabe sempre bem;) Se quiseres posso enviar-tas por mail, é só pedir. Se for para contribuir de algum modo que seja com fotos, pelo menos essas são razoáveis (já que não tenho muitos conhecimentos sobre red's, estou a aprender) Fica bem e obrigada pela ajuda.
Recommended Posts