Alexandre Rodrigues Publicado: Novembro 14, 2007 Publicado: Novembro 14, 2007 Quero ainda ver se tenho espaço, e vou colocar o refúgio com os 60cm para a frente, pois assim ganho um pouco mais de visibilidade do aquário principal... não me estava a lembrar desse pormenor...Se bem me lembro vais colocar onde agora tens a televisão certo? Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
João Branquinho Publicado: Novembro 15, 2007 Autor Publicado: Novembro 15, 2007 Se bem me lembro vais colocar onde agora tens a televisão certo? Exacto. A televisão antiga dava para virar ligeiramente e conseguia ver sem grande problemas da mesa de jantar, mas agora com o LCD já não... vi logo que esta era uma boa desculpa para remodelar a sala e montar um aquário maior :D ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
João Branquinho Publicado: Novembro 25, 2007 Autor Publicado: Novembro 25, 2007 Olá novamente, Depois de uns dias mais ocupados a lançar novidades no fórum e a trabalhar... ah pois, tem que ser... voltei a este projecto, até porque gostava de ter isto pronto a tempo da passagem de ano Coloco aqui 2 fotos, uma com as alterações à estrutura depois dos vossos comentários e sugestões, que muito agradeço, e outra com um plano de como ficará o sistema com os aquários. Isto significa que decidi alterar o aquário do refúgio, passando para um tamanho substancialmente superior: 50lx50cx60a. Desta forma resolvo o meu problema da DSB de 15 cms, e do furo a 5cm do topo, ficando ainda com 40 cms de altura útil no refúgio. Tenho gostado imenso da ideia do refúgio, e queria fazer um com um tamanho simpático que me permita fazer lá algo engraçado e igualmente bonito como o aquário principal... O que acham das alterações? Posso dar fogo à peça? :D ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
NunoRamos Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 Boas João Por que razão encolheste a largura do refúgio (de 60 para 50 cm)? Não achas que ficava mais bonito tudo ao mesmo nível (aqua principal e refúgio)? Eu acho que ficava melhor, mas claro, gostos não se discutem. Quanto a dares fogo à peça, não te posso dizer isso, não tenho aínda conhecimentos para isso. Abraço. "O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave." Thomas Fuller Nuno Ricardo Ramos
João Branquinho Publicado: Novembro 25, 2007 Autor Publicado: Novembro 25, 2007 Bom, essa é uma questão logística e de apresentação de todo o sistema. Passo a explicar... Inicialmente, a estrutura era única, e de forma alguma eu conseguiria transportá-la no meu carro... logo, a decisão foi fazer 2 estruturas diferentes, uma para o aquário principal, e outra para o refúgio. Depois, apercebi-me que o refúgio iria ficar a tapar uma lateral completa do aquário principal, e isso não me estava a agradar... Assim, decidi desnivelar o aquário de refúgio, ficando visível 10 cms da lateral do aquário principal, e resolvendo assim o problema do transporte da estrutura, pois cabe uma dentro da outra No entanto agora vejo que se calhar esta ainda não é a situação 100% ideal... apenas 10 cms de lateral do aquário principal poderão não ser o suficiente... acho que o melhor é mesmo alterar as dimensões do aquário de refúgio para 60cx40lx60a, ficando assim 20 cms da lateral o aquário principal visível... hum..... lá vou eu brincar mais um bocadinho com as medidas... Relativamente à questão estética, e como a estrutura irá ficar coberta com acrílico a toda a volta, penso que não haverá qualquer problema a esse nível... Obrigado pela chamada de atenção Nuno ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
NunoRamos Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 João, Inicialmente, a estrutura era única, e de forma alguma eu conseguiria transportá-la no meu carro... logo, a decisão foi fazer 2 estruturas diferentes, uma para o aquário principal, e outra para o refúgio. pois é, realmente assim é muito mais fácil de ser transportada...principalmente quando a levares para casa... No entanto agora vejo que se calhar esta ainda não é a situação 100% ideal... apenas 10 cms de lateral do aquário principal poderão não ser o suficiente... acho que o melhor é mesmo alterar as dimensões do aquário de refúgio para 60cx40lx60a, ficando assim 20 cms da lateral o aquário principal visível... eu não sei onde vais pôr o aqua, mas nisso tens toda a razão, o ideal era poderes ter as 2 laterais totalmente visíveis (isto para mim era o ideal, mas acho que colocando um refúgio, isto não é possível), mas acho que vais conseguir fazer uma coisa em grande, muito agradável à vista. Obrigado pela chamada de atenção Nuno Ora essa, só não ajudo no que não puder Abraço. "O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave." Thomas Fuller Nuno Ricardo Ramos
João Branquinho Publicado: Novembro 25, 2007 Autor Publicado: Novembro 25, 2007 eu não sei onde vais pôr o aqua, mas nisso tens toda a razão, o ideal era poderes ter as 2 laterais totalmente visíveis (isto para mim era o ideal, mas acho que colocando um refúgio, isto não é possível), mas acho que vais conseguir fazer uma coisa em grande, muito agradável à vista. Olá Nuno, Dado que vou ter a coluna seca junto ao aquário de refúgio, não estou muito preocupado com isso. Vou perder um pouco de visibilidade lateral, mas essa mesma lateral terá a coluna por isso está tudo ok. Já alterei as fotos em cima, com as novas dimensões. ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
NunoRamos Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 (editado) Sim João, acho que fica melhor se esconderes o mais possível a coluna seca, é bem pensado Sabendo as dimensões da coluna e o local que onde vai ser colocada, é só aplicares no teu desenho do projecto e aguardares pela opinião dos teus amigos. Mesmo assim aínda vais ter uma boa área (20 cm) de observação, é importante para a sua manutenção, não? A sump, vais ter que a colocar lá pela lateral, com a viga só tens 65 cm (vai diminuir por causa da grossura das barras...) de cada lado, mas isso não é problema, se necessitares tiras os acrílicos por qualquer razão (estás a contar com isto, não?). Aonde andam os "técnicos do ferro"??? Editado Novembro 25, 2007 por NunoRamos "O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave." Thomas Fuller Nuno Ricardo Ramos
João Branquinho Publicado: Novembro 25, 2007 Autor Publicado: Novembro 25, 2007 O acrílico ficará preso à estrutura por imans, por isso vai dar para tirar com muita facilidade E sim, a sump entrará de lado. ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Just_me Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 eu faria o refugio a tapar completamente a lateral....60x60x60... e acho que o problema do refugio estar tão alto é que vai ser dificil de trabalhar nele... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
João Branquinho Publicado: Novembro 26, 2007 Autor Publicado: Novembro 26, 2007 Olá Pedro, Pensei bem na questão do refúgio tapar completamente a lateral ou não, e aí acho que é mesmo uma questão de gosto... não estou a gostar nada da ideia de ter aquela lateral completamente tapada com o refúgio... Relativamente à questão da altura, por acaso tocas num ponto interessante. A estrutura do meu aquário actual tem uma altura de 100cm. Por diversas vezes pensei na hipótese de fazer a nova estrutura com 90cm. Ficaria mais fácil aceder ao aquário principal e ao refúgio (dado que todo o sistema baixa 10cm, dado que vai ficar em frente ao sofá, a visão será melhor, e em última análise, pouco mais um bocado no móvel pois uso menos material É uma sugestão interessante que vou considerar... thanks ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Luis Rodrigues Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 Boas tambem concordo com o pedro. A lateral completamente tapada para mim traz 2 vantagens. Não condiciona o layout e não será necessario a limpeza do mesmo, o que como sabes é um pincel! Quanto a altura, ja te tinha referido isso. Da maneira que queres fazer a coisa, talvez se justifique baixares um pouco as medidas. Vês a medida do equipamento que queres la por por baixo, das uma margem de segurança e pronto.
João Branquinho Publicado: Novembro 26, 2007 Autor Publicado: Novembro 26, 2007 Quanto à lateral estou decidido. Vai mesmo ficar com os 20 cms visíveis. Relativamente à altura, tenho que ver quanto mede uma botija de CO2 que 10kg.... ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
NunoRamos Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 (editado) Olá João, Concordo com o Pedro e com o Luis, eu não tinha ligado muito a essa altura da estrutura. Vai ser uma guerra cada vez que fizeres a munutenção, principalmente com o refúgio (eu tenho 1,83m e acho que me passava). Convém pensares bem antes do que te arrependeres depois. Eu também já estou a analisar as medidas do equipamento que penso instalar. Editado Novembro 26, 2007 por NunoRamos "O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave." Thomas Fuller Nuno Ricardo Ramos
João Branquinho Publicado: Novembro 26, 2007 Autor Publicado: Novembro 26, 2007 O meu sistema actual tem já 160cm, e não é assim tão complicado quanto isso... o refúgio ficaria a 180, mas não tendo a parte superior tão ocupada como o aquário principal pois a calha é mais pequena, não será grande problema. Aqui a grande questão é mesmo a altura do equipamento e o espaço útil na zona da sump... isso é que é relevante pois o espaço tem que permitir a inclusão do equipamento na sua totalidade e o bom acesso e manipulação da mesma. ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 (editado) blá blá blá whiskas saquetas... eh eh eh eu quero é isso pronto!!! E pra ajudar estou por aqui... se for para ter isso pronto antes do final do ano, só não podes contar comigo pra ir pra dentro d'água para andar à caça de bicharada... mas de resto, tou aqui para o que der e vier... Editado Novembro 26, 2007 por zaad
João Branquinho Publicado: Novembro 26, 2007 Autor Publicado: Novembro 26, 2007 eheheh Ai sim???? Fixe, é que vai ser preciso carregar com o aquário novo de Odivelas até Linda-a-Velha, 4º andar e sem elevador!!! Ainda bem que podes ajudar. Depois vai ser preciso carregar 800 litros de água salgada, e depois carregar com o aquário antigo para a garagem (5 andares sem elevador!!!). Ainda podes ajudar? ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
NunoRamos Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 Olá novamente Depois vai ser preciso carregar 800 litros de água salgada Como é que vais transportar isso? Deves ter pessoal que te vais emprestar garrafões, não? E vão todos a cantar: "Aqui vamos nós para o Cabo Razo, aqui vamos nós cheios de pica, De Linda-a-Velha vamos fugir, vamos para o sol do Cabo Razo..." (Não rima, mas pronto...) "O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave." Thomas Fuller Nuno Ricardo Ramos
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 eheheh Ai sim???? Fixe, é que vai ser preciso carregar com o aquário novo de Odivelas até Linda-a-Velha, 4º andar e sem elevador!!! Ainda bem que podes ajudar. Depois vai ser preciso carregar 800 litros de água salgada, e depois carregar com o aquário antigo para a garagem (5 andares sem elevador!!!). Ainda podes ajudar? :D Só não posso entrar dentro d'água, mais nada... e vê lá se o aquário antigo não é carregado pra dentro dum Opel Astra cinza... Quanto a levar a água para o 4º andar... que tal um tanque e uma bomba cá em baixo a bombar água para o 4º andar? alguém tem alguma bomba assim poderosa? É apenas uma ideia....
João Branquinho Publicado: Novembro 26, 2007 Autor Publicado: Novembro 26, 2007 Está descansado que eu tenho elevador E se o meu aqua antigo for num Astra, espero que tenhas elevador também... ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 Também podes estar descansado... se o antigo viesse num Astra Cinza, ficava lá em baixo na sala, no R/C. Mas só passo do meu reef para aquele projecto que te mostrei... e isso ainda vai demorar algum tempinho...
Pedro Conceição Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Depois de um tempo mais ausente por motivos infelizes, tragalho e projectos Aquariofilia.net, vou dar umas voltas pelas areas gerais do fórum, e começo aqui! A altura do aqua é relativo, compra-se um escadote maior! Se o aqua vai ficar junto do sofá, podias baixar um pouco a estrutura, como já foi referido! Ficava mais agradavel de ver a quem estiver sentada! Eu também estou com o problema de montar um refúgio e não querer tapar a unica lateral visivel! Ficava engraçado ter o refúgio com a largura do aqua principal, mas é sempre bom ver o aqua através da lateral! Tens que ter atenção também à largura do refúgio por causa das espécies que poderás lá colocar! Sobre carregar aquas...que venham eles! Escolhe é o dia com atecedencia para eu poder marcar folga ou ajustar o meu horário, mas não deixes ficar para perto do Natal, senão esquece a minha ajuda....Natal e trabalho é uma combinação muito trabalhosa! MEGA ARQUIVO
João Branquinho Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 Olá Pedro, Do que disseste houve uma coisa que me chamou a atenção: ter atenção à largura do aquário por causa das espécies. Que limitações poderão existir num aquário de refúgio em termos de espécies? O que seria na tua opinião, e dos restantes membros claro, recomendável colocar na sump? ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Pedro Conceição Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Sabendo o que estás a pensar colocar no refúgio, acho que não há problemas do aqua ter 20cm de largura, mas não deves encurtar mais! Idealmente os 60x60x60 era ideal para um par deles! Sobre mais espécies poderás colocar além dessas.....hermitas, alguns peixes pequenos (gobies) e pouco mais. Por mim era só mesmo o que tens na cabeça (é o peixe mistério ) e os hermitas. Sobre o que colocar na sump acho que não muda em nada o que já tens! MEGA ARQUIVO
João Branquinho Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 Opá... enganei-me... não é na sump, é no refúgio ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Recommended Posts