Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal ..

Eu já tinha feito alguns DIY's mas nunca tinha posto aqui no fórum, mas hoje lá o resolvi fazer. Bem o que eu e o meu pai fizemos hoje foi simplesmente tirar uns cm's ao aquário onde eu ponho os escalares na primeira semana de vida e fazer uma sump interior ..

Em relação ao €€ não gastei nenhum, porque já tinha o silicone e o acrílico e a bomba foi dada ..

Peço já desculpa pelas fotos que foram tiradas com o telemóvel e o fotografo também não ajuda ! :) :)

Vamos começar ..

f_Semttulo4m_cab15d1.jpg

A bomba que vai se usada

g]httpf_Semttulom_2448356.jpg

A placa de acrílico maior já com os encaixes feitos.

f_Semttulo1m_b01e7c1.jpg

Pormenor do encaixe.

f_Semttulo2m_b51900f.jpg

Placa no sítio para ver a largura as placas para as divisórias.

f_Semttulo3m_f1be18b.jpg

A alisar as placas.

f_Semttulo5m_6f4db1d.jpg

Pormenor do encaixe e do buraco para o tubo que vem da bomba e manda a água para fora.

f_Semttulo6m_a6cd5dd.jpg

A testar a passagem do tubo.

f_Semttulo7m_b6b2891.jpg

f_Semttulo8m_1eea7c5.jpg

A fazer os furos para a água entrada na sump.

f_Semttulo9m_5e362f4.jpg

Pormenor dos furos já feitos.

f_Semttulo10m_09960dc.jpg

A por silicone já com as placas no devido sítio.

f_Semttulo11m_5171fe3.jpg

Já no sítio, com a madeira par as placas não darem de si.

f_Semttulo13m_8b50e76.jpg

A por silicone de lado.

f_Semttulo15m_88e8262.jpg

Já no sítio a secar.

f_Semttulo16m_88201bf.jpg

Aquário no devido sítio.

f_Semttulo17m_412135c.jpg

Pormenor da sump.

Foi o meu pequeno DIY, opinem bem ou mal..

Amanhã posto as fotos da sump já a trabalhar..

Abraços,

RS

Editado por sombra14

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Publicado:

Boas

Vamos ver como isso funciona! Em princípio sem problemas e está bem dimensionada para o tamanho do aquário. Gostei particularmente de um pequeno pormenor. A desarrumação na "oficina"! Está parecida à minha :) .

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

Publicado:

Boas,

Está muito fixe o projecto :) . Diz-me ma coisa, esse selicone é proprio para acrilico ou é de vidro???

abraço

Publicado:
Boas,

Está muito fixe o projecto ::D: . Diz-me ma coisa, esse selicone é proprio para acrilico ou é de vidro???

abraço

Boas AntraX..

O silicone é de vidro, mas eu já colei muito acrílico com ele e nunca me deu problemas.

Abraços,

RS

Publicado:
...Gostei particularmente de um pequeno pormenor. A desarrumação na "oficina"! Está parecida à minha :D .

Cumps.

Não vos mostro a minha garagem... :(

Ficou porreiro, não gostei foi da colagem do silicone, acho que podiam ter trabalhado um pouco mais esse aspecto, de certeza que da próxima fica melhor :D

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Publicado:
Vamos ver como isso funciona! Em princípio sem problemas e está bem dimensionada para o tamanho do aquário.

Boas David..

Ainda não tive oportunidade de po-la a trabalhar, mas também acho que não deve haver porblemas.

Gostei particularmente de um pequeno pormenor. A desarrumação na "oficina"! Está parecida à minha :lol: .
Não vos mostro a minha garagem... :oops:

:D :D.. Já tive várias oportunidades de a arrumar, mas arrumo e depois fica passado 2 dias toda desarumada ! Já me deixei de tentar ! biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':-)' /> (Uma boa maneira de dizer que não apetece arumá-la!)

Ficou porreiro, não gostei foi da colagem do silicone, acho que podiam ter trabalhado um pouco mais esse aspecto, de certeza que da próxima fica melhor ;)

Boas Alexandre..

Eu sei que podia ter ficado melhor, mas não á muito jeito para mexer na pistola do silicone e também o aquário não é para nenhum plantado e nem areão vai levar, por isso a preocupação não é muita!

Abraços,

RS

Publicado:

Boas ..

Aqui vai uma actualização depois de estar a trabalhar.

f_semttulo18m_94621a5.jpg

Ela está a trabalhar 5* e brevemente (3 dias em prencipio) deve receber novos habitantes .. 8)

Abraços,

RS

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)
Boas ..

Aqui vai uma actualização depois de estar a trabalhar.

f_semttulo18m_94621a5.jpg

Ela está a trabalhar 5* e brevemente (3 dias em prencipio) deve receber novos habitantes .. :smilecolros:

Abraços,

RS

Boas,

Como é que fizeste o dimensionamento da sump e onde é que compraste a esponja???

Editado por AntraX
Publicado:
Boas,

Como é que fizeste o dimensionamento da sump e onde é que compraste a esponja???

Boas AntraX,

O dimensionamento da sump foi feito a mais ou menos a olho sem que ocupa-se muito espaço e que tivesse espaço suficiente para a bomba e matéria filtrante, e em relação á esponja é daquelas normais dos filtros que as lojas de aquariofilia costumam vender em placas.

Obrigado pela atenção.

Abraços,

RS

Publicado:
Boas AntraX,

O dimensionamento da sump foi feito a mais ou menos a olho sem que ocupa-se muito espaço e que tivesse espaço suficiente para a bomba e matéria filtrante, e em relação á esponja é daquelas normais dos filtros que as lojas de aquariofilia costumam vender em placas.

Obrigado pela atenção.

Abraços,

RS

Ok. Obrigado