David Cabete Publicado Novembro 10, 2007 Publicado Novembro 10, 2007 (editado) Boas Depois de mais uma daquelas "visitas" a lojas aqui da zona, "agarrou-se" a nós um pequeno aquário com as medidas 30*15*20cm da Aquatlantis. Finalidade? Melhorar o espaço em que o Betta da Menina está de momento, um cubo de acrílico da Vodafone. Embora já sejam, segundo alguns, condições mais que suficientes, porque não dar um pouco mais de espaço e qualidade de vida, se é que se pode chamar "qualidade de vida" em cativeiro, aos nossos Bettas? Como a dada altura, na criação dos putos bettas, é preciso iluminação, comecei a "magicar" o que iria fazer relativamente à mesma. Um candeeiro simples seria a melhor opção, e se calhar a mais barata. Mas iria perder o interesse. Abre gaveta daqui, tira caixa de acolá e mais uma ida à garagem do "cóta" para ver o que se podia fazer. Fez-se luz, ou melhor, irá fazer-se depois da Mini Calha pronta. Eis o material "escolhido": - Perfil de alumínio 30*7*4cm, tendo sido refiado uma das bases; - Dois topos de plástico 7*4cm para o perfil acima; - Lâmpada "comprada" na dita garagem. Há lá sempre umas coisas interessantes. - Há mais material que vai sendo utilizado, mas que normalmente tenho por casa. - Primeiro passo: furar o perfil de alumínio de modo a apertar com parafusos os topos de plástico. - Escarear os furos, de modo a que a cabeça do parafuso fique embutida no alumínio. - Um primeiro ensaio dos furos e colocação dos topos. - Mais duas peças. Calha onde irá ser colocado o acrílico que irá proteger a lâmpada. - Pequenos cortes nos topos, para a calha do acrílico, ( mais tarde irá sofrer alterações ). - Mais um ensaio, desta vez a colocação dos topos com o rasgo para as calhas. - Topos aparafusados e calhas colocadas no devido lugar. Coube na perfeição. - Fixação das calhas com cola. Os grampos asseguram que não se mexa nada, enquanto a cola seca. - Enquanto as calhas estão a colar, desmontar a dita "lâmpada", ou melhor a mini armadura. - Dois suportes para lâmpadas T5, a própria lâmpada para servir de medida, mais uns pingos de cola e aguardar que seque. Não esquecer de colocar fios nos suportes, porque depois de colados, já não há acesso aos buracos dos fios! - Os mesmos grampos para fixação, mas utilizados de um modo "estranho"! Quando não há cão, caça-se com gato... - A "armadura" pronta a ser cortada de modo a servir de suporte ao balastro. - "Armadura" já cortada. O que se aproveitou é a parte que não está riscada na imagem anterior. - Alteração aos topos de plástico. Retirei a aba que tinha, de modo que o acrílico tenha o mesmo comprimento do perfil. - Soldar os fios provenientes dos suportes. - Colocação do suporte do balastro, e balastro, no lado oposto à lâmpada. - De um outro ângulo. - Reflector de alumínio já recortado e quinado. Esta parte foi um pouco chata... matemática nunca foi o meu forte. - No dia seguinte, ( sim, porque quando olhei para o relógio eram só 5 e 30 da manhã! ), colocação do reflector no seu lugar. - Pormenor da calha. O balastro fica escondido por baixo do reflector. - Detalhe do interruptor. Nota-se nova alteração no topo de plástico, desta feita mais um corte para albergar os fios que passam junto do reflector de alumínio. - Isolamento de parte da calha, para em seguida seguir para a estufa de pintura. - Já pintada, em fase de secagem. - Calha seca e com um dos topos colocado no sítio. - Chapa de acrílico já cortado à medida da calha. - Colocada no lugar. Basta deslizar pelo lado onde não foi colocado o topo de plástico. - Aspecto final, já colocada no aquário. - De uma outra perspectiva. Conclusão: Não é difícil de fazer este tipo de DIY. Basta começar e ter o material e ferramenta adequada. Além disso é um óptimo passatempo, para quem gosta. Preços não sei, mas fazendo assim um apanhado por alto, em material deve ficar-se por 15 a 20 Euros, se tanto! Cumps. Editado Novembro 10, 2007 por David Cabete Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Rodrigo Guimarães Publicado: Novembro 10, 2007 Publicado: Novembro 10, 2007 Muito Bom, mestre dos DIY's! Estava amagicar uma pequena mas agora já tenho banana rock Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
fjmr123 Publicado: Novembro 10, 2007 Publicado: Novembro 10, 2007 Mais uma vez muito bom. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
Rui J. Rocha Publicado: Novembro 11, 2007 Publicado: Novembro 11, 2007 5 *'s - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
paulo pereira Publicado: Novembro 12, 2007 Publicado: Novembro 12, 2007 Boas Davs! Simplesmente porreiro pá! Pessoalemente gosto muito dos teus diy porque têm uma forte componente de poupança e reciclagem de materiais. Está com muito bom aspecto, tal como a maior parte dos teus projectos. Só uma coisa, tenho uma calha de 120cm que reciclei da aquapor ou parecida, e tem um acrílico que penso não deixar passar muito bem a luz, e pensei em trocar por acrílico liso, sabes onde posso comprar esse material e quanto deve rondar o preço? Abraço Paulo
David Cabete Publicado: Novembro 12, 2007 Autor Publicado: Novembro 12, 2007 Boas No poupar é que está o ganho! Obrigado pelos elogios. Essa calha da "Aquapor", ou parecida, deve ser igual a uma que tenho aqui por casa. O acrílico é tipo martelado, mas fica amarelado com o passar do tempo. Para comprares chapas de acrílico, tenta numa vidraria ou numa casa que faça reclames e expositores para lojas. Preço é que é um pouco caro! Normalmente mais do que o vidro da mesma espessura. As chapas de acrílico que uso, são restos de montagens de expositores. Cravei-os a um fornecedor, aquando da última remodelação da loja onde trabalho. Com 1,20m não tenho, senão até te desenrascava isso! Mas tenta numa vidraria. Eles têm de certeza. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
José Garcia Publicado: Novembro 12, 2007 Publicado: Novembro 12, 2007 Mestre dos DYI (...lol) isso esta muito bom ,cinco estrelas mesmo ,uma verdadeira fonte de inspiração Abraço José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Alexandre Rodrigues Publicado: Novembro 12, 2007 Publicado: Novembro 12, 2007 Por momentos ao olhar esta foto fiquei com impressão de teres casa de fim de semana em Lisboa , mas depois de observar melhor... Bom trabalho sim senhor, como sempre arrisco-me a dizer que "és" o melhor DIY já alguma vez por aqui apareceu. abraço Alex Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
paulo pereira Publicado: Novembro 13, 2007 Publicado: Novembro 13, 2007 obrigado Davs, Vou tentar arranjar o acrílico também da mesma forma, cravando a alguma oficina porque é só uma tira que quero, at+e pode ser que tenham lá e que me desnrrasquem. Abraço Paulo
Recommended Posts