ferreira Publicado Novembro 9, 2007 Share Publicado Novembro 9, 2007 Caros amigos tenho uma questão a colocar aos entendidos em Oscares. Tenho um aqua onde estou a fazer crescer alguns (poucos) oscares. Acontece que com o passar dos meses todos eles estão bastante negros, quase pretos. O vermelho que normalmente apresentam os da variedade tigre, esbateu-se e quase não existe. Acho bastante estranho, mas como é a primeira vez que "engordo" oscares não sei se será normal. Os peixes estão bastante saudaveis e gordinhos, têm um comportamento normal e crescem também de forma normal, a cor é que simplesmente desapareceu para dar lugar ao negro.......... Para concluir: têm aproximadamente 15 cm's, actualmente vivem em 500L de água (para o ano, se tudo correr bem, viverão no dobro) com 7 e pouco de Ph a 26 graus e amónia a 0. A comiga é caseira alternada com três tipos de granulados para ciclideos..... Acham normal o desaparecimento do vermelho e o facto de estarem quase negros???? abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
DaCosta Publicado: Novembro 10, 2007 Share Publicado: Novembro 10, 2007 Boas, não sou nenhum entendido em oscares, mas também tenho oscares (dois), um é albino e o outro tigre. Comprei-os com 7cm agora o tigre tem 17cm e o albino 13cm, o tigre não perdeu as manchas vermelhas (até tem mais), sinceramente não sei qual será o problema. Alguns destes problemas devem-se essencialmente a problemas com a água e com a alimentação. Não me parece que tenhas algum deles pelo dizes. Espera até alguém mais sabido escrever algo. Cumps RocKwood DIY - Fundo 3D DIY - Sistema de CO2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Abóbora Publicado: Novembro 10, 2007 Share Publicado: Novembro 10, 2007 Deve ser falta de alimentos com caroteno ou então são mesmo assim Não sei se já tem, mas na comida caseira adiciona cenoura e camarão com casca ou krill. Se não notares melhorias é porque são mesmo assim "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..." Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ferreira Publicado: Novembro 13, 2007 Autor Share Publicado: Novembro 13, 2007 Então o pessoal dos Oscares sou só eu e mais duas pessoas?? Não há mais ninguém para opinar?? Agradecimentos ao Dacosta e ao veterano João. Não me parece um problema relacionado com a alimentação caseira, até porque junto sempre uma boa quantidade de cenoura e camarão também...também não me parece que sejam assim porque quando vieram cá para casa tinham as cores bastante vivas.......... Tenho andado aqui a pensar se não será um problema comportamental relacionado com o meio......... Como mais ninguém aqui do forum dá o seu contributo, tenho de pensar em fazer umas experiencias para ver se resolvo isto.......... cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
DaCosta Publicado: Novembro 13, 2007 Share Publicado: Novembro 13, 2007 Ferreira, tenta colocar essa questão no Cichlid-Forum. Há muita gente nesse forum com oscares, pode ser que tenhas a resposta. Cumps RocKwood DIY - Fundo 3D DIY - Sistema de CO2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Abóbora Publicado: Novembro 13, 2007 Share Publicado: Novembro 13, 2007 Essa mudança de cor é normal. Os peixes ao crescerem ficam com vários tons e diferenças nos padrões que não apresentavam quando mais jovens. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..." Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ferreira Publicado: Novembro 14, 2007 Autor Share Publicado: Novembro 14, 2007 Eu sei disso amigo João, mas acredita que se tivesses visto os meus peixes quando foram lá para casa e como estão agora ias entender-me. O problema não está certamente nas mudanças de cor relacionadas com o crescimento mas parece-me que na habituação ao meio que lhes estou a oferecer. Só pode ser isso..... A verdade é que a minha experiencia com peixes de aquário não é assim tanta quanto isso mas em contrapartida é enorme com peixes no seu habitat natural pois tenho certamente algumas centenas de horas dentro de água: faço mergulho e caça submarina desde que me conheço como gente. Acho que a resposta está aí, no comportamento do peixe face ao meio. Para começar a experiencia que o comprove, este FDS vou fazer obras dentro do meu aqua...só não sei onde vou colocar os 500 ltrs de água enquanto os serviços se desenrolarem....... Vá lá pessoal que tem Oscares: TOCA A OPINAR ANTES DE EU ME METER EM TRABALHOS!!! (pode ser que esteja enganado e seja outro problema qualquer que se resolva apenas com a adicção de algum produto à àgua.....) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andrejnr Publicado: Dezembro 12, 2007 Share Publicado: Dezembro 12, 2007 (editado) Coloca o setup do aquario incluindo a frequencia de TPAs e quantidade de água mudada, niveis de amonia pH etc. Já agora a que temperatura estão os peixes? Editado Dezembro 12, 2007 por andrejnr Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui J. Rocha Publicado: Dezembro 12, 2007 Share Publicado: Dezembro 12, 2007 Para mim, e como tenho jaguares na mesma situação, isso é comportamento territorial. Tenho um jaguar, que está sempre todo preto por causa do outro... que mantém as cores, e porque tem medo dele. Mas por vezes, quando eles estão alguns minutos sem se verem um ao outro, o tal que fica preto, ganha as cores normais de um jaguar, mas assim que vê o outro, fica preto. Sem mais nem menos. Acho que será um problema territorial, ou de terem medo de alguns dos outros oscares... - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Abóbora Publicado: Dezembro 12, 2007 Share Publicado: Dezembro 12, 2007 Nunca notei mudanças radicais nos meus. Apenas pequenas alterações do cinzento para o preto, quando há lutas. Agora perderem o vermelho é que nunca vi acontecer. Fosse em lutas, acasalamento, doença... Mas há peixes e peixes "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..." Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ferreira Publicado: Dezembro 14, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 14, 2007 Peço desculpa às pessoas que responderam pelo facto de não ter postado o resultado....às que têm Oscares (e são muitas), e não responderam não entendo porque não o fizeram... Então é assim: No aquario que estava a falar tinha alguns oscares naquilo que eu queria que fosse um ambiente o mais proximo possivel dos rios da america do sul ou pelo menos daquilo que eu acho que são esses rios : fundo escuro, luz tamizada, areão escuro (similar à cor da matéria organica em decomposição), trocos e pedras também escuras. Os bichinhos foram perdendo a cor mais viva e artificial que normalmente apresentam nas lojas e foram-se tornando quase negros..até o meu selvagem estava mudado. E isto ao longo de +- 8 meses. Da comida não podia ser porque é bastante rica e variada, os parametros da agua estavam sempre impecáveis.....por isso era estranho......ou não... Como tenho imensa experiencia em mergulho e caça submarina sei que os peixes, praticamente todos, adaptam as suas cores ao padrão dominante do meio onde se encontram.... Daí foi facil.....mudei o areão negro para areia branca, retirei os troncos e troquei as pedras escuras por brancas roladas....um FDS em grande com a maria a partir-me a cabeça com água por todos os lados..........digamos que o aquário em termos estéticos ficou muito bem mas em termos de biotopo está um verdadeiro nojo! RESULTADO : passado apenas estas poucas semanas os peixes voltaram a adquirir cores muito mais vivas, os vermelhos e laranjas estão novamente acentuados e até o meu selvagem está a ficar com partes do ventre amareladas CONCLUSÃO: deixei de ter peixes mais proximos daquilo que são os oscares que nadam nos rios da america do sul para voltar a ter Oscares iguais aos bonitinhos que se vêm nas lojas e nas exposições. Parece um doce com sabor amargo, não acham? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eric Cardoso Publicado: Dezembro 14, 2007 Share Publicado: Dezembro 14, 2007 É caso para dizer ... E esta hein ? Mas tem toda a logica O meu Oscar Selvagem Aquario da Nossa Costa [DIY]Filtro Externo (pvc) [DIY] Movel, Calha de Iluminação, Filtro e aquario"Mais vale um péssimo dia de mergulho do que um ótimo dia de trabalho" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts