Oscares Negros

Recommended Posts

Caros amigos tenho uma questão a colocar aos entendidos em Oscares.

Tenho um aqua onde estou a fazer crescer alguns (poucos) oscares. Acontece que com o passar dos meses todos eles estão bastante negros, quase pretos.

O vermelho que normalmente apresentam os da variedade tigre, esbateu-se e quase não existe.

Acho bastante estranho, mas como é a primeira vez que "engordo" oscares não sei se será normal.

Os peixes estão bastante saudaveis e gordinhos, têm um comportamento normal e crescem também de forma normal, a cor é que simplesmente desapareceu para dar lugar ao negro..........

Para concluir: têm aproximadamente 15 cm's, actualmente vivem em 500L de água (para o ano, se tudo correr bem, viverão no dobro) com 7 e pouco de Ph a 26 graus e amónia a 0. A comiga é caseira alternada com três tipos de granulados para ciclideos.....

Acham normal o desaparecimento do vermelho e o facto de estarem quase negros????

abraços

Partilhar nas redes sociais

Boas, não sou nenhum entendido em oscares, mas também tenho oscares (dois), um é albino e o outro tigre. Comprei-os com 7cm agora o tigre tem 17cm e o albino 13cm, o tigre não perdeu as manchas vermelhas (até tem mais), sinceramente não sei qual será o problema. Alguns destes problemas devem-se essencialmente a problemas com a água e com a alimentação. Não me parece que tenhas algum deles pelo dizes.

Espera até alguém mais sabido escrever algo.

Cumps

Deve ser falta de alimentos com caroteno ou então são mesmo assim ::D:

Não sei se já tem, mas na comida caseira adiciona cenoura e camarão com casca ou krill.

Se não notares melhorias é porque são mesmo assim :(

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Então o pessoal dos Oscares sou só eu e mais duas pessoas?? Não há mais ninguém para opinar??

Agradecimentos ao Dacosta e ao veterano João.

Não me parece um problema relacionado com a alimentação caseira, até porque junto sempre uma boa quantidade de cenoura e camarão também...também não me parece que sejam assim porque quando vieram cá para casa tinham as cores bastante vivas..........

Tenho andado aqui a pensar se não será um problema comportamental relacionado com o meio.........

Como mais ninguém aqui do forum dá o seu contributo, tenho de pensar em fazer umas experiencias para ver se resolvo isto..........

cumprimentos

Essa mudança de cor é normal. Os peixes ao crescerem ficam com vários tons e diferenças nos padrões que não apresentavam quando mais jovens.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Eu sei disso amigo João, mas acredita que se tivesses visto os meus peixes quando foram lá para casa e como estão agora ias entender-me.

O problema não está certamente nas mudanças de cor relacionadas com o crescimento mas parece-me que na habituação ao meio que lhes estou a oferecer. Só pode ser isso.....

A verdade é que a minha experiencia com peixes de aquário não é assim tanta quanto isso mas em contrapartida é enorme com peixes no seu habitat natural pois tenho certamente algumas centenas de horas dentro de água: faço mergulho e caça submarina desde que me conheço como gente. Acho que a resposta está aí, no comportamento do peixe face ao meio.

Para começar a experiencia que o comprove, este FDS vou fazer obras dentro do meu aqua...só não sei onde vou colocar os 500 ltrs de água enquanto os serviços se desenrolarem.......

Vá lá pessoal que tem Oscares: TOCA A OPINAR ANTES DE EU ME METER EM TRABALHOS!!! (pode ser que esteja enganado e seja outro problema qualquer que se resolva apenas com a adicção de algum produto à àgua.....)

• 4 semanas depois...

Coloca o setup do aquario incluindo a frequencia de TPAs e quantidade de água mudada, niveis de amonia pH etc.

Já agora a que temperatura estão os peixes?

Editado por andrejnr

Para mim, e como tenho jaguares na mesma situação, isso é comportamento territorial. Tenho um jaguar, que está sempre todo preto por causa do outro... que mantém as cores, e porque tem medo dele.

Mas por vezes, quando eles estão alguns minutos sem se verem um ao outro, o tal que fica preto, ganha as cores normais de um jaguar, mas assim que vê o outro, fica preto. Sem mais nem menos.

Acho que será um problema territorial, ou de terem medo de alguns dos outros oscares...

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Nunca notei mudanças radicais nos meus. Apenas pequenas alterações do cinzento para o preto, quando há lutas.

Agora perderem o vermelho é que nunca vi acontecer. Fosse em lutas, acasalamento, doença...

Mas há peixes e peixes :)

Peço desculpa às pessoas que responderam pelo facto de não ter postado o resultado....às que têm Oscares (e são muitas), e não responderam não entendo porque não o fizeram...

Então é assim:

No aquario que estava a falar tinha alguns oscares naquilo que eu queria que fosse um ambiente o mais proximo possivel dos rios da america do sul ou pelo menos daquilo que eu acho que são esses rios : fundo escuro, luz tamizada, areão escuro (similar à cor da matéria organica em decomposição), trocos e pedras também escuras. Os bichinhos foram perdendo a cor mais viva e artificial que normalmente apresentam nas lojas e foram-se tornando quase negros..até o meu selvagem estava mudado. E isto ao longo de +- 8 meses. Da comida não podia ser porque é bastante rica e variada, os parametros da agua estavam sempre impecáveis.....por isso era estranho......ou não...

Como tenho imensa experiencia em mergulho e caça submarina sei que os peixes, praticamente todos, adaptam as suas cores ao padrão dominante do meio onde se encontram....

Daí foi facil.....mudei o areão negro para areia branca, retirei os troncos e troquei as pedras escuras por brancas roladas....um FDS em grande com a maria a partir-me a cabeça com água por todos os lados..........digamos que o aquário em termos estéticos ficou muito bem mas em termos de biotopo está um verdadeiro nojo!

RESULTADO : passado apenas estas poucas semanas os peixes voltaram a adquirir cores muito mais vivas, os vermelhos e laranjas estão novamente acentuados e até o meu selvagem está a ficar com partes do ventre amareladas

CONCLUSÃO: deixei de ter peixes mais proximos daquilo que são os oscares que nadam nos rios da america do sul para voltar a ter Oscares iguais aos bonitinhos que se vêm nas lojas e nas exposições.

Parece um doce com sabor amargo, não acham?

É caso para dizer ... E esta hein ? :snipersmile:

Mas tem toda a logica