Figas8 Publicado Novembro 8, 2007 Publicado Novembro 8, 2007 tenho uma calha T5 4x39W 14.000K...será que dá para um aqua de algua salgada de 270 ltrs?tendo em canta a rocha viva,corais etc..
erlenmeyer Publicado: Novembro 8, 2007 Publicado: Novembro 8, 2007 tenho uma calha T5 4x39W 14.000K...será que dá para um aqua de algua salgada de 270 ltrs?tendo em canta a rocha viva,corais etc.. Boas, Desde já informo que sou pouco experiente em salgados, o meu vai fazer 6 meses. Tenho um amigo que tem um aquário de 200 L, com uma coluna de agua(altura) de 50cm. Ele apenas tem 2 T5's de 39W e uma actinica, tendo corais moles e um ou outro duro estão fantásticos. Há quem diga que os duros necessitam de HQI's, o que penso ser verdade para a maioria dos duros, mas para corais moles chega perfeitamente, estou a supor que não tenhas uma coluna de agua superior a 50 ou 55cm. Mas de qualquer forma, aguarda pelos "senhores" dos salgados, que tanto têm ajudado para que cada vez haja mais Reef's neste país. Desejo-te muita sorte, estudo e PACIÊNCIA (sendo este último muitissimo importante). Um abraço, ERLENMEYER ...and everything is Chemistry
Diogo Lopes Publicado: Novembro 8, 2007 Publicado: Novembro 8, 2007 Olá, De facto partindo pressuposto que não tens mais de 55 cm de altura, 4x39W chegam e dá para manteres todos os corais. O único cuidado que tens que ter é colocar os mis exigentes em cima e a calha perto da água. Tenho um amigo que tem um aquário de 200 L, com uma coluna de agua(altura) de 50cm. Ele apenas tem 2 T5's de 39W e uma actinica, tendo corais moles e um ou outro duro estão fantásticos. Devo dizer-te que os corais com o dobro da iluminação poderiam ficar ainda melhor. Acho que tens pouca luz... Abraço, Diogo
Figas8 Publicado: Novembro 8, 2007 Autor Publicado: Novembro 8, 2007 fui a uma loja de aquariofilia...e o dono da loja disse que 4 lâmpadas de 39W dava perfeitamente ate porque o meu aquario tem 50cm de altura!!agora expliquem-me uma coisa o é são os 14.000K??
erlenmeyer Publicado: Novembro 8, 2007 Publicado: Novembro 8, 2007 fui a uma loja de aquariofilia...e o dono da loja disse que 4 lâmpadas de 39W dava perfeitamente ate porque o meu aquario tem 50cm de altura!!agora expliquem-me uma coisa o é são os 14.000K?? Boas, Os 14.000K é a temperatura de cor da lâmpada. Algo entre os 10.000 e 14.000 tens luz branca, acima destas temperaturas de cor tens tons azulados e abaixo tens amarelados. Pesquisa um pouco pela net, como "temperatura de côr", encontras muita informação, quer sobre luz em geral quer sobre iluminação em aquariofilia. Cumps, ERLENMEYER ...and everything is Chemistry
Figas8 Publicado: Novembro 8, 2007 Autor Publicado: Novembro 8, 2007 ja que estou numa de aprendizagem....tons azulados é indespensavel para a agua salgada ou seja acima dos 14.000K? ah o homem da loja ate disse que 4x40W T8 dava!!
Diogo Lopes Publicado: Novembro 9, 2007 Publicado: Novembro 9, 2007 Olá, ja que estou numa de aprendizagem....tons azulados é indespensavel para a agua salgada ou seja acima dos 14.000K? ah o homem da loja ate disse que 4x40W T8 dava!! Os "tons azulados" não são indispensáveis, mas aludam na estética e também se tiveres duas fases de acendimento, evitando uma exposição repentina dos corais a muita luz. Não que loja é essa mas o que te disseram está mal! Primeiro o tamanho correspondente às T5 de 39W são as T8 de 30W que têm 1 metro e a intensidade de luz de uma T5 não se compara a uma T8. As 4 T5´s servem para colocares todos os corais... as T8 não. Abraço, Diogo
Figas8 Publicado: Novembro 9, 2007 Autor Publicado: Novembro 9, 2007 humm ok obrigado....onde é que se pode encontrar material em segunda mao?
Figas8 Publicado: Novembro 9, 2007 Autor Publicado: Novembro 9, 2007 e se eu puser tons azulados numa calha de 14.000K é possivel?
Luis Rodrigues Publicado: Novembro 10, 2007 Publicado: Novembro 10, 2007 e se eu puser tons azulados numa calha de 14.000K é possivel? Os "tons azulados" não são indispensáveis, mas aludam na estética e também se tiveres duas fases de acendimento, evitando uma exposição repentina dos corais a muita luz.
Recommended Posts