Recommended Posts

Publicado

Boas tardes caros companheiros!! bang

Então é assim, tou a mudar de casa, e a casa nova tem o soalho flutuante.

O aquario tem +/- 450L e a estrutura que o suporta tem apenas 4 pés.... o que por pé dá muito peso e iria estragar de certeza o chão...

O que aconselham a por entre o chão e os pés? Madeira? Uma chapa de Ferro? Pedra ??

Penso que assim, e corrijam-me se estou enganado, o material que está entre o chão e os pés vai distribuir a força dos 4 pontos pela area do material, certo???

Como fizeram e quais os resultados de quem tem um chão destes.....

Obrigado desde já pela ajuda.

Abraço, Tiago

DBDportugal.gif
Publicado:

Concordo 99% com o ANTO, apenas acho que se utilizares material igual ao pavimento este com toda a certeza tera uma espessura reduzida que não suportará o peso do tem Aquario.

Se o Aquario é de 450L terás 450Kg + peso do areao + peso da estrutura metalica = 500 Kg apx

Se dividires pelos 4 apoios terás 125 Kg em cada pé, se fizeres contas á area de apoio desse pé verificarás que será um peso um pouco elevado por cm2.

Sugiro que coloques a estrutura sobre uma placa de madeira maciça de pelo menos 16mm e que entre a placa e o pavimento coloques uma tela daquelas brancas tipo esponja para nao danificar o pavimento.

Publicado:
Boas tardes caros companheiros!! :-D

Então é assim, tou a mudar de casa, e a casa nova tem o soalho flutuante.

O aquario tem +/- 450L e a estrutura que o suporta tem apenas 4 pés.... o que por pé dá muito peso e iria estragar de certeza o chão...

O que aconselham a por entre o chão e os pés? Madeira? Uma chapa de Ferro? Pedra ??

Penso que assim, e corrijam-me se estou enganado, o material que está entre o chão e os pés vai distribuir a força dos 4 pontos pela area do material, certo???

Como fizeram e quais os resultados de quem tem um chão destes.....

Obrigado desde já pela ajuda.

Abraço, Tiago

Boas

A estrutura do meu aquario (de 500l) tem 6 pes, e esta protegido por 6 borrachas do tamanho dos pés da estrutura.

O soalho é taco.

Nada a apontar, está tudo a 100%.

Boa sorte ai para as mudanças! :P;)

Publicado:

Boas

Tem em atenção tacos e soalho flutuante são duas formas de aplicar um é madeira colada directamente ao cimento e outra não sei como esta aplicado, por norma seria aplicado com um espaço entre o soalho e o cimento e só há apoio em pontos espaçados

Cumps

Publicado:

O soalho flutuante é aplicado com uma "espuma" ou "esponja" entre o soalho e a placa.

O problema não é a espuma ficar amassada. Tens é que ver a resistência das placas do soalho.

Há placas que ficam marcadas com uma pancada mesmo pequena e com esse peso ficariam certamente com a marca do pé do móvel.

Agora há outras que podes meter peso em cima à vontade que são muito resistentes.

Avalia a dureza da placa, e para além de tentares colocar uma base um pouco maior por baixo de cada pé (uma das opções se não quiseres uma placa inteira), tenta colocar uma borracha para não teres duas peças rígidas em contacto.

Tronco.jpg
Publicado:

É conveniente que coloques uma base mais larga que os pés do móvel para diminuir a pressão sobre o soalho. (se aumentares a área da base para o dobro diminuis a pressão a metade, etc, etc... isto idealmente, caso a deformação da base a colocar fosse nula, o que dificilmente vai acontecer)

As placas que colocares devem ser o menos deformáveis possível, mas não podes correr o risco que quebrem. Não serem deformáveis "garante-te" que a distribuição do peso se vai fazer pela área da placa e não pelo centro debaixo do pé, caso esta se deformasse.

Uma placa inteira também não me parece ser muito vantajoso, dado que passados uns centímetros já não está lá a fazer nada (a madeira "dá de si" e meia dúzia de centímetros ao lado do pé já quase não está a fazer força). Optarias por uma placa total eventualmente por questões estéticas, se fosse caso disso.

Normalmente o próprio soalho flutuante não reune as condições de rigidez a que me refiro. Entre a placa que colocares e o soalho, pode ter vantagem colocares a tal espuma/ borracha que o sbilly falou.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!