Recommended Posts

Publicado:
Boas,

Eu não tive pressa nenhuma na climatização. Quando cheguei a casa meti durante 3 horas o saco dentro do aqua. Depois abri os sacos ...e durante 4 horas tiveram a conta gotas. Eu não tenho é a vossa experiência com discus..como já referi :) . Bem outra coisa.......lembram-se quando eu escrevi que eles já comiam??? agora parece que estao a dar para parvos.. :S :S ....cagam e parece que não comem ... lOl

abraços

claro que comem! tu é que n ves! biggrin

• Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Boas amigo Paulo,

pessoalmente discordo -- que eu saiba o valor do GH é o somatório do Mg e Ca numa relação de 1:1

Afinal estamos de acordo relativamente ao somatório, portanto como eu referi se adicionar-mos só o sulfato de magnésio vamos ter uma valor enganador, pois falta-nos o cálcio (carbonato de cálcio), certo?

Era isto que eu queria chamar atenção pois tenho lido que alguns membros adicionam apenas este químico para subir o Gh. O que eu penso ser incompleto/incorrecto.

Quanto à relação entre eles… não tenho a certeza…apenas li um artigo num fórum dos nossos vizinhos Galegos onde o autor do artigo falava na utilização do cálcio e magnésio numa relação aproximada de 3:1, se a minha memoria não se falha penso que era isto. Se calhar foi um erro do autor pois parece-me ser mais aceitável do que a Nutrafin se ter enganado.

Um abraço

João Gonçalves

nada2.jpg

Publicado: (editado)
Boas amigo Paulo

boas joão :idea:

Afinal estamos de acordo relativamente ao somatório

sim, a meu ver o GH soma a contribuição de ambos -- calcio e magnesio

por definição, exemplo ver/ler o manual da Nutrafin A-7830 (KH/GH)

GH (general hardness) mede o total de todos os sais dissolvidos -- sendo os mais comuns justamente o Ca e Mg

portanto como eu referi se adicionar-mos só o sulfato de magnésio vamos ter uma valor enganador,

pois falta-nos o cálcio (carbonato de cálcio) certo ?

atenção, não confundir GH (dureza total) com KH -- este sim, é que mede apenas a dureza carbonatada (CO3) ...

Era isto que eu queria chamar atenção pois tenho lido que alguns membros adicionam apenas este químico para subir o Gh.

O que eu penso ser incompleto/incorrecto

não necessariamente, vamos é ter aguas com caracteristicas diferentes -- isto é com maior predominancia de

Calcio ou Magnesio, conforme a proporção entre eles ...

por exemplo repara na composição deste producto, e ve a relação entre Ca e Mg

http://www.seachem.com/products/product_pa...idLakeSalt.html

digo mais ainda, no meu caso -- a Agua aqui da margem sul tem uma forte componente de Calcio,

querendo eu aumentar a dureza total -- não vejo porque não o fazer com Magnesio,

uma vez que o valor de calcio ja é Alto logo de inicio ...

neste ponto, acabamos por estar a falar exactamente da mesma coisa apenas com pontos de vista/casos diferentes :

pelo que me parece, o teu caso é justamente ao contrario -- tens pouco Calcio logo de inicio,

e para aumentar o GH usas calcio (tambem tem toda a logica)

se calhar foi um erro do autor pois parece-me ser mais aceitável do que a Nutrafin se ter enganado.

Um abraço

:shock: sim, tambem acho

abraço -- paulo

Editado por paulo_dgt
Publicado:

Boas Paulo,

boas joão ;)

sim, a meu ver o GH soma a contribuição de ambos -- calcio e magnesio

por definição, exemplo ver/ler o manual da Nutrafin A-7830 (KH/GH)

GH (general hardness) mede o total de todos os sais dissolvidos -- sendo os mais comuns justamente o Ca e Mg

Correcto, por isso é que só me referia a eles, achando os outros irrelevantes.

atenção, não confundir GH (dureza total) com KH -- este sim, é que mede apenas a dureza carbonatada (CO3) ...

Não estou a confundir, queria referir-me ao cálcio, depois dar o exemplo do carbonato de cálcio como podia ser o Bicarbonato de cálcio, que como têm carbonatos/bicarbonatos vão interferir (subir) o Kh e por consequência o Ph, mas também têm sódio que vai subir o Gh e subir o valor do Ca.

não necessariamente, vamos é ter aguas com caracteristicas diferentes -- isto é com maior predominancia de

Calcio ou Magnesio, conforme a proporção entre eles ...

por exemplo repara na composição deste producto, e ve a relação entre Ca e Mg

http://www.seachem.com/products/product_pa...idLakeSalt.html

digo mais ainda, no meu caso -- a Agua aqui da margem sul tem uma forte componente de Calcio,

querendo eu aumentar a dureza total -- não vejo porque não o fazer com Magnesio,

uma vez que o valor de calcio ja é Alto logo de inicio ...

neste ponto, acabamos por estar a falar exactamente da mesma coisa apenas com pontos de vista/casos diferentes :

pelo que me parece, o teu caso é justamente ao contrario -- tens pouco Calcio logo de inicio,

e para aumentar o GH usas calcio (tambem tem toda a logica)

Correctíssimo, mas eu não tenho falta de cálcio, a “minha” agua talvez? ;)

Sobre a dureza da água e quase tudo sobre água podem ler o artigo que vem este mês na Bioaquaria nyah

Obrigado pela informação…pois ainda não a tenho, estava a espera do fim-de-semana para dar uma volta e a comprar, nesta santa terra “ne existe pá”. Vamos então lê-la e aprender…

Posso fazer uma assinatura, o pior é se toma o rumo das outras (espero que não) …fico sempre arder.

João Gonçalves

nada2.jpg

Publicado:
Boas Paulo

boas amigo joão

Correctíssimo, mas eu não tenho falta de cálcio, a “minha” agua talvez? ;)

lol, estamos de acordo afinal ;)

Posso fazer uma assinatura, o pior é se toma o rumo das outras (espero que não) …

fico sempre arder

tambem ainda não assinei justamente por causa do mesmo motivo nyah

um abraço, paulo