William Publicado: Novembro 12, 2007 Publicado: Novembro 12, 2007 Boas, Eu não tive pressa nenhuma na climatização. Quando cheguei a casa meti durante 3 horas o saco dentro do aqua. Depois abri os sacos ...e durante 4 horas tiveram a conta gotas. Eu não tenho é a vossa experiência com discus..como já referi . Bem outra coisa.......lembram-se quando eu escrevi que eles já comiam??? agora parece que estao a dar para parvos.. :S :S ....cagam e parece que não comem ... lOl abraços claro que comem! tu é que n ves!
Máquina Publicado: Novembro 13, 2007 Publicado: Novembro 13, 2007 Boas amigo Paulo, pessoalmente discordo -- que eu saiba o valor do GH é o somatório do Mg e Ca numa relação de 1:1 Afinal estamos de acordo relativamente ao somatório, portanto como eu referi se adicionar-mos só o sulfato de magnésio vamos ter uma valor enganador, pois falta-nos o cálcio (carbonato de cálcio), certo? Era isto que eu queria chamar atenção pois tenho lido que alguns membros adicionam apenas este químico para subir o Gh. O que eu penso ser incompleto/incorrecto. Quanto à relação entre eles… não tenho a certeza…apenas li um artigo num fórum dos nossos vizinhos Galegos onde o autor do artigo falava na utilização do cálcio e magnésio numa relação aproximada de 3:1, se a minha memoria não se falha penso que era isto. Se calhar foi um erro do autor pois parece-me ser mais aceitável do que a Nutrafin se ter enganado. Um abraço João Gonçalves
paulo_dgt Publicado: Novembro 14, 2007 Publicado: Novembro 14, 2007 (editado) Boas amigo Paulo boas joão Afinal estamos de acordo relativamente ao somatório sim, a meu ver o GH soma a contribuição de ambos -- calcio e magnesio por definição, exemplo ver/ler o manual da Nutrafin A-7830 (KH/GH) GH (general hardness) mede o total de todos os sais dissolvidos -- sendo os mais comuns justamente o Ca e Mg portanto como eu referi se adicionar-mos só o sulfato de magnésio vamos ter uma valor enganador,pois falta-nos o cálcio (carbonato de cálcio) certo ? atenção, não confundir GH (dureza total) com KH -- este sim, é que mede apenas a dureza carbonatada (CO3) ... Era isto que eu queria chamar atenção pois tenho lido que alguns membros adicionam apenas este químico para subir o Gh. O que eu penso ser incompleto/incorrecto não necessariamente, vamos é ter aguas com caracteristicas diferentes -- isto é com maior predominancia de Calcio ou Magnesio, conforme a proporção entre eles ... por exemplo repara na composição deste producto, e ve a relação entre Ca e Mg http://www.seachem.com/products/product_pa...idLakeSalt.html digo mais ainda, no meu caso -- a Agua aqui da margem sul tem uma forte componente de Calcio, querendo eu aumentar a dureza total -- não vejo porque não o fazer com Magnesio, uma vez que o valor de calcio ja é Alto logo de inicio ... neste ponto, acabamos por estar a falar exactamente da mesma coisa apenas com pontos de vista/casos diferentes : pelo que me parece, o teu caso é justamente ao contrario -- tens pouco Calcio logo de inicio, e para aumentar o GH usas calcio (tambem tem toda a logica) se calhar foi um erro do autor pois parece-me ser mais aceitável do que a Nutrafin se ter enganado. Um abraço sim, tambem acho abraço -- paulo Editado Novembro 14, 2007 por paulo_dgt
duarte36 Publicado: Novembro 14, 2007 Publicado: Novembro 14, 2007 Sobre a dureza da água e quase tudo sobre água podem ler o artigo que vem este mês na Bioaquaria Duarte www.discusmaster.com
Máquina Publicado: Novembro 15, 2007 Publicado: Novembro 15, 2007 Boas Paulo, boas joão sim, a meu ver o GH soma a contribuição de ambos -- calcio e magnesio por definição, exemplo ver/ler o manual da Nutrafin A-7830 (KH/GH) GH (general hardness) mede o total de todos os sais dissolvidos -- sendo os mais comuns justamente o Ca e Mg Correcto, por isso é que só me referia a eles, achando os outros irrelevantes. atenção, não confundir GH (dureza total) com KH -- este sim, é que mede apenas a dureza carbonatada (CO3) ... Não estou a confundir, queria referir-me ao cálcio, depois dar o exemplo do carbonato de cálcio como podia ser o Bicarbonato de cálcio, que como têm carbonatos/bicarbonatos vão interferir (subir) o Kh e por consequência o Ph, mas também têm sódio que vai subir o Gh e subir o valor do Ca. não necessariamente, vamos é ter aguas com caracteristicas diferentes -- isto é com maior predominancia deCalcio ou Magnesio, conforme a proporção entre eles ... por exemplo repara na composição deste producto, e ve a relação entre Ca e Mg http://www.seachem.com/products/product_pa...idLakeSalt.html digo mais ainda, no meu caso -- a Agua aqui da margem sul tem uma forte componente de Calcio, querendo eu aumentar a dureza total -- não vejo porque não o fazer com Magnesio, uma vez que o valor de calcio ja é Alto logo de inicio ... neste ponto, acabamos por estar a falar exactamente da mesma coisa apenas com pontos de vista/casos diferentes : pelo que me parece, o teu caso é justamente ao contrario -- tens pouco Calcio logo de inicio, e para aumentar o GH usas calcio (tambem tem toda a logica) Correctíssimo, mas eu não tenho falta de cálcio, a “minha” agua talvez? Sobre a dureza da água e quase tudo sobre água podem ler o artigo que vem este mês na Bioaquaria Obrigado pela informação…pois ainda não a tenho, estava a espera do fim-de-semana para dar uma volta e a comprar, nesta santa terra “ne existe pá”. Vamos então lê-la e aprender… Posso fazer uma assinatura, o pior é se toma o rumo das outras (espero que não) …fico sempre arder. João Gonçalves
paulo_dgt Publicado: Novembro 15, 2007 Publicado: Novembro 15, 2007 Boas Paulo boas amigo joão Correctíssimo, mas eu não tenho falta de cálcio, a “minha” agua talvez? lol, estamos de acordo afinal Posso fazer uma assinatura, o pior é se toma o rumo das outras (espero que não) … fico sempre arder tambem ainda não assinei justamente por causa do mesmo motivo um abraço, paulo
Recommended Posts