Que Lago Escolher


Recommended Posts

As pedras são bastante calcáreas. Já estiveram dentro do aqua uns meses, e têm a maior efervescência que já vi com o teste do vinagre.

São feitas de uma massa qualquer do tipo estuque, e têm muitos buracos e configuraçôes possiveis.

A minha duvida é mesmo com a superficie que é muito áspera.

Há relatos de peixes que se magoam durante as perseguiçôes? Já ouviram alguns?

Quanto ao areão, acho que vou á praia mesmo.

Quanto á pedras escuras, se estas não derem por alguma razão, vou a Constancia, onde o Zêzere desagua no Tejo, ou a Lagos, na praia de Porto de Mós. Qualquer destes sitios têm pedras e seixos rolados muito bonitos. Quando lá for, claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No meu caso, e só tenho pedras mais ou menos redondas, sem grandes arestas é comum ver peixes sem escamas depois de uma TPA ou "pesca" pois eles para se enconderem e fugirem perdem um bocado a cabeça e tentam enfiar-se em qualquer buraco!!!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As pedras são engraçadas mas toma atenção ao que te disse o AGA (quase que saía ADA outravez banana rock ) se tens dúvidas quanto às pedras testa-as antes de as utilizares no aquário.

 

Uma boa forma de verificares se são ou não calcáreas é derramares sobre elas sumo de limão ou vinagre e ver se reagem!

 

Quanto à questão pedras claras vs escuras eu diria que depende do tipo de areia utilizada... pessoalmente gosto de contrastes e como a areia tende a ser, quase sempre, de tons claros, prefiro pedras mais escuras... mas é a minha opinião e gosto pessoal!

 

Continua a postar a evolução do projecto.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

 

O AGA/ADA deve ser da marca do mestre... eheh

 

Eu também gosto de contrastes. Possivelmente optarei por pedras do nilo, ou lá o que é! Também não devo "empilhar" muitas rochas, acho gosto mais de um aquário com rochas mas sem grandes montes... Quanto à areia... li que areia da praia é "má" opção, pois tende a compactar e a "meter-se" pelos filtros... contribuindo para a sua deterioração.

 

Qual a tua experiência? Areão de coral, é uma opção... vale a pena gastar o dinheiro que aquilo custa? O areão de coral mantém-se mais ou menos branco ou fica todo "verde" ou castanho com o tempo?

 

Desculpa lá este rol de questões, mas há dúvidas que só a experiência pode ajudar a esclarecer... (outras mais difíceis virão quando estiver a tratar de peixes... o Malawi é um mundo!)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os peixes perdem escamas nas pedras redondas, se calhar magoam-se a sério nas pedras afiadas...

Nunca li isso da areia da praia compactar, mas faz algum sentido pelo que tenho visto no fundo do mar. Há sitios onde está realmente compactada, mas há outros em que está soltinha (faço pesca-sub).

Se calhar a solução passa pelo sitio da recolha, não sei...

Eu tenho areão coralino moido no meu aqua presentemente, e tenho-o de duas granulometrias diferentes.

O que reparo é que as algas agarram-se de tal maneira que o areão fica castanho num ápice e já não limpa.

Também acho que para os sensiveis conchículas não deve prestar, porque é grande. Talvez para o Malawi seja bom... Mas fica castanho muito rápido (+- 6 meses)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os peixes perdem escamas nas pedras redondas, se calhar magoam-se a sério nas pedras afiadas...

Nunca li isso da areia da praia compactar, mas faz algum sentido pelo que tenho visto no fundo do mar. Há sitios onde está realmente compactada, mas há outros em que está soltinha (faço pesca-sub).

Se calhar a solução passa pelo sitio da recolha, não sei...

Eu tenho areão coralino moido no meu aqua presentemente, e tenho-o de duas granulometrias diferentes.

O que reparo é que as algas agarram-se de tal maneira que o areão fica castanho num ápice e já não limpa.

Também acho que para os sensiveis conchículas não deve prestar, porque é grande. Talvez para o Malawi seja bom... Mas fica castanho muito rápido (+- 6 meses)

 

É pá... se assim for, e se o areão não der para limpar... mais vale comprar areia (ou na praia ou similar) baratinha... não me apetece ter um substrato castanho no qual investi... mais vale não fazer as contas!

 

Mas a questão da compactação e de areia nos filtros preocupa-me... a solução pode passar por evitar que a sucção de água seja perto da areia, que no meu caso não deve ser difícil, dada a altura do aquário.

 

Se alguém tiver uma solução "milagrosa" para a limpeza do areão de coral para que ele fique branco (ou quase) depois de apanhar com uns meses de utilização... que ajude.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aparecimento de algas nos aquários de CA's, sejam Malawi ou Tanganyika, é quase inevitável pois por muito que queiramos haverá sempre nutrientes disponíveis na coluna de água e na ausência de competição (poucas ou nenhumas plantas) as algas aproveitam-nos para se desenvolverem. Estas desenvolvem-se especialmente nas pedras e vidros, mas também na areia e acessórios (tubagens dos filtros, termómetros,...)!

 

Se as algas nas rochas não me incomodam, aliás os meus peixes até agradecem, o mesmo não posso dizer das que aparecem nos vidros e areia... por isso o primeiro passo foi adicionar uma equipa de limpeza mais ou menos eficiente mas que não entrasse em grande conflito com o biótopo que escolhi e por isso entraram duas Neritina natalensis e duas Pomacea bridgesii, que vão mantendo os vidros mais ou menos "asseados".

 

Já o caso da areia é diferente... eu faço aspiração do fundo uma vez por semana (aproveito as TPA's para o efeito) e com isso não só limpo o areão de algas como também de toda a quatidade de dejectos (muito cagam estes peixes) que se acumulam de uma semana para a outra!

 

Este processo só é possível aspirando alguma areia juntamente com a água, que reponho no final da TPA depois de bem lavada. Penso que o mesmo funcionará com a areia de coral desde que não seja demasiado grossa, mas também de ser for de granulometria elevada não aconselho pois facilita a acumulação de dejectos e restos de comida!

 

A vatangem da areia é que por ser muito fina não permite que as algas se "agarrem" mas sim que cresçam sobre a areia facilitando a sua remoção!

 

A questão da areia danificar os filtros não é descabida, mas com algusn cuidados, pouco provável... primeiro, elevar as tomadas de água dos filtros, depois, desligar os filtros durante as TPA's... isto é o que faço!

 

Outro processo que desenvolvo aquando das TPA's é remexer a areia com as mãos deforma a impedir a sua compractação, sem bem que os peixes se encarregam de mudar o layout do dia para a noite, e então com Malawis.... vais é pedir para te deixarem a areia quieta!

 

Na minha opinião (IMO) não acho que valha a pena gastar dinheiro em areia de coral eu apenas uso uma pequena porrção e de granulometria elevada, que coloquei no interior dos dois filtros... é porosa e por isso boa para fixar bactérias e ajuda a manter niveis de pH e dureza elevados.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais