Recommended Posts

Publicado

Pois é ando mesmo entusiasmado com os plantados...

Num passeio por AKI vi uma areia branca e resolvi fazer uma experiência...

Pic_1099_3.jpg

e após muitas lavagens eis o resultado:

Pic_1099_2.jpg

Guppy Double Sword:

Pic_1099_4.jpg

Aguardo os vossos comentários e sujestões. Estou desejoso de apreender mais deste maravilhoso mundo dos plantados...

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Publicado:

Olá,

Essa areia é realmente interessante mas não é a mais indicada para um plantado! As plantas gostam de um areão mais grosseiro até porque a areia pode compactar mais rápido n permitindo a oxigenação adquada das raizes, apodrecendo-as.

Também reparei que tens muito pouca luz nesse aqua. Quantos litros tens?e watts? com essa luz vai ser dificil chamares o teu aqua de plantado.

Coloca mais luz!

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Hum... no saco tem tambem uma coisa a dizer areia de rio... tinha lá ? Era clarinha e fina ?

Quanto a essa areia...

Em que AKI era ? Quanto te custou esses 40kg ?

Tomás Silva

Publicado:
  Citação
As plantas gostam de um areão mais grosseiro até porque a areia pode compactar mais rápido n permitindo a oxigenação adquada das raizes, apodrecendo-as.
Esta areia é apenas uma capa relativamente fina (por baixo tem areão grosso).

Citação
Também reparei que tens muito pouca luz nesse aqua. Quantos litros tens?e watts?

Esta iluminação é provisória... tenho uma florescente de 14 w 10000k e uma florescente compacta de 14w (colocada lateralmente até alterar a tampa e por mais luz) que estava apagada na 1ª foto. O Aqua tem 54lts.

A areia foi comprada em Loures e custou 2€ o saco de 40kg.

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

Publicado:

Olá!

Não sei se é por não ser muito comum ver esse tipo de areia num plantado,mas não me pareçe que seja a mais indicada e a meu ver a mais bonita,no entanto sei como é dificil decorar um aquario e por isso te estou a dar a minha opinião (vê esta critica como contrutiva).

Agora em reposta ao Tomás, a areia do Rio que vêm no saco é mais escura,mas fina.

um abraço

Aquele abraço de sempre

Tiago

Publicado:

Poderei usa-la juntamente com aragonite e areia de coral para um aquário de ciclidios africanos ?

Entre essa areia de rio e a areia que se apanha na praia, qual a ideal ?

Quanto a plantas... uso areão mais grosoo porque ajuda-as a fixarem-se e facilita a oxigenação das raízes...

Tomás Silva

Publicado:

Olá

se tens areao por baixo da areao o que vai acontecer é que a areia vai descer e o areao subir e daqui a us meses ja podes ver o areao.

quanto a questao de as raizes da plantas apodrecerem com areao, eu duvido muito dessa afirmacao.

eu tenho um nano-plantado com areia e nao so a plantas vivem muito bem, agarram-se melhor, e até as anubias enterram-se na areia.

a maior parte das zonas onde se pode encontrar plantas nos rios sao ou de lodo e barro ou de areia.

Quase toda a gente que eu conheco na austria com aquarios usa areia, e nao tem problemas nenhuns. Tem dos aquarios mais plantados que já vi.

Para alem que os coridoras e outros peixes de fundo preferem areia a areao.... :)

o unico inconviniente da areia num plantado é que ao fazeres as podas, se desenterrares as plantas vais levantar areia o que vai tornar inestético o aquario... :)

mas esse é o mesmo problema dos aquarios com substratos ultra fertilizados... ;)

ainda nao conheci ninguem que lhe tenham morridos as plantas por causa da areia...

mas tambem ainda nao conheco toda a gente :);)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Publicado:

Olá sergio,

Não sabia! Eu aprendi que a areia ficava muito compacta e como tal era mau para as plantas mas se conseguem ter plantados com areia fina então é porque aprendi mal. E ainda bem pk eu até acho mesmo muito bonito o efeito :roll:

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Bom tal como disse no início deste tópico, trata-se de uma experiência (porque de facto esta areia não é o que se costuma ver em plantados...).

Mas como gosto do efeito resolvi colocar e ver no que dá.

Em relação ao ph parece não haver problema (mantem-se exactamente igual ao valor anterior à colocação da areia - 7,2).

Os peixes estão perfeitamente e a corydora mostra-se muito mais activa e empreendedora, isto porque os restos de comida e detritos ficam no cimo da areia (enquanto que anteriormente se misturavam no areão).

Para manter com um aspecto limpo dá certamente mais trabalho...

A questão que coloco é a seguinte:

Como o lixo parece não penetrar no substrato, poderão faltar nutrientes às raízes das plantas? (ou elas podem retirá-los da coluna de água?)

Estou a colocar diáriamente 10 gotas de preparado à base de Hortrilon.

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

Publicado:

Olá

quanto a mim deverias ter mais altura de substrato :roll:

para os coridoras não podes ter melhor substrato que este :evil:

Os peixes ao remexerem o substrato irão fazer com que "a porcaria" vá se "infiltrando" e misturando com a areia. Por causa desse remexer é que as pedras maiores que estão por baixo vão ter a tendência para subir.

Quanto ao PH, é normal que não se altere uma vez que a areia é um inerte.

A maioria das plantas aquáticas absorve os nutrientes da coluna de água, e as raízes servem basicamente como apoio :( por isso acho que não vais ter problemas.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Publicado:

olá!

é exactamente como o sergio leal disse, o areão, por ser "menos denso" vai subir e a areia descer.

outra coisa muito chata é que essa areia tem uma quantidade de sílica que não passa pela cabeça de quem quer montar um plantado, dando assim uma festa ás diatomáceas e ás cianobacterias....

já utilizei num aquário, depois de meses já consigo controlar a situação, mas mesmo assim o aquário tem de ter muita intervenção para me ver livre das algas...

abraços!

Categoria: Humano.