Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Tenho um Bótia Palhaço que lhe apareceram uns pontos brancos, desde que lhe apareceu isto ele começou a ficar muito parado.

Estive a ver no tópico principal e vi que é a doença dos pontos brancos, alguém me sabe dizer se existe algum tratamento? E já agora é transmissivel para os restantes peixes?

Obrigado

Publicado:

Ola.

Sim é a doença dos pontos brancos (Ictio) , é muito comum , e sim tem tratamento passo a citar.

Se ela (a doença) não se desenvolveu muito basta aumentares a temp.º do teu aqua. 1 grau por dia ate 30/31 graus durante 1 semana depois a doença ira desaparecer (diminui tambem a tempº. um grau por dia ate establizar) , se mesmo assim a doença continuar não diminuas a temp. e compra um anti-fungico ou anti-ictio que não mate as bacterias nutrificantes alojadas no filtro.

A tambem quem defenda o tratamento tambem por sal mas eu não aconselho porque ah determinadas especies de peixes que não aguentam sal ...

Boa sorte !

Publicado:
Ola.

Sim é a doença dos pontos brancos (Ictio) , é muito comum , e sim tem tratamento passo a citar.

Se ela (a doença) não se desenvolveu muito basta aumentares a temp.º do teu aqua. 1 grau por dia ate 30/31 graus durante 1 semana depois a doença ira desaparecer (diminui tambem a tempº. um grau por dia ate establizar) , se mesmo assim a doença continuar não diminuas a temp. e compra um anti-fungico ou anti-ictio que não mate as bacterias nutrificantes alojadas no filtro.

A tambem quem defenda o tratamento tambem por sal mas eu não aconselho porque ah determinadas especies de peixes que não aguentam sal ...

Boa sorte !

Não. Em peixes de pel nua, como os bótias, o azul de metileno contido nos anti fungicos, vai afectar ainda mais saude do peixe.

Aconselho t só a aumentares a temperatura na ordem dos 31º/32º.

Daniel Almeida

Publicado:
Não. Em peixes de pel nua, como os bótias, o azul de metileno contido nos anti fungicos, vai afectar ainda mais saude do peixe.

Aconselho t só a aumentares a temperatura na ordem dos 31º/32º.

Depende basta pesquisar , penso que existem anti-fungicos que não conteem .

Publicado:

Não é para te desmoralizar mas olha que pode ser complicado safares os peixes. Eu tive dois Botias atacados por ictio, tentei primeiro o tratamento natural, quase dez dias com temp acima dos 30º, como não resultou e o Ictio continuou, arrisquei o medicamento, um da Sera em que a água fica verde, acho que se chama SERA COSTAPUR, mas sem resultados e acabaram por morrer mesmo.

Acho que aqui o problema é que quando nós conseguimos ver os pontinhos brancos é sinal que a doença já está numa fase muito adiantada, e muitas vezes o ictio já atacou as guelras, aliás segundo o que tenho lido, por vezes é mesmo ali que começa o ataque. Portanto o ideal é mesmo ter sempre atenção ao comportamento dos peixes. Um dos primeiros sintomas que se pode observar, é o constante roçar do peixe no fundo nas pedras e até nas plantas. Atenção que eu reforço o constante, pois, por vezes, os peixes tem esse comportamente esporádicamente e aí não tem nada a ver com Íctio, podem ser outros parasitas ou simplesmente stress.

Resumindo, como todas as doenças, o melhor e mais eficaz tratamento faz-se logo no ínicio.

Um abraço e as melhoras para o teu Botia.