Patatipatata Publicado Novembro 4, 2007 Publicado Novembro 4, 2007 Tamanho de aquário : 62*31*37 (segundo a fórmula para calcular a quantidade de água, o resultado foi 71L, mais coisa menos coisa, tirando os 20% da decoração, os objectos de manutenção e por não encher o aquário ate a água sair fora, este áquario leva apenas 54L brutos, certo?ou errado?) Iluminação : Estou a tratar disso ainda porque a lampada que tinha no aquário tinha apenas 8W (como é possivel?) Filtragem : tenho 2 filtros internos, um cujo output é de 300L/h e outro com um output 260L/h Fauna: Neste momento tenho num aquário pequeno alguns bébés de guppy que mais tarde irão para o maior Flora: Não tenho As minhas dúvidas são: a) Para ter plantas verdadeiras, (porque neste momento são artifciais) é obrigatoriamente necessário ter a bomba de CO2? b)E o CO2 vai mexer com o ph, kh ou gh? c)E a amónia, nitratos ou nitritos, tambem sofrem alterações como o CO2? d) Um filtro de esponja é suficiente (que neste caso são dois) para manter as colónias das bacterias? Ou é necessário colocar a cerâmica, e as biobolas? É que, muito honestamente, não me sobra grande espaço dentro dos filtros para meter la esses materiais... Ora bem, em relação à iluminação eu sei que tenho de ter entre 0.5W e 1W por litro de água, dependendo do tipo de flora que eu quiser ter, segundo li a flora mais simples de se manter são as Anubias e o Musgo de Java (só conheço a primeira). O substracto que tenho é dividido em duas partes: um tipo de areão bastante grosso, se não estou em erro acho que é mesmo areão de rio, comprei na loja mas so indo lá é que posso tirar a dúvida, e um tipo de areão mais fino tambem do rio, com o mais fino pretendo dizer que o tamanho dos grãos sao razoavelmente grandes mas mais pequenos que do areão descrito em cima. Tem uns 5 cm de altura, o areão mais fino por baixo e o mais grosso por cima. Ah em relação ao aquecimento tenho um termóstato e um termómetro que marca os 26ºC. Não tenho nem fauna nem flora no aquário grande porque so o montei na sexta, ainda está a iniciar o ciclo, e queria informar-me sobre aquela dúvidas lá em cima para meter as flora antes de meter a fauna, para evitar stressar os peixes com as minhas mãos e seus movimentos, e já li algures que a gordura das mãos, que suponho ser da pele, é prejudicial aos peixes. So mais uma coisa, em relação à filtragem eu reconheço que seria mais fácil ter um filtro externo que dois internos mas tenho estes dois filtros de outros aquários que ja tive, mas os habitantes eram tartatugas (eu sei que a urina das tartarugas é muito prejudicial para os peixes, por isso antes de montar o aquário meti tudo numa panela com água a ferver, e comprei esponjas novas para evitar surpresas), por isso preferi aproveitar os dois em vez de gastar dinheiro (que neste momento não tenho) num filtro externo. E por fim, não menos importante, ainda não tenho os parâmetros da água porque ainda não tenho os testes para ver como a coisa está, mas durante esta semana espero conseguir comprar os testes, e por falar nisso, ha alguma marca ou kits de testes mais económicas? É que o último que vi ate engoli em seco (45€)... Se tiver de ser pronto, mas não arranjo no mercado algo mais económico? Acho que já está tudo dito e razoavelmente explicado, peço desculpa pelo enorme testamento, mas acho que assim é mais fácil para vocês poderem auxiliar-me. Desde já agradecida pela vossas ajuda, boa tarde! :-D Citar
João Abóbora Publicado: Novembro 5, 2007 Publicado: Novembro 5, 2007 Tamanho de aquário : 62*31*37 (segundo a fórmula para calcular a quantidade de água, o resultado foi 71L, mais coisa menos coisa, tirando os 20% da decoração, os objectos de manutenção e por não encher o aquário ate a água sair fora, este áquario leva apenas 54L brutos, certo?ou errado?) Certo. Deve rondar os 55-60 litros reais a) Para ter plantas verdadeiras, (porque neste momento são artifciais) é obrigatoriamente necessário ter a bomba de CO2? Obrigatório não é... Há bastantes plantas que crescem sem adição de CO2. b)E o CO2 vai mexer com o ph, kh ou gh? O CO2 vai baixar o ph. c)E a amónia, nitratos ou nitritos, tambem sofrem alterações como o CO2? Significativas, julgo que não... d) Um filtro de esponja é suficiente (que neste caso são dois) para manter as colónias das bacterias? Ou é necessário colocar a cerâmica, e as biobolas? É que, muito honestamente, não me sobra grande espaço dentro dos filtros para meter la esses materiais... Chega perfeitamente. Desde que não sobrecarregues o aquário de peixes ou tenhas peixes que sujem muito a água. Ora bem, em relação à iluminação eu sei que tenho de ter entre 0.5W e 1W por litro de água, dependendo do tipo de flora que eu quiser ter, segundo li a flora mais simples de se manter são as Anubias e o Musgo de Java (só conheço a primeira). Também podes juntar á lista valisnérias e fetos de java. Para saberes o que é basta procurares no google por imagens E por fim, não menos importante, ainda não tenho os parâmetros da água porque ainda não tenho os testes para ver como a coisa está, mas durante esta semana espero conseguir comprar os testes, e por falar nisso, ha alguma marca ou kits de testes mais económicas? É que o último que vi ate engoli em seco (45€)... Se tiver de ser pronto, mas não arranjo no mercado algo mais económico? Os testes geralmente são caros. Procura em várias lojas a ver se têm promoções ou preços mais acessiveis. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Máquina Publicado: Novembro 5, 2007 Publicado: Novembro 5, 2007 O substracto que tenho é dividido em duas partes: um tipo de areão bastante grosso, se não estou em erro acho que é mesmo areão de rio, comprei na loja mas so indo lá é que posso tirar a dúvida, e um tipo de areão mais fino tambem do rio, com o mais fino pretendo dizer que o tamanho dos grãos sao razoavelmente grandes mas mais pequenos que do areão descrito em cima. Tem uns 5 cm de altura, o areão mais fino por baixo e o mais grosso por cima. Boas, Se queres colocar plantas na minha opinião deves colocar o mais grosso por baixo, isto por como o grão é maior vai existir mais espaço entre grãos o que facilita o crescimento das raízes e se podes adicionar algum adubo (material fértil) melhor, já que como me apercebi queres evitar o CO2 iria ajudar as tuas plantinhas. Cumps. Citar João Gonçalves
Recommended Posts