Recommended Posts

Publicado

Olá!

Boas noites!

Vinha pedir aqui um grande favor (é GRANDE mesmo, porque eu n percebo nada de electricidade e circuitos e sistemas em serie e essas coisas de lampadas):

- Na passada conveção da APK fiz-me sócia da associaçao.. e tenho ja ca em casa um fruto bastante aliciante deste novo hobby! Tenho já 3 casais e um trio de meninos... Um dos quais já puserem ovos, que já estão em processo de eclosão. Para acondicionar melhor os individuos e por que ainda vivo sob controlo parental, queria por uma estante no meu quarto, num cantinho (5 prateleiras - 10 aquas), para «arrumar» os aquarios e a comida viva, etc... Vou comprar uma estante metálica com prateleiras de altura regulavel. Queria também por iluminação em cada prateleira...

A minha pergunta (finalmente :() era acerca do sistema de iluminação que foi utilizado na convençao... Haviam estantes, e por baixo de cada prateleira tinham colocado uma lampada (daqueles tubos compridos (A)).

Eram lampadas que pareciam practicamente ligadas a um fio e ligadas a uma corrente (devia ter um balastro e um arrancador la pelo meio, mas eu como nao percebo nada disto...).

Onde é que posso arranjar assim esse sistema de lampadas que se ligam logo à corrente, sem calhas?

É de difícil construção? (alguém sabe como as fazer?)

Se acharem que há uma solução mais prática e económica, por favor iluminem o caminho! :lol:

Obrigado e...

Desculpem lá o testamento, mas tenho sempre o defeito de querer explicar tudo e o entusiasmo ainda não apaziguou!

Ana Santos, APK 243

Publicado:

Olá Ana, boas noites.

As lâmpadas que se encontravam na convenção são lâmpadas florescentes e necessitam de balastro e arrancador, ligados de forma

correcta. Se não estiveres à vontade para ligar os fios aconselho-te a pedir a um electricista ou pelo menos a alguém que não tenha problemas de maior para o fazer.

Dependendo do tamanho deas prateleiras, podes conjugar lâmpadas de 18Wats (60 cm) , lâmpadas de 36 wats (1,2 mt ) e lâmpadas de 56Wats (1,6 mt).

Não esquecer que os balastros utilizados em função das lâmpadas libertam muito calor; por isso é recumendável, por razões de segurança,

posicioná-los num lugar afastado de materiais que possam arder e fora do alcançe de miúdos que se podem queimar.

Podes também comprar as armaduras de lâmpadas fluorescentes que já vêm completas, sendo necessário ligar-lhe o fio elétrico. Penso que esta opção

é mais onerosa.

Espero ter contribuído para o esclarecimento das tua dúvidas

Cumps

A. Castro, apk137

Publicado:
Olá Ana, boas noites.

As lâmpadas que se encontravam na convenção são lâmpadas florescentes e necessitam de balastro e arrancador, ligados de forma

correcta. Se não estiveres à vontade para ligar os fios aconselho-te a pedir a um electricista ou pelo menos a alguém que não tenha problemas de maior para o fazer.

Dependendo do tamanho deas prateleiras, podes conjugar lâmpadas de 18Wats (60 cm) , lâmpadas de 36 wats (1,2 mt ) e lâmpadas de 56Wats (1,6 mt).

Não esquecer que os balastros utilizados em função das lâmpadas libertam muito calor; por isso é recumendável, por razões de segurança,

posicioná-los num lugar afastado de materiais que possam arder e fora do alcançe de miúdos que se podem queimar.

Podes também comprar as armaduras de lâmpadas fluorescentes que já vêm completas, sendo necessário ligar-lhe o fio elétrico. Penso que esta opção

é mais onerosa.

Espero ter contribuído para o esclarecimento das tua dúvidas

Cumps

A. Castro, apk137

Boas tambem tens as hipotese de ir a uma loja de chineses e comprares uma calha ja feita com interruptor e tudo tem de varios tamanhos . agora em termos de w nao te sei dizer , mas passa por uma

Publicado: (editado)

Obrigado pelas recomendações!

Eu conheço as calhas da loja dos chineses mas queria uma solução mais nua... nao queria calha portanto :P

Quanto às prateleiras têm 0,75m... Nunca vi essas lampadas que vem com armaçao e so precisa de se ligar um fio... será que têm dessas coisas no AKI? :crazyeyes:

Ontem continuei com as minhas pesquisas na internet e encontrei um genero de projectores, que vendem no IKEA, por sinal bastante em conta.....

Estão neste link:

Projector IKEA - 1,99€

Estava a pensar em apertar isso nas prateleiras (dois por prateleira) e dps apontar para os aquarios, de forma a que a luz incidisse o mais na vertical possível.... com lampadas de w baixinhos 2 W, 3 W, por ai....

Já alguém tentou?

Acham que resulta?

Obrigados!

Ana Santos, APK 243

Editado por Porfirio_ao_Luar
Publicado:

Olá,

Eu para a minha "estante" dos aquários meti uma calha de 1 metro por parteleira.

Comprei no AKI por cerca de 15 euros cada. Supostamente estas calhas são para iluminar o interior dos armários (tipo armários de cozinha).

Têm 11 ou 13 W cada e iluminam bastante bem toda a parteleira. Em alguns casos (como no aquário dos Aphyosemion striatum) iluminam bem demais e os gajos não gostam.

Amanhã tento meter fotografias das calhas e precisar quanto à sua potência :-D

Já agora bem vinda à APK.

Publicado:

Olá Ana

Bem vinda à APK

Eu uso nas minhas estantes umas calhas finas (largura de um dedo) com 8W, que se vendem no AKI. Uma calha por prateleira. Não é tão barato porque custam 13€ cada uma mas por só gastarem 8W acabam por compensar em energia. São muito práticas porque já vêm com a instalação toda feita.

Iluminam muito bem, ao ponto de ter que pôr folhas de papel nas tampas dos aquas a filtrar a luz para os peixes.

Boa sorte com as novas aquisições. :roll:

Eduardo Bernardo

APK 145

• 2 semanas depois...
Publicado:

Oi

Eu uso umas armaduras do mesmo género que o eduardo (finas, com 8W) mas as minhas compro a 4.5€ numa loja em Abrantes

Abraço

Ricardo António

Ricardo António

APK 209

KCA165

FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM

Participem