emiliobandeiralima Publicado: Abril 23, 2008 Share Publicado: Abril 23, 2008 Companheiro de hobby e de dúvidas, Quanto à sua primeira dúvida gentileza ler o artigo publicado neste link http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=Ne...int&sid=332 Quanto a tua outra dúvida, apenas ratifiquei o que vc mesmo falou quando disse para não nos restringirmos a questões financeiras. oras, se não se trata de finanças entendo que a questão seja técnica. Então sugiro que deva ver o grau de segurança que cada espessura de vidro de proporcione, para que não fique superdimensionado, vc obviamente poderia fazer um aquário desse tipo com vidro de 25mm, 50mm, mais a pergunta é: esta mesma dimensão poderia ser utilizado um vidro de 12mm? No mais, estou fazendo um aqúario de 150C x 50L x 80A com vidro de 10mm e travas inferiores e superiores com 3 transvesais em cima e em baixo. Todo mundo diz pra eu utilizar vidro de 12mm, mas vou fazer esse teste. No meu caso se o vidro embaular mais de 3mm refazerei o projeto. Abraços. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AGA Publicado: Abril 23, 2008 Autor Share Publicado: Abril 23, 2008 Companheiro de hobby e de dúvidas,Quanto à sua primeira dúvida gentileza ler o artigo publicado neste link http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=Ne...int&sid=332 Quanto a tua outra dúvida, apenas ratifiquei o que vc mesmo falou quando disse para não nos restringirmos a questões financeiras. oras, se não se trata de finanças entendo que a questão seja técnica. Então sugiro que deva ver o grau de segurança que cada espessura de vidro de proporcione, para que não fique superdimensionado, vc obviamente poderia fazer um aquário desse tipo com vidro de 25mm, 50mm, mais a pergunta é: esta mesma dimensão poderia ser utilizado um vidro de 12mm? No mais, estou fazendo um aqúario de 150C x 50L x 80A com vidro de 10mm e travas inferiores e superiores com 3 transvesais em cima e em baixo. Todo mundo diz pra eu utilizar vidro de 12mm, mas vou fazer esse teste. No meu caso se o vidro embaular mais de 3mm refazerei o projeto. Abraços. O post já tem tanto tempo que nem pensei que me estivesses a responder directamente. Neste momento o aquário já cá está, foi construído em vidro de 19 mm, sem travamentos. Já tinha lido esse artigo e feito os cálculos no prograna de origem aqui Para um coeficiente de 3,8 (continua a achar que é uma referência, o método de cálculo é que pode ser diferente), bastaria ter usado vidro de 16 mm, optei por 19. (acima do coeficiente) Por isso acho estranho que faças o teu com essa espessura, aunda mais que todos te dizem para fazer com espessura de 12. É certo que vais colocar travamentos, mas o teu aquário é muito alto, factor importante nos cálculos... experimenta usar a calculadora e vê o recomendado (penso que a calculadora está feita para aquários sem travamentos, mas...) Mesmo que consideres "recuar" se o vidro abaular (não será muito fácil de notares isso, com tanto travamento, mas no meio...) não me parece boa solução. Depois de comprar vidro de 10 mm e chegar à conclusão que pode não dar, vai-se "mandar fora" e comprar de 12 mm? (eu certamente optaria pela solução dos 12 mm, ou mais, logo de início) Cumprimentos Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
emiliobandeiralima Publicado: Abril 23, 2008 Share Publicado: Abril 23, 2008 (editado) Companheiro de hobby e de dúvidas, Pensei muito nesse aquário, depois de tudo comprado foi que me deparei com a dúvida da espessura. No meu caso comprei os vidros para poder eu mesmo colar, mandei fazer o móvel-base, tampa superior, etc, etc. Com todos esses considerando resolvi fazer uma adaptação para nao perder o vidro ja comprado, e a fiz da seguinte forma. 1. travas inferiores, com 3 transversais inferiores também, além das travas laterais (ao todo 5 travas tranversais). 2. travas superiores, com 3 transversais superiores também, além das travas laterais (ao todo 5 travas tranversais). 3. A trava transversal central ao invés de ser posta deitada (paralela ao fundo) será colada em pé (paralela aos lados) e será mais ou menos assim, como se fosse a letra "U" investida: _____________________________ | ___________________________| \ 10cm |_|................................................|_| / PS: o potilhado é somente para melhor disposição do "projeto", trate-os como se espaços fossem Como o aquário terá uma tampa e esta entrara nó vidro por uns 7cm essa trava central-tranvesal-superior ficará escondida na tampa e aparecerá somente esta parte de baixo, do mesmo modo farei a trava central-tranvesal-inferior. De modo que a distância entre as duas extremidade desta trava não seja superior a 60cm. Pretendo também dispor de um areião (cascalho) de mais ou menos 10cm, assim a coluna d'água tera pouco mais de 60cm de altura. Farei assim e mando respostas em breve. Editado Abril 23, 2008 por emiliobandeiralima Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts