Recommended Posts

Publicado

Pic_910_4.jpg

Legenda:

:P 1 - Bomba de retorno Ocean Runner 3500.

:arrow: 2 - Futuro refugio.

:arrow: 3 - Futura iluminação.

:arrow: 4 - Entrada de água do aquário e sitio onde fica o escumador, o carvão e/ou outros produtos.

Boas, decidi montar um refugio na minha sump, as minhas duvidas são as seguintes:

:arrow: Que tipo de luz é a indicada? Quantas horas?

:arrow: Alem das macro algas e da rocha viva, aconselham-me a meter lá mais alguma coisa?

:arrow: Substracto qual o melhor? Com que espessura?

:arrow: Meto lá algum ser vivo tipo turbos?

:arrow: A minha bomba de retorno é uma Ocean Runner 3500, acham que é muita quantidade de água a passar sobre o refugio?

Obrigado a todos, um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Publicado:

Utiliza a função pesquisar do forum que encontras lá toda a informação necessária! :P

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá,

A configuração da tua sump é exactamente igual à minha!

Tenho-a à 2 anos e não tive até agora problemas! Tenho uma lampada florescente de 18W (Nature), macroalgas e alguma rocha viva. O substrato é feito de Miracle Mud (podes pesquisar na net e encontras informações) - não tenho mais nada.

A bomba de retorno é também de 3500 litros/hora e funciona muito bem!

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Olá Diogo, obrigado pela ajuda, mas quantas horas é que tens de luz no refugio?

Eu sei que miracle mud é bom, mas visto eu já ter muito areão de coral que não lhe dou uso nenhum, achas que dava para o aproveitar para este fim? Se sim que espessura é a indicada?

Um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Publicado:

Oi...

da para usares areia de coral sim...

podes usar uns 6 a 8 cm...

quanto a iluminacao... podes usar flurescentes e usa fotoperiodo invertido de umas 8 horas. Pesquisa no forum !! :D

Abraço...

Publicado:

Olá,

O Marco já respondeu...

Eu tenho a luz do refúgio a acender quando as HQI´s apagam e a +agar quando as HQI´s acendem. O que quer dizer que tenho sempre luz no sistema - isto permite um controlo mais eficaz do pH.

O fotoperiodo das HQI´s é de 10 horas pelo que tenho a luz do refúgio acesa por 14 horas.

Um abraço,

Diogo

Publicado:

olá...

uma questão qto ás sumps..

-o nivel de agua na sump é regulado como?

é que entre esse nivel e o espaço que sobra, tem de existir um volume suficiente para segurar a agua que virá do aqua, em caso de paragem das bombas ou outro imprevisto qq...!!!

ora só sabendo o nivel a que a agua se irá manter, posso calcular as dimensoes da sump...ou estarei errado?

não sei se deu para entender....

cumprimentos

Publicado:

Olá Luis, quando desligo as bombas o nivel na minha sump sobe um pouco, o "segredo" é haver espaço na sump para uma subida no nivel de água quando desligas as bombas, sem transbordar, no meu caso quando desligo a minha bomba de retornoo nivel sobe um pouco, restando ainda muito espaço, se reparares no meu desenho tá lá desenhado o nivel de água quando a sump esta em funcionamento.

Um abraço.

Publicado:

Controlar o nível não tem nada de mais.

Basta encher o aquário ao máxito até começar a deitar água para a sump. e encher a sump no limite máximo (ou um pouco mais baixo por segurança da reposição) e colocar a bomba a funcionar. :wink:

Publicado:

Olá Hugo, não te podes esquecer que quando desligas as bombas o aqua desche sempre um pouco o seu nivel, porisso tem que obrigatoriamente que haver margem para essa quantidade de água que passa para a sump.

um abraço.

Publicado:
Olá Hugo, não te podes esquecer que quando desligas as bombas o aqua desche sempre um pouco o seu nivel, porisso tem que obrigatoriamente que haver margem para essa quantidade de água que passa para a sump.  

um abraço.

Exactamente!

Por isso eu disse:

Basta encher o aquário ao máximo até começar a deitar água para a sump

Posso tentar explicar de outra forma: Por exemplo se tivermos um furo, directamente, a ideia será encher o aquário até ao início do furo, ou seja, até começar a ir água para a sump.

Sempre fiz assim e nunca tive problemas. ALiás testei tudo primeiro, como é evidente :)

Publicado:

Exactamente Hugo, eu é que não tinha percebido bem :roll:

Um abraço.

Publicado:

obrigado pela informação...

resta ainda uma pequena duvida:

para que tudo se mantenha estavel (nivel da agua na sump), o débito (agua reposta pela bomba de retorno) deve ser igual ao credito (agua que vem do aquario)??

ou estarei enganado?

se por exemplo tiver uma bomba de retorno de 3500l/h como arranjar maneira da entrada de agua na sump ser identica? porque esta cai por força da gravidade.

ou estarei a fazer confusão com isto tudo e a coisa é mto mais simples...

cumprimentos

Publicado:

Olá,

A questão é mesmo a que referes - a gravidade.

A água que vai cair para a sump será sempre igual à que a Bomba de retorno envia para o aqua! A gravidade trata do resto...

Penso que não estarás a perceber o esquema... caso contrário não estarias a fazer essa questão!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Eu percebo a tua dúvida Luis.

Isso é apenas verdade. Passo a explicar.

O que o Diogo diz é o que acontece, a gravidade trata do resto, mas é evidente que até um certo limite.

Se tiveres uma bomba de 3500L/h com um furo de 1cm, é evidente que a gravidade não faz nada, agora aquilo que dizes, não é preciso que seja exactamente assim, ou seja, não é preciso que o furo tenha um caudal teórico igual ou superior ao da bomba.

Já virifiquei isso no meu sistema. Isto porque quanto mais "dentro de água" (digamos assim) está o furo, mais água assa por ele devido ao aumento de pressão. Fiz-me entender ou ficou confuso? :wink:

Imaginemos que tens um furo que debita exactamente o mesmo caudal que a bomba. O senso comum diria que basta esse furo ter a mínima obstrução, para o aquário transbordar, mas isto na realidade não acontece, porque à medida que a água sobe e o furo fica sujeito a mais pressão, também debita um maior caudal.

Publicado:

já tou a entender...

não devo ter problemas...

obrigado pelas respostas

Publicado:

Eu tou agora a ter esse problema Luis, tenho um furo de 32mm para uma bomba de 2500l, que devido à perda em altura deve tar a fazer 1500l/h...NÃO CHEGA, vou ter de diminuir a bomba porque o aqua transborda, eu tou desconfiado que será por o furo estar mesmo junto ao topo, mas não sei...

Publicado:

O furo de saída de água do aquário deve ter sempre maior capacidade do que a bomba de elevação, porque se este não tiver secção para escoar a água que está continuamente a entrar no aquário, esta vai sair de certeza, só que já não cai na sump. De preferência deves ter dois furos, e como o Hugo diz, á medida que o nível da água sobe no aquário, maior é a secção de água que passa nos furos de saída.

Espero ter dado alguma ajuda, tubos de saída sempre sobredimensionados é o ideal.