calcif3r Publicado Outubro 31, 2007 Publicado Outubro 31, 2007 (editado) Boas Malta! Finalmente decidi-me aventurar no mundo das plantas para aquário. E para começar decidi seguir o conselho da senhora da loja e comprar uma "anubia" e um "feto java". Segundo a senhora, são plantas bastante resistentes e que não requerem muito "trabalho". Como são ambas plantas que não precisam de se enterrar toda a raiz e não convém, tenho a intenção de as prender a um tronco (com um fio de nylon/pesca) para enraizar. O meu problema é que me esqueci de perguntar o seguinte à senhora: A rede/vaso de plástico duro onde as plantas vêem deve ser removido ou devo deixar até ela enraizar por si só no tronco? Agradeço imenso se alguem me puder ajudar. Obrigado a todos! Editado Outubro 31, 2007 por calcif3r
João José Pimentel Publicado: Outubro 31, 2007 Publicado: Outubro 31, 2007 boas removes o vaso,assim como a esponja misturada com as raizes da planta.
calcif3r Publicado: Outubro 31, 2007 Autor Publicado: Outubro 31, 2007 boas removes o vaso,assim como a esponja misturada com as raizes da planta. Ok! Já agora, depois de remover o plástico não se torna complicado amarrar com o fio? Já agora, alguma "técnica" ou maneira em especial de amarrar a planta? Calculo que não se até com força para não danificar a planta como também para permitir o crescimento.
PDI Publicado: Outubro 31, 2007 Publicado: Outubro 31, 2007 Não quero estar a dizer asneira mas acho que se e uma planta que cria raízes o melhor sera amarra-la com linha de algodão, pois assim que ela fixar as raízes a linha apodrece e desaparece o que não acontece com o fio de nylon pois continua la no mesmo sitio a apertar as raízes da planta ou tens de ser tu a tira-la. 2 Alfredo Garcia
calcif3r Publicado: Novembro 1, 2007 Autor Publicado: Novembro 1, 2007 Bom, está feito! Só queria esclarecer mais uma coisa. Quando tirei a rede/vaso de plástico, reparei que a raiz encontrava-se metida numa espécie de terra ou algodão. Isso também se deve remover para tora a raiz ficar exposta? Uma das plantas estava de tal maneira enraizada nisso que não consegui tirar na sua totalidade.
Akilae Publicado: Novembro 10, 2007 Publicado: Novembro 10, 2007 Bom, está feito! Só queria esclarecer mais uma coisa. Quando tirei a rede/vaso de plástico, reparei que a raiz encontrava-se metida numa espécie de terra ou algodão. Isso também se deve remover para tora a raiz ficar exposta? Uma das plantas estava de tal maneira enraizada nisso que não consegui tirar na sua totalidade. Acho que deves limpar na totalidade e lava-la muito bem, verificando se não vão caracois e ovos dos mesmos para dentro do aqua e BOOM de caracois que são uma chatice para as plantas e pra nós Os meus Aquas: Deep Forest Little Heaven
andreialima Publicado: Novembro 10, 2007 Publicado: Novembro 10, 2007 Bom, está feito! Só queria esclarecer mais uma coisa. Quando tirei a rede/vaso de plástico, reparei que a raiz encontrava-se metida numa espécie de terra ou algodão. Isso também se deve remover para tora a raiz ficar exposta? Uma das plantas estava de tal maneira enraizada nisso que não consegui tirar na sua totalidade. Olá, Isso a que chamas terra ou algodão é fibra de vidro. Tens que retirar tudo muito bem pois é tóxico para os peixes. Toda a raiz deve ficar exposta sim, e espero que tenhas decidido pelo fio de algodão mesmo, senão terás que retirar o tronco para cortar o fio de nylon mais tarde. O feto de java e as anubias pegam rapidinho aos troncos, até podes prender a pedras (fica mais fácil se a pedra tiver ranhuras, buracos...) Faz como já disseram aqui, lava muito bem mesmo até por causa das pragas que podem vir com as plantas e boa sorte;)
Luís Fortunato Publicado: Novembro 11, 2007 Publicado: Novembro 11, 2007 Olá. Isso a que chamas terra ou algodão é fibra de vidro Lã de rocha... rockwool Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
andreialima Publicado: Novembro 11, 2007 Publicado: Novembro 11, 2007 Olá.Lã de rocha... rockwool Cumprimentos Luís Fortunato Tinham-me dito que era lã de vidro De qualquer forma tem que se retirar mesmo tudo, não é? Pelo menos o que me disseram é que era venenoso para os peixes, a longo tempo. Contamina a água... mas como não sou nenhuma especialista... deixo para quem sabe Estamos sempre a aprender.
andrecardoso Publicado: Novembro 11, 2007 Publicado: Novembro 11, 2007 Tinham-me dito que era lã de vidro De qualquer forma tem que se retirar mesmo tudo, não é? Pelo menos o que me disseram é que era venenoso para os peixes, a longo tempo. Contamina a água... mas como não sou nenhuma especialista... deixo para quem sabe Estamos sempre a aprender. Nunca tinha ouvido tal coisa.. Mas sempre aprendendo Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
merlin Publicado: Novembro 15, 2007 Publicado: Novembro 15, 2007 Eu tenho 2 anúbias, cada uma amarrada a um tronco. Usei fio de algodão. No entanto parece-me que elas não estão a agarrar. Já passaram 20 dias e estão tal e qual como as coloquei. Outras plantas que tenho já cresceram e desenvolveram as raízes mas a anúbia não se agarra tão depressa como o que vejo descrito por várias pessoas e em vários locais. A minha questão é se há alguma maneira especial de amarrar as anúbias. Eu enrolei o fio à anúbia, junto ao ponto onde a raiz está ligada ao caule, e amarrei o fio ao tronco por forma a que as raízes estivessem em contacto com o tronco. Têm-se que espalhar as raízes pelo tronco e colocar o fio à volta do tronco por forma a prender as raízes?
Luís Fortunato Publicado: Novembro 15, 2007 Publicado: Novembro 15, 2007 Eu tenho 2 anúbias, cada uma amarrada a um tronco.Usei fio de algodão. No entanto parece-me que elas não estão a agarrar. Já passaram 20 dias e estão tal e qual como as coloquei. Outras plantas que tenho já cresceram e desenvolveram as raízes mas a anúbia não se agarra tão depressa como o que vejo descrito por várias pessoas e em vários locais. A minha questão é se há alguma maneira especial de amarrar as anúbias. Eu enrolei o fio à anúbia, junto ao ponto onde a raiz está ligada ao caule, e amarrei o fio ao tronco por forma a que as raízes estivessem em contacto com o tronco. Têm-se que espalhar as raízes pelo tronco e colocar o fio à volta do tronco por forma a prender as raízes? Olá. Não sei se sabes, mas as anúbias são plantas de crescimento lento... por isso é normal que outras plantas já tenham crescido bastante, e que as anúbias, pouco ou nada tenham crescido. Sê paciente... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts