Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Bem primeiro começo com o setup do aqua:

Iluminação: 4 x T8 (58W)

Aqua: 190 x 50 x 70 (Estimo 650L uteis com a agua dentro da sump)

Filtração: Sump com 5 litros de bioballs (Biologico), Varias camadas de la para filtragem mecanica, Bomba retorno Eheim 3000 l/h

Aquecimento: Dois Jagger 200W

CO2 electrico da Hailea

Temperatura: 29º

PH: 6.4

Fertilização: 2 x por semana com Seachem Flourish, Iron e Potassium

Substrato: Akadama normal

TPA: 30% todos os FDS

Agora que ja conheçem o setup vou expor o meu problema as minhas plantas parecem estar no estado de hibernação, ou seja, não crescem mas tambem não morrem. Tenho o agua com algumas algas que vão se especialmente acumulando nas plantas, e tenho uma cena verde NOJENTA a crescer na Akadama!

Foto de cena nojenta:

muck.jpg

Preciso de dicas em relação a:

- Estado "dormente" das palntas e algas.

- Identificação da cena nojenta

Editado por Mario Oliveira

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Publicado:

Isso é no mínimo estranho ...

Mas devo dizer-te ... Não há muita gente a conseguir um tapete assim tão "uniforme".

:D

Tronco.jpg
Publicado: (editado)
Isso é no mínimo estranho ...

Mas devo dizer-te ... Não há muita gente a conseguir um tapete assim tão "uniforme".

:D

:):x-mas:;);)bangbang

Editado por Mario Oliveira

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

Publicado:
boas

isso é muito esquesito!

nunca vi tal coisa, já esperimentas-te a aspirar isso?

isso pode ser um fungo.

cump.

Boas,

Eu limpo, (tiro a camada de cima da akadam fora). Mas passar de 2 ou 3 semanas esta novamente assim.

MO

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

Publicado:

Olá

Isso são algas. A melhor maneira de se livrar delas é retirar manualmente o maximo e depois arranjar uma "raposa voadora" Epalzeorynchos siamensis para as manter debaixo de controle.

Essas algas são sinal de superabundância de nutrientes no aquario.

Abraços

Paulo José

Publicado:
Olá

Isso são algas. A melhor maneira de se livrar delas é retirar manualmente o maximo e depois arranjar uma "raposa voadora" Epalzeorynchos siamensis para as manter debaixo de controle.

Essas algas são sinal de superabundância de nutrientes no aquario.

Boas,

Se é superabundancia de nutrientes pq não crescem as plantas? Falta de luz? Falta de CO2?

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

Publicado:

Cianos e as plantas não crescem porque lhes faltam nutrientes, ou só um, o que e suficiente para não crescerem.

Essa alga cheira mal :P

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

São ciano bactérias.

Aparecem como foi dito quando há demasiados nutrientes no aqua.

Eu tive o meu aquário exactamente assim quando me iniciei neste hobby :P

No meu caso tive um pico de nitratos...

Para te livares delas, é muito simples.

1- Fazes uma boa TPA.

2- Apagas as luzes do aquário.

3- Cobres o aquário com um pano preto, que não deixe entrar luz absolutamente nenhuma e deixas estar assim durante 3 dias. Não te assustes, não vai causar qualquer mal às plantas nem aos peixes, mas as ciano vão desaparecer todas.

4- Ao final de 3 dias... fazes nova TPA e está feito. Por esta altura deverás ter o aquário limpo.

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Publicado:

Também acho que seja um ou outro nutriente em falta e os outros em excesso.

Nunca tinha visto esse tapete, engraçado! ;)

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

Boas,

Isso são cianobacterias e nessa quantidade aconselho-te o uso de Eritromicina e a medida que vão morrendo vais aspirando e sempre TPA's nesse aquario, quanto a iluminação não aconselho a desligares a iluminação na totalidade visto que tens plantas e não deves arriscar a saude das mesmas.

boa sorte!

São um dos organismos mais comuns em aquário - cyanobacteria.

Não uses Eritromicina nem nada que se pareça pois das cabo das bactérias do filtro (atenção às sugestões rapazes)

Epalzeorhyncus siamensis, ou Crossocheilus siamensis ou SAEs são escusados - não comem isso nem que estejam a morrer à fome.

No entanto a solução é muito simples, aumenta a circulação no aquário principalmente junto ao substrato e faz umas mudas de água.

Pedro

Editado por Pedro Borges

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Boas!!

Eu já tive desta coisa nojenta no meu aqua grande, ia tirando conforme ia crescendo. Entretanto, deram-me uma molhada de ampulárias e tive de dar alojamento a outra molhada. Como eram tantas caracoletas e uma tpa's, as ciano acabaram por desaparecer. O meu plecos nem lhes tocava, se fosse preciso, passava ao lado delas, devia pensar assim "ui!! que nojo!! eu não como esta porra!"

Aquilo é mesmo nojento.

Editado por Menina

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Publicado:
bolor?

Não DS, são mesmo ciano...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Não DS, são mesmo ciano...

hmmmmmmmmmmmmmmm

mete o aqua as escuras durante algum tempo, retira de la os peixes e mete anti fungos

Publicado:

Já tive disso, isso cheira a amoníaco e nao dá para pegar que se parte tudo em bocadinhos!? Então eu fiz o seguinte para acabar com isso no aquario: simplesmente mudei o tipo de comida de flcos para granulado..... tao simples como isso! Agora posso-te dizer uqe nao tenho nem um bocadinho disso aqui no meu aquario de 600 litros como o teu!

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Hum.... eu se fosse a ti metia isso a venda com o tópico " Tapete que não necessita qualquer manutenção.. (estilo pantano)"

:D ;)bangbangbangbang

EHEHEH eu vi isso ao vivo e mete mesmo nojo...

Agora a sério eu aposto que devias melhorar a circulação de àgua no substrato como foi referido aqui... pois excesso de nutrientes duvido que seja, pois se fizeres TPAs no minimo de 30% a fertilizar como recomendado duvido que tenhas excesso de nutrientes..

Mete uma powerhead e experimenta.. :)

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

Publicado:
anti fungos

Tudo bem que há controvérsia entre a classificação das cyano-bacterias no reino das plantas ou das bactérias, mas fungos???

Abraços

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

• 1 mês depois...

Ola,

eu ja tive disso e é bastente chato é mesmo cianaobacteria, tentei de tudo mas tive que recorrer a medicamentos,

utilizei um medicamento chamado ESE-500 e resolveu de vez.

Este medicamento esta a vendas nas farmacias custa cerca de 6 euros.

Utilizei a dosagem de 1/1 ou seja 1mg por litro mais ou menos.Mas nao exageres

Fiz apenas 2 dias e morreu tudo depois e so limpar.

Boa sorte,

Miguel Branco

Editado por Miguel Brnaco

Bem isto daqui anda ainda dizem para meter plutónio no aqua :) (brincadeira)

Uma simples pesquisa por cianobacterias pelo forum ou pela net ajuda bastante, para além de algumas sugestões aqui feitas...

como referiu o Jose Cruz Silva -->http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=69683&hl=ciano

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!