KuSsTa Publicado Outubro 30, 2007 Publicado Outubro 30, 2007 Olá a todos... Já á algum tempo que frequento este forum, mas sou daqueles que lê mais do que escreve .... mas preciso de uma "mãozinha" Tenho um aquario de aprox 100*30*40 com um filtro EHEIM 2215. O que aconteçe e já me acontecia com o filtro anterior é que nunca tenho a água completamente cristalina, ou seja, mesmo com o filtro que tenho, a coluna de agua no meu aqua tem sempre muitas particulas em suspensão, tipo pó. No meu filtro tenho : - aneis de cerâmica da EHEIM; esponjas; aquele subtracto EHEIM (parecem pequenas pedras "pomes"); mais uma esponja, um genero de lã branca filtrante e cartão activado. Já tentei várias configurações de forma a obter melhores resultados, mas fico sempre com as malditas particulas em suspensão na água. A água tem um aspecto limpo, não está amarelada nem nada que se pareça uma vez que faço TPA´S com alguma frequencia, mas não consigo de forma alguma eliminar estas particulas. Actualmente tenho a saida do filtro, no vidro lateral esquerdo do aquário, na horizontal junto á superficie, e a entrada de água para o filtro no lado oposto, mas na vertical (configuração esta que já vi em dezenas de montagens). Já agora, o meu filtro tem umas torneiras para abrir e fechar o fluxo de agua, eu não utilizo na saido do filtro totalemente aberta, de forma a não criar muita agitação na superficie para não dissipar o CO2. Á algum problema nisto!? Desde já obrigado a todos Fiquem bem Citar
aquapego Publicado: Outubro 30, 2007 Publicado: Outubro 30, 2007 (editado) Olá a todos...Já á algum tempo que frequento este forum, mas sou daqueles que lê mais do que escreve .... mas preciso de uma "mãozinha" Tenho um aquario de aprox 100*30*40 com um filtro EHEIM 2215. O que aconteçe e já me acontecia com o filtro anterior é que nunca tenho a água completamente cristalina, ou seja, mesmo com o filtro que tenho, a coluna de agua no meu aqua tem sempre muitas particulas em suspensão, tipo pó. No meu filtro tenho : - aneis de cerâmica da EHEIM; esponjas; aquele subtracto EHEIM (parecem pequenas pedras "pomes"); mais uma esponja, um genero de lã branca filtrante e cartão activado. Já tentei várias configurações de forma a obter melhores resultados, mas fico sempre com as malditas particulas em suspensão na água. A água tem um aspecto limpo, não está amarelada nem nada que se pareça uma vez que faço TPA´S com alguma frequencia, mas não consigo de forma alguma eliminar estas particulas. Actualmente tenho a saida do filtro, no vidro lateral esquerdo do aquário, na horizontal junto á superficie, e a entrada de água para o filtro no lado oposto, mas na vertical (configuração esta que já vi em dezenas de montagens). Já agora, o meu filtro tem umas torneiras para abrir e fechar o fluxo de agua, eu não utilizo na saido do filtro totalemente aberta, de forma a não criar muita agitação na superficie para não dissipar o CO2. Á algum problema nisto!? Desde já obrigado a todos Fiquem bem Boas! Em relação às torneiras, estas devem estar sempre completamente abertas, pois estes filtros não permitem controlar o caudal sob pena de os danificarmos. Possivelmente tens sorte em ainda não o teres "queimado", mas os Eheim aguentam realmente muito. Em relação às matérias filtrantes retira o carvão pois não está lá a fazer nada e utiliza apenas Ehfisubstrat Pro e alguma fibra para efectuar a filtragem mecânica. Aquando das limpezas do filtro substitui apenas a fibra por nova. O Ehfisubstrat deves colocá-lo dentro de água retirada do aquário para que as bactérias não morram. Não é necessário lavar, elas tratam da sujidade! Estou a falar de aquários que não contenham peixes que sujem muito a água. Como tens CO2 presumo que tenhas bastantes plantas. Será que o que existe na coluna de água não serão algas? Se assim fôr, faz uma fertilização correcta, que elas acabam por desaparecer! De qualquer modo e como já cá andas há bastante tempo, sabes que se deve colocar sempre o setup do aquário para podermos opinar com mais rigor, mesmo que não digamos nada de jeito, mas alguém vai aparecer para te elucidar ou sugerir o que quer que seja! Senão repara: o substracto que tipo é? Os peixes são calmos? Que luz tens? Como fertlizas? etc,etc. Além de... também tenho um 2215 a funcionar à cerca de 15 anos ou mais. Um abraço Carlos Salgueiro. Editado Outubro 30, 2007 por aquapego Citar O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
KuSsTa Publicado: Outubro 31, 2007 Autor Publicado: Outubro 31, 2007 Boas... Obrigado pela dica, assim que li isto, fui abrir a torneira do caudal de saida do filtro. Apesar de não estar muito fechada, abri-a completamente. Em relação ao Setup do aquário : Medidas : 100*30*40 Subtracto : Tenho aquele da Tropica coberto com alguns cms de arão normal Iluminação : 2x Calhas Aquapor - 1 com lampada 30w (LifeGlo 2 6500 k) e a outra com 4 lampadas económicas de 20 W 6500k O filtro como disse é EHEIM 2215 Em relação á possibilidade serem algas, não me parece. Dá me a sensação de ser pequenos resto de comida, não sei, talvez aquele tipo pó que por vezes fica acumulado no fundo. Outra possibilidade que eu vejo, é, talvez não tenha coberto o substracto fértil da Tropica (uma vez que utilizei quase o saco todo de 5 Kg), com uma camada suficiente de areão. E ao ter a saida do filtro a apontar ligeiramente para baixo , faz com que o que está depositado no fundo do aquário levante para a coluna de água. Tento "apontar" ligeiramente a saida de água do filtro para baixo de forma a não agitar tanto a superficie da água para não dissipar o CO2. Bem, não sei se me fiz entender. Mais uma vez obrigado Carlos Salgueiro Cumprimentos Citar
João Abóbora Publicado: Outubro 31, 2007 Publicado: Outubro 31, 2007 Se tens a saída a apontar para baixo e tens substrato fertil debaixo de uma camada fina de areão é normal Enquanto o filtro não apanhar todas as particulas vais ter sempre particulas de pó a "voar" pelo aquário. Podes fazer umas limpezas ao fundo e umas tpa´s diárias de 10% tentando apanhar o maximo que conseguires, a ver se isso melhora mais rápido, mas vais retirar algum do substracto fertil... Outra solução é aumentares a camada de areão que tens por cima, de modo a evitar que o pó do substracto fertil chegue á superficie. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
KuSsTa Publicado: Outubro 31, 2007 Autor Publicado: Outubro 31, 2007 Ok Vou tentar, antes de mais manter o fluxo de agua, sem a tal inclinação. Apesar de isto de agitar bastante a superficie, vou ver se de facto melhora. Se não vir melhores resuldatos, penso e por mais alguns cms de areão por cima do de que já tenho. Muito Obrigado a todos Cumprimentos Citar
cliov6 Publicado: Novembro 8, 2007 Publicado: Novembro 8, 2007 OkVou tentar, antes de mais manter o fluxo de agua, sem a tal inclinação. Apesar de isto de agitar bastante a superficie, vou ver se de facto melhora. Se não vir melhores resuldatos, penso e por mais alguns cms de areão por cima do de que já tenho. Muito Obrigado a todos Cumprimentos e entao como resoves te o problema ? Citar
Recommended Posts