Particulas Em Suspensão


Recommended Posts

Olá a todos...

Já á algum tempo que frequento este forum, mas sou daqueles que lê mais do que escreve bang .... mas preciso de uma "mãozinha"

Tenho um aquario de aprox 100*30*40 com um filtro EHEIM 2215.

O que aconteçe e já me acontecia com o filtro anterior é que nunca tenho a água completamente cristalina, ou seja, mesmo com o filtro que tenho, a coluna de agua no meu aqua tem sempre muitas particulas em suspensão, tipo pó.

No meu filtro tenho : - aneis de cerâmica da EHEIM; esponjas; aquele subtracto EHEIM (parecem pequenas pedras "pomes"); mais uma esponja, um genero de lã branca filtrante e cartão activado.

Já tentei várias configurações de forma a obter melhores resultados, mas fico sempre com as malditas particulas em suspensão na água.

A água tem um aspecto limpo, não está amarelada nem nada que se pareça uma vez que faço TPA´S com alguma frequencia, mas não consigo de forma alguma eliminar estas particulas.

Actualmente tenho a saida do filtro, no vidro lateral esquerdo do aquário, na horizontal junto á superficie, e a entrada de água para o filtro no lado oposto, mas na vertical (configuração esta que já vi em dezenas de montagens).

Já agora, o meu filtro tem umas torneiras para abrir e fechar o fluxo de agua, eu não utilizo na saido do filtro totalemente aberta, de forma a não criar muita agitação na superficie para não dissipar o CO2. Á algum problema nisto!?

Desde já obrigado a todos

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...

Já á algum tempo que frequento este forum, mas sou daqueles que lê mais do que escreve ;) .... mas preciso de uma "mãozinha"

Tenho um aquario de aprox 100*30*40 com um filtro EHEIM 2215.

O que aconteçe e já me acontecia com o filtro anterior é que nunca tenho a água completamente cristalina, ou seja, mesmo com o filtro que tenho, a coluna de agua no meu aqua tem sempre muitas particulas em suspensão, tipo pó.

No meu filtro tenho : - aneis de cerâmica da EHEIM; esponjas; aquele subtracto EHEIM (parecem pequenas pedras "pomes"); mais uma esponja, um genero de lã branca filtrante e cartão activado.

Já tentei várias configurações de forma a obter melhores resultados, mas fico sempre com as malditas particulas em suspensão na água.

A água tem um aspecto limpo, não está amarelada nem nada que se pareça uma vez que faço TPA´S com alguma frequencia, mas não consigo de forma alguma eliminar estas particulas.

Actualmente tenho a saida do filtro, no vidro lateral esquerdo do aquário, na horizontal junto á superficie, e a entrada de água para o filtro no lado oposto, mas na vertical (configuração esta que já vi em dezenas de montagens).

Já agora, o meu filtro tem umas torneiras para abrir e fechar o fluxo de agua, eu não utilizo na saido do filtro totalemente aberta, de forma a não criar muita agitação na superficie para não dissipar o CO2. Á algum problema nisto!?

Desde já obrigado a todos

Fiquem bem

 

Boas!

 

Em relação às torneiras, estas devem estar sempre completamente abertas, pois estes filtros não permitem controlar o caudal sob pena de os danificarmos. Possivelmente tens sorte em ainda não o teres "queimado", mas os Eheim aguentam realmente muito.

Em relação às matérias filtrantes retira o carvão pois não está lá a fazer nada e utiliza apenas Ehfisubstrat Pro e alguma fibra para efectuar a filtragem mecânica. Aquando das limpezas do filtro substitui apenas a fibra por nova. O Ehfisubstrat deves colocá-lo dentro de água retirada do aquário para que as bactérias não morram. Não é necessário lavar, elas tratam da sujidade! Estou a falar de aquários que não contenham peixes que sujem muito a água.

Como tens CO2 presumo que tenhas bastantes plantas. Será que o que existe na coluna de água não serão algas? Se assim fôr, faz uma fertilização correcta, que elas acabam por desaparecer!

De qualquer modo e como já cá andas há bastante tempo, sabes que se deve colocar sempre o setup do aquário para podermos opinar com mais rigor, mesmo que não digamos nada de jeito, mas alguém vai aparecer para te elucidar ou sugerir o que quer que seja! Senão repara: o substracto que tipo é? Os peixes são calmos? Que luz tens? Como fertlizas? etc,etc.

 

Além de... também tenho um 2215 a funcionar à cerca de 15 anos ou mais.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Obrigado pela dica, :P assim que li isto, fui abrir a torneira do caudal de saida do filtro. Apesar de não estar muito fechada, abri-a completamente.

Em relação ao Setup do aquário :

Medidas : 100*30*40

Subtracto : Tenho aquele da Tropica coberto com alguns cms de arão normal

Iluminação : 2x Calhas Aquapor - 1 com lampada 30w (LifeGlo 2 6500 k) e a outra com 4 lampadas económicas de 20 W 6500k

O filtro como disse é EHEIM 2215

 

Em relação á possibilidade serem algas, não me parece. Dá me a sensação de ser pequenos resto de comida, não sei, talvez aquele tipo pó que por vezes fica acumulado no fundo. Outra possibilidade que eu vejo, é, talvez não tenha coberto o substracto fértil da Tropica (uma vez que utilizei quase o saco todo de 5 Kg), com uma camada suficiente de areão. E ao ter a saida do filtro a apontar ligeiramente para baixo , faz com que o que está depositado no fundo do aquário levante para a coluna de água. Tento "apontar" ligeiramente a saida de água do filtro para baixo de forma a não agitar tanto a superficie da água para não dissipar o CO2.

Bem, não sei se me fiz entender.

Mais uma vez obrigado Carlos Salgueiro

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens a saída a apontar para baixo e tens substrato fertil debaixo de uma camada fina de areão é normal :P

Enquanto o filtro não apanhar todas as particulas vais ter sempre particulas de pó a "voar" pelo aquário.

Podes fazer umas limpezas ao fundo e umas tpa´s diárias de 10% tentando apanhar o maximo que conseguires, a ver se isso melhora mais rápido, mas vais retirar algum do substracto fertil...

Outra solução é aumentares a camada de areão que tens por cima, de modo a evitar que o pó do substracto fertil chegue á superficie.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok

Vou tentar, antes de mais manter o fluxo de agua, sem a tal inclinação. Apesar de isto de agitar bastante a superficie, vou ver se de facto melhora. Se não vir melhores resuldatos, penso e por mais alguns cms de areão por cima do de que já tenho.

 

Muito Obrigado a todos

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok

Vou tentar, antes de mais manter o fluxo de agua, sem a tal inclinação. Apesar de isto de agitar bastante a superficie, vou ver se de facto melhora. Se não vir melhores resuldatos, penso e por mais alguns cms de areão por cima do de que já tenho.

 

Muito Obrigado a todos

 

Cumprimentos

 

e entao como resoves te o problema ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.