Samufish Publicado Outubro 28, 2007 Publicado Outubro 28, 2007 Olá. Comprei um aquário da Aquatlantis de 180L há uns meses. Não quis montar o filtro de decantação que vinha no pacote então comprei um filtro externo Eheim 2115. No aquário antigo (120L) tinha um filtro externo da Lifetech e sempre utilizei a saida de água do filtro na horizontal ao nivel da água do aquário. Quanto comprei o filtro o vendedor disse-me que a colocação correcta da saida do filtro é na vertical de forma à agua entrar no aquário e fazer bolhas, diz ele que essas bolhas é que provocam as trocas gasosas. Sempre tinha ouvido dizer que a saida do filtro devia fazer era corrente no nivel da água para fazer as trocas gasosas... que confusão... decidi fazer o que o vendedor aconselhou, até porque o homem tem muitos anos de aquariofilia nas pernas,e a explicação dele fazia algum sentido... O problema é que passado algumas semanas tinha o aquário cheio de algas filamentosas. Tenho SAEs, Ottos e Ls no aquário e não davam conta do assunto. Fiz o tratamento radical das TPAs diárias e nem assim. Resolvi então colocar a saida do filtro da maneira antiga, na horizontal de forma a fazer corrente na superficie da água, voltei a fazer as TPAs, desta vez menos agressivas, e agora tenho as algas controladas. Reparei também que estava a acumular muitos detritos perto das rochas e que agora com a saida do filtro na nova posição já não acumula tanto lixo nos sitios mais escondidos. Desculpem o testamento mas isto parece ser importante. Qual será afinal a posição correcta para a saida do filtro no aquário? Cumprimentos, Samuel. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Outubro 28, 2007 Publicado: Outubro 28, 2007 Eu tenho como tu e sempre ouvi dizer que era assim.Penso ser mesmo a melhor maneira.Essa circulação de água é saudável pra os peixes,penso até que faz a oxigenação á água.Mas espera pelos experts Citar O meu feedback
antmarques Publicado: Outubro 29, 2007 Publicado: Outubro 29, 2007 Basta a circulação à superfície para "oxigenar" a água QB. Se esta existir não é necessário "bolhinhas" salvo em algumas situações como em tratamentos. Provavelmente como estavas a "oxigenar" a água em demasia havia pouco CO2 para as plantas assimilarem os nutrientes e daí o aparecimento das algas. Cumps Citar My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
Samufish Publicado: Novembro 4, 2007 Autor Publicado: Novembro 4, 2007 Olá. Obrigado pelas vossas respostas. Estava à espera de mais comentários, mas pelos vistos o pessoal não se interessou. De facto as plantas estão a evoluir desde que mudei a saida da água do filtro para a posição horizontal´. Já acrescentei plantas novas, estou a adicionar CO2, coloquei uma lâmpada da Sera própria para lâmpadas e as plantas estão a crescer a olhos vistos e as algas não voltaram a aparecer. Cumprimentos, Samu. Citar
Vasco Matos Publicado: Novembro 4, 2007 Publicado: Novembro 4, 2007 Olá! Eu durante o dia coloco a saida do filtro abaixo da superficie,de modo a que o CO2 não vá para o espaço,de noite um pouco acima para fazer oxigénio para as plantas e peixes.E só colocar uma ventosa e subir e deixe-la. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts