Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos,

Este pode ser um tema polémico, mas acho que é importante para todos, aprender qual a forma mais correcta de eliminar o sofrimento de peixes com doenças incuráveis ("matá-los").

Eu já ouvi falar de várias técnicas e gostaria de saber qual é a vossa opinião/"técnica".

Atenção, não me interpretem mal, eu quero o bem dos animais, mesmo que seja necessária a sua morte :lol:

Já me disseram para agarrar na cauda do peixe ,tirá-lo fora de água e mandar um safanão contra uma superfície dura (morte imediata).

Sempre há a hipótese de tirá-lo fora de água (e esperar que morra por falta de respiração); também já me falaram na modalidade de retirá-lo fora de água e colocá-lo perto de uma luz (o peixe morre passado pouco tempo). E outra que toda a gente conhece,trata-se de mandá-lo "pia a baixo".

Qualquer uma das técnicas não me agrada,mas mais cedo ou mais tarde todos nós acabamos por lidar com essa situação/problema.

Agradecia assim, que partilhassem os métodos que conhecem , os que acham mais correctos, de forma a que possamos aprender a lidar da melhor forma com a situação.

Os melhores cumprimentos

João

Editado por Veterinário
Publicado:

Já li que uma maneira é pegar numa faca afiada e com golpe limpo cortar a cabeça, nada de estar a serrar o pobre peixe. E depois, principalmente se o peixes estiver doente e se a faca for usada para mais coisas, desinfectá-la bem.

Cumps,

JFFA

Publicado:

Este tópico interessa-me bastante.

Felizmente nunca tive que matar nenhum peixe, mas a ideia de o fazer assusta-me um pouco. Principalmente porque não quero que o animal sofra nem da doença ou do "alívio".

Até agora nenhuma das hipóteses aqui apresentadas me agrada particularmente...

Haverá outros métodos?!?

Abraços,

Sérgio Costa

Publicado:

Eu pessoalmente tento salvar sempre os peixes... e já tive um caso em que toda a gente aqui no fórum me dizia para o matar e fui até ao fim e hoje o peixe está 5 estrelas.

De qualquer maneira, uma das sugestões que me fizeram foi pegar no peixe, pô-lo dentro de um saco plástico, encher com água e por no congelador...

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Publicado:

o corte da cabeça é um bom método para peixes grandes, desde que não haja falhas, porque é imediato.

Quando tive que fazer isso (devido a doença dos neons), puz os neons num recipiente com água do aquário, e meti no congelador - sem luz eles adormecem, e a temperatura vai lentamente diminuindo, o metabolismo vai baixando.

Pelo menos os alpinistas dizem que não é morte má, que se perde a sensação e se adormece...

O que os livros aconselham é com overdose de tranquilizantes, mas nem toda a gente tem acesso a tal coisa!

Publicado:

o mais facil e rapido mesmo qque seja triste fazelo e enrolalo em qualquer coisa e esmagalo rapidamente :lol:

mas e sempre melhor tentar salvalo

Publicado: (editado)

Tal como o Hugo Félix disse,nunca devemos perder a esperança de salvar um peixe.Porém o bom-senso terá de entrar em jogo consoante o estado do animal.Existem certas doenças que é quase impossivel a salvação,e o estado se for muito avançado,a morte é de certeza um melhor caminho que o sofrimento.

Eu acho que a melhor solução para peixes pequenos é com a base de um copo,com um gesto rápido esmagar a cabeça do peixe,dentro de um saco.Acho preferivel ao congelamento,pois este é mais lento.Para peixes grandes um corte limpo da cabeça,sensivelmente a meio desta.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Boas!!!

Ja tive um peixe muito mal nao tinha hipoteses para mim foi mesmo pegar numa faca e cortar-lhe a cabeça num segundo acaba a dor do animal que esta ali a sofrer...

Fiquei triste mas tinha de ser...

Cump.

Publicado:

Boas

É sempre chato essa situação mas as vezes calha a tecnica depende de cada um mas a que acho menos dolorosa é a da faca seja grande ou pequeno num golpe e já esta

hasta

Publicado:

De qualquer forma, deixa-los fora de água até sofucar (perto ou não de uma luz) é demasiado cruel. Deitá-los pela sanita abaixo é altamente desaconselhável, muitas vezes sobrevivem até chegar a fossas e vão morrer intoxicados com químicos de limpeza ou outros.

Nunca tive que recorrer à eutanásia em qualquer peixe de aquário, mas na pesca ou lhes corto a cabeça ou bato contra uma pedra (parece cruel, mas morrem no instante), é melhor do que os deixar vivos no saco de plástico a sofucar... Acho eu!

Cumps,

JFFA

Publicado:

Após ter ouvido as várias opiniões, penso que a melhor solução é a morte rápida: ou cortando a cabeça ou bater com a cabeça do peixe contra uma superfície dura.

O método do congelador,é "interessante" porque diminui o metabolismo e ...talvez não sinta a morte a chegar, mas de qualquer das formas é um processo demorado, ele sofre à mesma!

Enfim, deixo ao vosso critério, mas nunca atirem-no pela pia a baixo....tentem ensinar isso a quem não o sabe.

Cumps

João

Publicado:

uma marreta... um martelo de picar carne... uma guilhotina... acho que seriam boas opções instantâneas

das soluções lentas, acho que optaria pelo saco de água no congelador... e talvez com um banho em álcool inicial

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Publicado:

Porr@ pessoal assim é muito violento - "cortar cabeças" :P:lol:

Junta-se 5 a 10% de álcool na água e ele adormece embriagado e não acorda mais.

- Não é juntar álcool à toa senão coitado até salta.

Ex:

- num recipiente de 1/2 litro de água do aquário junto 30ml de álcool e depois ponho lá o peixe e ele morre feliz 8):lol: :lol:

Publicado:
Olá a todos,

Este pode ser um tema polémico, mas acho que é importante para todos, aprender qual a forma mais correcta de eliminar o sofrimento de peixes com doenças incuráveis ("matá-los").

Eu já ouvi falar de várias técnicas e gostaria de saber qual é a vossa opinião/"técnica".

Atenção, não me interpretem mal, eu quero o bem dos animais, mesmo que seja necessária a sua morte :P

Já me disseram para agarrar na cauda do peixe ,tirá-lo fora de água e mandar um safanão contra uma superfície dura (morte imediata).

Sempre há a hipótese de tirá-lo fora de água (e esperar que morra por falta de respiração); também já me falaram na modalidade de retirá-lo fora de água e colocá-lo perto de uma luz (o peixe morre passado pouco tempo). E outra que toda a gente conhece,trata-se de mandá-lo "pia a baixo".

Qualquer uma das técnicas não me agrada,mas mais cedo ou mais tarde todos nós acabamos por lidar com essa situação/problema.

Agradecia assim, que partilhassem os métodos que conhecem , os que acham mais correctos, de forma a que possamos aprender a lidar da melhor forma com a situação.

Os melhores cumprimentos

João

o que me insinaram é coloca-lo num recipiente com alcool

ja tive de matar dois guppies por as suas caudas terem sido comidas

eu coloco em alcool

Publicado:

Álcool sim, já me agrada mais a ideia.

Agora andar a esborrachar peixes :P

Se calhar para eles é mais rápido e indolor, mas para mim penso que seria traumatizante, andar a esborrachar animais de estimação :S

Sérgio Costa

Publicado:

epaa .... sinceramente ... prefiro que morra por ele do que andar a dar porrada e facadas ... quem sabe volta a ficar fixolas :s ! epa ja me custa ver as galinhas a correr sem cabeça la na terra da minha velha lolol

Publicado:
Porr@ pessoal assim é muito violento - "cortar cabeças" :D :happy:

Junta-se 5 a 10% de álcool na água e ele adormece embriagado e não acorda mais.

- Não é juntar álcool à toa senão coitado até salta.

Ex:

- num recipiente de 1/2 litro de água do aquário junto 30ml de álcool e depois ponho lá o peixe e ele morre feliz 8) :-D :)

Se fosse comigo essa hipotese do álcool também me agradava HAAHAHHAHA :D

:drinking:

Publicado:
sabias que a cauda volta a crescer?! :drinking:

:D :happy: :-D espero sinceramente que o que ele tenha tentado dizer é que os peixes apesar de terem a cauda comida ja estavam mesmo a beira da morte....

de todas as alternativas aqui propostas acho que prefiro mesmo a do alcool, não me imagino a esborrachar cabeças a peixinhos...