Recommended Posts

Publicado

Olá Amigos do Fórum,

Esta é uma pergunta pertinente.

Lê-se muita coisa sobre a potência das lâmpadas e sobre a quantidade de luz que cada aquário deve ter, mas nunca vi ninguém falar deste pequeno pormenor. Uma lâmapda fluorescente de 18W equivale a uma lâmpada normal de 77W. Ou seja essa lâmpada consome 18W de energia mas debita 77W de luz. Sendo assim, quais os "Watts" importantes para os nossos aquários?

Esta pergunta surge porque eu reparei que se colocar 72W (em lâmpadas fluorescentes) no meu aquário de 54L, fico com mais luz do que na minha cozinha.

Comentem e corrijam-me se estiver enganado.

A caneta nao escreve no monitor, não percebo.

Publicado:
Olá Amigos do Fórum,

Esta é uma pergunta pertinente.

Lê-se muita coisa sobre a potência das lâmpadas e sobre a quantidade de luz que cada aquário deve ter, mas nunca vi ninguém falar deste pequeno pormenor. Uma lâmapda fluorescente de 18W equivale a uma lâmpada normal de 77W. Ou seja essa lâmpada consome 18W de energia mas debita 77W de luz. Sendo assim, quais os "Watts" importantes para os nossos aquários?

Esta pergunta surge porque eu reparei que se colocar 72W (em lâmpadas fluorescentes) no meu aquário de 54L, fico com mais luz do que na minha cozinha.

Comentem e corrijam-me se estiver enganado.

Em Portugal faz-se a conta 1 W de luz por litro

Já em Inglaterra as contas são de 4 W de luz por litro .

Isto porque nos fazemos as contas aos Watts de consumo e os ingleses fazem as contas aos watts de iluminação :Fade-color

logo 54 Litros = 54 Watts de Consumo ou 216 Watts de luz difundida .

Contando que a luz difundida pela luz é em um ângulo de 360º, seria difundida mais ou menos em quatro direcções, sendo assim que so uma atingira a agua, logo 1/4 da potencia dissimulada pela luz emitida da lâmpada,ou seja a luz difundida , logo 1 Watt por litro :idea: Dai o uso de reflectores nas quelhas para tentar tirar proveito dos outros 3/4 da luz difundida .

Mas isto é so a minha maneira de ver as coisas, os mais entendidos que se cheguem a frente :(

assinatura.gif

Publicado:

Então isso quer dizer que eu preciso de 300W de luz para o meu aquário de 54L? Assumindo que quero ter plantas de exigencia elevada.

Isso não é muito?

Publicado:
Então isso quer dizer que eu preciso de 300W de luz para o meu aquário de 54L? Assumindo que quero ter plantas de exigencia elevada.

Isso não é muito?

Já te tinha feito as contas :

logo 54 Litros = 54 Watts de Consumo ou 216 Watts de luz difundida .

Ou seja só necessitas de lâmpadas fluorescentes que debitem 54 Watts de potencia, logo usa duas de 30 Watts que já chega e sobra .

assinatura.gif

Publicado:

Obrigado,

Era uma coisa que nunca tinha visto ca no fórum.

Outra das razões porque coloquei o post foi porque hoje quando fui à loja saber preços sobre material para fazer a calha eles disseram que eu era maluco.

Tou a ver que ser aquariofilista é um bocadinho isso. Ainda bem.

Publicado:

Amigo Sandro,

Eu não sou um grande expert em iluminação de aquas mas pelo que li sobre o assunto a LUZ não se mede em wats. Os wats indicam a potencia da lampada. A LUZ mede-se em lux, e se investigares bastante, vais chegar á conclusão que as lampadas ditas economizadoras teem esse nome porque com muito menos watts conseguem fornecer mais lux com menos consumo. Passando á prática com um exemplo, aplicando a lei de ohm que aprendemos na escola é assim:

Lampada de 77wats consome cerca de 0.35 amperes enquanto que com uma lampada de 18 wats consome cerca de 0.081 amperes. Conseguindo dar-nos mais lux a de 18 wats do que a de 77 wats.

Se consultares um site de um fabricante de lampadas compara os lux de uma incadescente (77Wats) e uma compacta e economizadora (18wats).

Tens aqui um site bastante bom sobre iluminação que é de um dos patrocinadores deste forum:

http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/index.htm

Espero não te ter baralhado mais. Se tiveres duvidas apita que aqui o pessoal ajuda, embora eu ache que este assunto já foi tratado noutro tópico.

Cpmts,

Henrique

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Publicado:

Obrigado a todos (aos dois) pelos comentários e ajudas.

Vou ter mesmo que colocar muitas luzinhas cá no peixanário.

Espero que o post não sirva só para mim, muita gente deve ter dúvidas como eu.

Publicado:

desculpem lá, mas isto já foi perguntado e respondido aqui no fórum umas 10 ou 20 vezes no tempo curto que sou membro. Tudo bem, enquanto houver dúvidas é bom responder!

(primeiro, na Inglaterra não fazem contas a 4 W por litro, mas sim a 4 W por galão, o que dá 1 W/l aproximadamente.)

Essa conta de "1W fluorescente são xis W incandescentes" não tem sentido nenhum: a tal "regra" de 1W/l é para watts fluorescentes. O que interessa é a luminosidade, muito superior nas lâmpadas fluorescentes relativamente às incandescentes, portanto não confundam.

Ou seja, em resumo:

"watts" de luz em aquariofilia são calculados, regra geral, para lâmpadas de alto rendimento luminoso, ou seja fluorescentes, o que exclui as lâmpadas incandescentes normais.

A regra de 1 W/l é válida para aquários mais ou menos pequenos (menos de uns 150 ou 200 litros), para quem quiser ter aquários plantados tipo Amano, com tapetes e imitações submarinas de paisagens terrestres; para aquários maiores, não é preciso tanta luz. E para quem só quiser umas plantitas pouco exigentes, género anúbias, até com a luz de origem de qualquer kit rasca se safa.

Publicado:

Anda aqui muita confusão...

Mas tendo em conta que há tópicos destes na mesma secção e nem sequer estão longe, é favor ler.

Agora essa dos 4x não sei quantos Watts... :) foi tirada da cartola

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Anda aqui muita confusão...

Mas tendo em conta que há tópicos destes na mesma secção e nem sequer estão longe, é favor ler.

Agora essa dos 4x não sei quantos Watts... ;) foi tirada da cartola

É o que dá ler outros forums, as coisas têm perspectivas de vista diferente de fórum para fórum, e até mesmo dentro do mesmo fórum de user para user .

assinatura.gif

Publicado:
É o que dá ler outros forums, as coisas têm perspectivas de vista diferente de fórum para fórum, e até mesmo dentro do mesmo fórum de user para user .

desculpa, mas há coisas que são perspectivas e coisas que são disparate.

Querer comparar o consumo de luz em watts de lâmpadas de tipo diferente, por ex. dizer que 18W de uma fluorescente equivale a 100W tradicionais, portanto para um aquário de 100 litros basta uma lâmpada de 18W fluorescente... é disparate (não te estou a acusar de teres dito isto; estou a dizer que tal pensamento, que não sei se apoias ou não, é disparatado).

A potência tem a ver com a electricidade que a lâmpada consome. Para uma dada potência consumida, cada tipo de lâmpada emite uma luminosidade que é completamente diferente. Em teoria, devíamos estar sempre a falar em luminosidade e não em potência.

Na prática, convencionou-se tomar as fluorescentes como referência, e portanto como têm todas luminosidades mais ou menos semelhantes, adapta-se à potência e acabamos a falar de watts. O problema é que daí advêm confusões como as deste tópico que mistura alhos bom bugalhos.

Publicado:

Vários tipos de lâmpada consomem Watts diferentes e têm Lumens diferentes.Por ex. uma T8 de 20W tem um pouco menos de Lumens que uma T5 de 20W também.

Depois há a história das lâmpadas económicas que 20W equivalem a 75W.Equivalem em quê em Lumens? Isto quanto a mim não é assim.Uma lâmpada económica de 20W tem quase os mesmos Lumens que outra de 20W.Se não para um aqua de 60L punha uma lâmpada económica de 20W e bastava.Mas não acontece na realidade.

Tenho uma calha só com lâmpadas E-27 6400K economicas.O aqua tem 112L e a calha 130W. 2 x 20W e 6 x 15W.

Por isso ainda não percebi em que é que uma lâmpada economica de 20W por ex. equivale a 75W...Se calhar é na duração(longevidade) da lâmpada em si.Mas o que faz entender é que é os Lumens.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Vários tipos de lâmpada consomem Watts diferentes e têm Lumens diferentes.Por ex. uma T8 de 20W tem um pouco menos de Lumens que uma T5 de 20W também.

Depois há a história das lâmpadas económicas que 20W equivalem a 75W.Equivalem em quê em Lumens? Isto quanto a mim não é assim.Uma lâmpada económica de 20W tem quase os mesmos Lumens que outra de 20W.Se não para um aqua de 60L punha uma lâmpada económica de 20W e bastava.Mas não acontece na realidade.

Tenho uma calha só com lâmpadas E-27 6400K economicas.O aqua tem 112L e a calha 130W. 2 x 20W e 6 x 15W.

Por isso ainda não percebi em que é que uma lâmpada economica de 20W por ex. equivale a 75W...Se calhar é na duração(longevidade) da lâmpada em si.Mas o que faz entender é que é os Lumens.

a equivalência é entre uma fluorescente e uma incandescente - a luminosidade de uma fluorescente de 18 W é semelhante à de uma incandescante de 100W. E vai daqui há pessoas a achar que nesse caso se "uma de 18 é igual a uma de 100 então para ter 1 W/l num aquário de 100 l basta-me pôr 18W". - esse é que é o disparate.

Isto porque as diferenças de luminosidade entre T5, T8, e fluorescentes compactas existem mas são pequenas (uns quantos %) - pelo contrário, a diferença de luminosidade de qualquer uma destas em relação a uma incandescente é um factor de 4 ou 5.

Ou seja Zogli, tal como dizes não há problema em meter económicas em vez de xpto T5 ou T8, a diferença de luminosidade vai ser pequena!

Publicado:

Sinceramente não vos percebo,

aqui ninguém afirmou que chega ter um alâmpada de 18W para um aqua de 100L, apenas se colocou uma pergunta (que até fui eu que coloquei). Não me parece justo acusarem alguém que coloca perguntas, de dizer disparates. Se fosse uma afirmação até compreendia. Peço desculpa por criticar as vossas respostas, mas acho que bastava corrigir, não há necessidade de criticar.

Agora percebo que quando falamos de Watts a palavra tem sentidos diferentes para os dois tipos de lâmpada.

Acredito que tenha sido erro meu (não propositado) não ter encontrado outro post a falar do mesmo assunto, mas não me apercebi da sua existência. Cá no forum vêmos inúmeros casos de posts repetidos, facto que eu acho normal quando falamos dum local de discussão com este número de utilizadores e de um tema que levanta tantas dúvidas.

Desculpem as crítias, mas se formos mais simpáticos temos todos a ganhar. Isto s´~ao críticas construtivas, esperam que nã me levem a mal.

Obrigado pela ajuda que me têm dado neste e em outros posts.

Publicado: (editado)

pois já tive esta discussão!!

e toda gente fala em watt's mas sem duvida que se devia falar em lux, ou lumens!!!

pois so falando em lampedas flurescentes com a mesma potencia consigo varios tipos de lux, já nem falando dos reflectores!!!

quanto lux deve haver por litro de agua!!

tal com o Zogli disse embora a diferenca ñ seja grande entre t5 e t8 mas essa diferenca existe!!!

entao se formos para as HQI a mesma lampeda a mudase o projector... e lá se vai a diferenca... para a enorme!!!

basta pegar aqui num catalogo da phillips ou da osram ou da mazda (lampedas) e lampedas com a mesma potencia w com lux diferentes!!!

ando a tentar encontrar algo sobre isto na net mas nada!!!

Editado por ptorres98
Publicado:
Sinceramente não vos percebo,

aqui ninguém afirmou que chega ter um alâmpada de 18W para um aqua de 100L, apenas se colocou uma pergunta (que até fui eu que coloquei). Não me parece justo acusarem alguém que coloca perguntas, de dizer disparates.

acabei de ler todos os posts com atenção - e ninguém acusou ninguém de dizer disparates! Eu disse isso sim, e pondo claro que " não te estou a acusar de teres dito isto; estou a dizer que tal pensamento, que não sei se apoias ou não, é disparatado" - o que é verdade.

Dei também (e o zogli, e o ptorres98, que só disseram coisas sensatas) todos os elementos para que possas compreender o que está em questão! Apesar de realmente isto já ter sido muito discutido antes, a verdade é que não é fácil desenterrar posts antigos!

Fico contente que digas "Agora percebo que quando falamos de Watts a palavra tem sentidos diferentes para os dois tipos de lâmpada" - quer dizer que aprendeste alguma coisa com as respostas antipáticas.

Em qualquer dos casos, vou tentar ser mais simpático para a próxima :roll: (mas é que quando vejo um disparate muito grande e muito trivial tenho dificuldade em conter-me, é defeito)

Publicado:

Também se deve acrescentar que para além dos Watts (consumo energético da lâmpada),dos Lumens/Lux (intensidade luminosa),também existem outros 2 factores importantes para se determinar a qualidade de uma lâmpada para aquariofilia:

Kelvins(temperatura de cor) - menos K espectro mais vermelho,mais quente,mais K espectro mais azul,mais frio.

I.R.C. - Capacidade da lâmpada reproduzir fielmente os Kelvins que se diz ter. A escala é de 1 a 9 e se possivel uma lâmpada com IRC 9 é o ideal para o nosso hobby.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:

Olá.

menos K espectro mais vermelho,mais quente,mais K espectro mais azul,mais frio.

Exactamente ao contrário...

Quanto mais azulada a côr, mais quente, daí que a temperatura de côr seja maior.

O comum dos mortais é que tem a percepção contrária, que o vermelho é quente, e que o azul é frio (torneiras, por exemplo).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

nunoni espero que não tenhas ficado chatedado com o que eu disse, não era dirigido a ninguém especificamente, é só uma constatação do que por vezes se passa em alguns posts cá no fórum. Não quero que ningém fique chateado porque senão deixam de comentar os meus posts e assim eu fico sem a vossa preciosa ajuda (é dificil aprender sózinho).

Agora o que realmente importa.

Vou fazer uma calha com duas lâmpadas PLL de 36W mas gostava que me ajudassem quanto à quantidade de K de cada uma delas, para poder ter um espectro de luz decente (já pareço um entendido a "falar").

Acho que o que o zogli referia era em termos de côr, o amarelo é uma côr quente enquanto que o azul é uma côr fria, o que não quer dizer que as lâmpadas ficam mais quentes ou mais frias.

Olá.

Exactamente ao contrário...

Quanto mais azulada a côr, mais quente, daí que a temperatura de côr seja maior.

O comum dos mortais é que tem a percepção contrária, que o vermelho é quente, e que o azul é frio (torneiras, por exemplo).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Estás a referir-te a quê? O vermelho,laranja,amarelo pertencem às cores quentes, o azul,verde pertencem às cores frias.O branco e o preto não são cores,são espectros.Pelo menos foi assim que aprendi na escola.Estás a referir-te ao calor da lâmpada? Até as lâmpadas incandescentes em relação às fluorescentes são mais quentes.Agora não sei é se nas lâmpadas fluorescentes quantos mais K tiverem mais quentes ficam,era isto a que te estavas a referir?

Editado por Zogli

Zog Li

Publicado:
Estás a referir-te a quê? O vermelho,laranja,amarelo pertencem às cores quentes, o azul,verde pertencem às cores frias.O branco e o preto não são cores,são espectros.Pelo menos foi assim que aprendi na escola.Estás a referir-te ao calor da lâmpada? Até as lâmpadas incandescentes em relação às fluorescentes são mais quentes.Agora não sei é se nas lâmpadas fluorescentes quantos mais K tiverem mais quentes ficam,era isto a que te estavas a referir?

Olá, têm ambos razão penso eu - o Luís Fortunato tem razão em termos técnicos, em que "quente" quer dizer "temperatura (de côr)" mais elevada. O Zogli refere-se à nossa percepção, como o sandrosilva83 disse e bem (e não, não fiquei chateado, quando disse que antipatia por vezes é defeito meu não era ironia, era constatação que o meu sentido de des-humor às vezes não calha bem nas pessoas que não me conhecem).

Agora, a T de côr das lâmpadas não quer dizer que aqueçam mais; é uma temperatura teórica, reportada à emissão teórica de uma coisa que não existe (um corpo negro; vem da física, vejam na wikipedia - black body - se tiverem interesse, que o que lá está não estava mal da última vez que olhei, e é mais entendível que livros de texto); para lâmpadas fluorescentes, então a T de côr até pode ser uma quantidade muito enganadora, por ex. se tiver emissão preferencial nos 3000 e nos 7000 K (avermelhado e azulado), a T de côr vai ser uma coisa média (ou como se diz nestes casos, mérdia) e vai dar uns 5000 a 6000 K - enganador. Para LEDs é ainda pior, têm espectros absolutamente concentrados em certas frequências e a Temp de côr não serve para nada.

Ou seja, sandrosilva83, podes ir para lâmpadas xpto, mas a verdade é que são caras e muita gente se dá (muito) bem com lâmpadas chapa 1, ou seja sem serem específicas para aquariofilia, com temperaturas de côr à roda de 6400 K (por ser muito comum nas lâmpadas para habitação humana), mas 5000 K também dá. Podes pôr uma componente de T de côr ligeiramente mais baixa, 4000K, o que leva a um crescimento vertical muito maior - o que nem sempre é desejável! Eu puz dois rebentos da mesma Echinodorus tenellus ao mesmo tempo num aquário com 5000K+6400K, e noutro com 4000K+6400K; e enquanto que no primeiro as folhas densificam na base, no segundo os caules crescem 30 ou 40 cm... a primeira está mais bonita!, mas a segunda serve para os peixes que andam mais por cima (machos Aphyosemion australe) se esconderem uns dos outros!

Resumindo; lâmpadas baratas com 5000K - 6400 K, e as preferências vão para os 6400K. Dos chineses cuidado, aquilo não tem as intensidades anunciadas, e os casquilhos estragam-se com o calor. Ou seja, compra baratas mas de marca.

Isto para chapa 1 - se tiveres algo de realmente muito especial (por ex. um aquário com 80 cm de altura), então tens que estudar estas coisas muito a fundo (e ficares saber mais do que eu, para quem o chapa 1 chega muito bem)!

Publicado:

Olá.

O vermelho,laranja,amarelo pertencem às cores quentes, o azul,verde pertencem às cores frias.

Em termos de temperatura de côr, que é uma forma de 'avaliar' uma côr, não...

Tal como o Nuno escreveu, olha para um diagrama de temperatura de corpo negro, e verás que temperaturas mais elevadas são mais azuladas, e as mais baixas são mais avermelhadas.

Estás a referir-te ao calor da lâmpada? Até as lâmpadas incandescentes em relação às fluorescentes são mais quentes.

Não... não falei em incandescentes nem em fluorescentes. Muito menos em calor dissipado por uma lâmpada.

Agora não sei é se nas lâmpadas fluorescentes quantos mais K tiverem mais quentes ficam,era isto a que te estavas a referir?

Também não. Eu falei em temperaturas de côr, e o porquê de se usar essa grandeza para definir a côr resultante de uma lâmpada.

Coisa que tu também fizeste... mas se estamos a falar da côr de uma lâmpada, utilizando a temperatura de côr para a caracterizar, então o que escreveste no outro post, não está correcto:

Kelvins(temperatura de cor) - menos K espectro mais vermelho,mais quente,mais K espectro mais azul,mais frio.

Aliás, deves saber que kelvin é uma unidade de temperatura. Chamada até de temperatura absoluta. Se uma lâmpada avermelhada tem cerca de 3000 K de temperatura de côr, e uma actínica superior a 18000 K (acho eu), então, é fácil ver que a temperatura de côr da lâmpada azul é maior.

Imagina um prego a ser aquecido, por exemplo. Ele começa por ficar vermelho, depois amarelo, laranja, passando pelo branco e depois seguindo para o azul... se nunca viste, podes ir ao IST na semana de 19 a 23 de Novembro, de manhã, que eu terei todo o gosto em mostrar-te.

Podes-te lembrar disto usando uma mnemónica. Olhando para a energia de cada fotão, quais têm maior energia? Os vermelhos, ou os azuis? Ou seja, que parte do espectro visível é mais energética? Óbvio que energia, não obrigatoriamente significa temperatura... mas como disse, é apenas uma mnemónica.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Sim,agora já percebi.O que eu estava a dizer naquela frase era apenas a cor e a associação que fazemos ao quente e ao frio. Mas não sabia que em relação às temperaturas de cor a ordem é invertida.Mas é estranho,pois perante os nossos olhos e a sensação que causa na nossa mente,um quarto com uma lâmpada de 18000K dá uma sensação mais 'fria' que outro iluminado por uma lâmpada com 1000K,que por sua vez dá uma sensação de 'calor'.

Editado por Zogli

Zog Li

Publicado:
Sim,agora já percebi.O que eu estava a dizer naquela frase era apenas a cor e a associação que fazemos ao quente e ao frio. Mas não sabia que em relação às temperaturas de cor a ordem é invertida.Mas é estranho,pois perante os nossos olhos e a sensação que causa na nossa mente,um quarto com uma lâmpada de 18000K dá uma sensação mais 'fria' que outro iluminado por uma lâmpada com 1000K,que por sua vez dá uma sensação de 'calor'.

Isso é o modo psicológico como a mente associa os vermelhos e laranjas aos Sol e aos calor e os azulados/brancos à neve e frio.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Boas,

Grande post que se aqui avisinha.

E não,... nunca é demais repetir o que já foi dito, além de sempre se tirarem dúvidas antigas, ou inclusivé mal formadas,... é sempre muito útil a todos os novos membros, que nem tão pouco sabem onde encontrar esses ditos tópicos antigos.

Cada vez que leio, um "novo" tópico, tiro mais umas das dúvidas que tinha anteriormente, e que não ficaram realmente bem esclarecidas.

Cumprimentos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!