Recommended Posts

Publicado

os meus guppys de ontem para hoje comecaram com um comportamento estranho.

têm as barbatanas muito fechadas...o que será?

já toquei cerca de 25% da agua de tarde...o que devo fazer?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Publicado:

Olá Daniel

Não sou expert, mas verifica o ph se estará muito baixo e já agora costumas juntar sal na agua?

Isso são sintomas de doença ou inadaptação ao aqua, quase todos os peixes quando ficam doentes o primeiro sintoma é fecharem as barbatanas.

Poderá também ser stress, que outros peixes tens?

!!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!!

"...só sei, que nada sei."

David Sousa

Publicado:

so tenho guppys(1 tava morto hoje mas não tinha nada de anormal),corys e uma kulhi e um pleuco.

tenho 3 mollys novinhas da mesmo tamanha que se vão hoje embora, e essas tao normais.

:) o ph ta a 7.2(aumentei ainda mais um pc agora)

:roll: nitritos e nitratos penso que não tenho pois tenho no filtro uma resina que absorve os nitritos e nitritatos,além de que ontem a tarde fiz uma muda de agua boa.

:lol: muitas plantas...mesmo muitas

e mais n sei 8)

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

Publicado:

Olá Daniel

Parece que estás a precisar de ajuda dos n/ expert's em guppys aqui do fórum.

Eu realmente não vejo nada de anormal, mas eu não sou expert. :)

Fica bem e um abraço. :roll:

!!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!!

"...só sei, que nada sei."

David Sousa

Publicado:

Boass!

Como o David diz um expert é sempre um expert......mas, como podes ter tanta certeza que a resina absorve os nitritos e os nitratos? Os nitratos talvez mas os Nitritos tenho as minhas dúvidas, testaste? Se for o Chemipur ou parecido não elimina Nitritos....Trataste a água antes da introduzir no aquário? Estarão a sofrer com a mudança brusca de PH?

Abraços

Publicado:

a resina, absorve, porque dantes tinha e agora fiz os testes e estão a zero, tanto os nitritos como os nitratos.

a marca é: Green-X da Hagen.

o PH não sofreu alterações!

a água que coloquei foi tratada, com anti-cloro, não veijo qual será o problema.

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

Publicado:

oi danielcvieira

esplica-me lá essa cena da resina,como é k xe faz isso?

Publicado:

essa resina comprei só para experimentar.

mas pelo vistos é fixe.

aquilo mete se no filtroe pronto.absorve os nitritos, nitratos e fosfatos. :?:

o que é optimo para as plantas e peixes.

custou cerca de 8€ e dura cada saco para 3 meses no filtro.

abraços!

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

Publicado:

Por que todos meus filhotes ficaram com o rabo encolhidos?

Resposta

Pode ser varios motivos desde doencas como ictio, Oodinum e girodactilus, quanto temperatura, cloro ou mesmo problemas geneticos e parto prematuro. Sem ver é dificil dizer.

Publicado:

n és os bebes mas sim os peixes.

se leres um pouco a cima ias ler o que escrevi...ñ pode ser cloro,tmp ou outro problema.

doenças será sem duvida...ictios ñ é nem fungos ou axim.

mas era pa tentar descobrir o que se passa.

pior que ja fiz os testes tds e está td em optimas condicoes.

ph7.2

nitritos e nitratos 0

não percebo o que possa ser.

com isto td ja me morreram 2guppys.hj tava outro morto :smilecolros:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

Publicado:

Viva,

Já tive os mesmos problemas as razões foram as seguintes:

-Nitritos altos (O filtro estava sujo) - Parece OK

-Nitratos Muito altos (Fui de férias) - Parece OK

-Falta de Oxigénio - não será este o problema?

Quando a temperatura sobe, o que aconteceu em Agosto, a quantidade de oxigénio dissolvida na água diminui e por outro lado as plantas têm tendência a consumir mais oxigénio, (penso que até de dia!!).

Solução aumentar a oxigénio na água, aumentando a corrente no superficie da água e se possível ter um "chuveiro" para entrar mais oxigénio.

Eu tive problemas durante o Agosto(os peixes de água fria já estavam a nadar de costas e a fazer o pino, os guppys também estavam com as caudas encolhidas) e foi o que eu fiz e acabou por não morrer nenhum peixe. :twisted: (As caudas dos guppys já estão normais!!)

Um Abraço,

CMarques

Publicado:

o filtro ta limpo...digamos novo tem menos de 1 mes e ja o limpei uma vez :twisted:

em relacao a movimentação a superficie o tal filtro é um externo de cascata :twisted: oxigénio portanto n faltará.

nitritos e nitratos tão a zero como referi em mensagens anteriores... a resina tem os mantido assim.

ontem noteu que um juvenil tinha a cauda um pc "ruida"

sé fungos ou assim?ñ detecto nd mas...

abraços!!!

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

Publicado:

Viva danielcvieira,

Então esqueci-me de uma outra, que nunca me aconteceu mas que te poderá ter acontecido.

Dizes que o filtro é novo, menos de 1 mês, e que já foi limpo.

O amoníaco está a zero?

Se não me engano a amónia passa a amoníaco acima dos 7 de PH. Se estiver incorrecto, alguém que me corriga!!

Se não metes bactérias num filtro novo, então não vais ter nem nitritos nem nitratos, vais ter amónia/amoníaco o último é fatal. Não existem assim batérias para a converter.

Que partes do filtro é que lavas? a cerâmica não deve ser lavada, deves retirar logo para uma água tirada do aquário(pelo menos foi assim que me foi ensinado), o resto lavo com água do aquário.

Um Abraço,

CMarques

Publicado:

bem a amonia n sei.

mas em relação a bactérias ñ adicionei mas como tinha a agua do aqua...mas pode ser isso.experimentar por umas bactérias extra :twisted:

só limpo as esponjas

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

Publicado:

Os guppies são uma espécie fácil de manter em condições normais, mas com alteração de qualidade de água são dos peixes, pelo menos que conheço, que mais sofrem. São mesmo muito sensiveis a mudanças de Ph, niveis de toxidade e temperaturas. Qual mudança ligeiramente brusca destes factores pode levar à morte dos guppies.

As resinas são muito boas como filtragem temporária, servem para resolver problemas espontaneos e não são um sistema a utilizar a longo prazo porque não são "cicláveis", nunca conseguirás ter um aquário equilibrado com uso de resina porque não se adaptam a um ciclo natural.

Hoje existem resinas para nitratos, nitritos, fosfatos e silicatos e todas elas funcionam, como o carvão activado, de uma forma iónica. No fundo o que fazem é atrair as moléculas destes compostos para si, mas nunca os elimina. Apesar de terem grandes periodos de duração ( 3 a 6 meses ), isto apenas significa que elas conseguem atrair moléculas durante esse tempo e que no final perde essa caracteristica iónica e terão de ser substituidas ou recarregadas ( algumas podem ser recarregadas por imersão numa solução rica em sal ), entretanto devem ser limpas periodicamente de forma a não reter estes compostos em verdadeiras colónias toxicas no teu filtro. Dizes que tens resina para absorver nitratos e nitritos ( costuma ser a mesma resina ) mas esses compostos irão formar fosfatos e pelo que li nunca mediste o nivel de fosfatos no teu aquário. Se tiveres resinas no teu aquário durante bastante tempo sem as limpares podes ter o nivel de fosfatos bastante elevado e se para alguns peixes o nivel de fosfatos pouco importa, para o guppie pode ser mortal.

Mudanças de água e um bom filtro biológico .... :D :?::?:

As resinas são usadas para quando vamos de férias :evil:

Boa sorte.

Publicado:

eu uso estas resinas exencialmente para me retirar os fosfatos pois a agua da rede aqui da zona dizem que tem em excesso...mas essa resina absorve tb nitritros e nitratos...e não é reutilizavel...ñ é só resina...akilo vem num saco tipo as saketas de chá, e só deve ser limpo qd tiver muita sujidade e por isso tb deve ser posto no ultimo compartimento do filtro, no mais afastado da agua inicial.

penso que o problema seja portanto mesmo falta de bactérias, pois o filtro têm menos de 1mes e as bactérias ainda ñ devem tar no maximo.no filtro tenho uma esponja ceramicas e a tal resina

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

Publicado:

eu tb nao estou bem a ver o que se passa mas pela experiencia a unica coisa que faço quando algo de estranho acontece e verificar se esta tudo bem com os parametros da agua se coloquei algo dentro do aqua que possa influenciar a agua ou os peixes etc..

verifica isto tudo talvez encontres a resp.

abraço!!!

para todos os dias um aquario diferente!!!