JoanaBras Publicado Outubro 25, 2007 Publicado Outubro 25, 2007 Tenho um aquário plantado de 1,20mt, com 2 discus. Pelas teorias do meu pai, é um macho e uma fêmea e realmente tudo leva a crer que é um casal. O que acontece é que de há um mês para cá, a fêmea começou a pôr ovos (já fez 3 posturas com intervalo de uma semana, mais ou menos), mas o desgraçado do macho come-os sempre - se não é imediatamente, enquanto ela os põe, é durante a noite. Ela põe sempre os ovos à noite e já experimentámos desligar a luz, deixar a luz acesa toda a noite, distrair o macho com comida... Enfim... Lá em casa todos temos bastante experiência com peixes, mas este episódio está a deixar-nos um bocadinho confusos... Alguém me consegue ajudar?
nfasl Publicado: Outubro 25, 2007 Publicado: Outubro 25, 2007 Tenho um aquário plantado de 1,20mt, com 2 discus. Pelas teorias do meu pai, é um macho e uma fêmea e realmente tudo leva a crer que é um casal. O que acontece é que de há um mês para cá, a fêmea começou a pôr ovos (já fez 3 posturas com intervalo de uma semana, mais ou menos), mas o desgraçado do macho come-os sempre - se não é imediatamente, enquanto ela os põe, é durante a noite. Ela põe sempre os ovos à noite e já experimentámos desligar a luz, deixar a luz acesa toda a noite, distrair o macho com comida... Enfim... Lá em casa todos temos bastante experiência com peixes, mas este episódio está a deixar-nos um bocadinho confusos... Alguém me consegue ajudar? Boas Pelo que contas podes ter ai 2 femeas... No entanto, preciso de mais dados... Quando a femea faz a postura qual a atitude do outro discus? Se sao novos, nao te preocupes que se forem casal eles atinam... e procede normalmente com eles... para nao se sentirem ameacados...
JoanaBras Publicado: Outubro 25, 2007 Autor Publicado: Outubro 25, 2007 Boas Pelo que contas podes ter ai 2 femeas... No entanto, preciso de mais dados... Quando a femea faz a postura qual a atitude do outro discus? Se sao novos, nao te preocupes que se forem casal eles atinam... e procede normalmente com eles... para nao se sentirem ameacados... Opá, eu não sei distinguir muito bem os machos das fêmeas... Mas o meu pai afirma a pés juntos que são casal... O macho, ajuda-a a limpar a superfície onde ela vai pôr os ovos; depois parece guardá-los quando nós nos aproximamos; por fim, deve-lhe passar qualquer raio no cérebro e começa a comê-los - eu acho que ele não chega sequer a fecundá-los!
nunomart Publicado: Outubro 25, 2007 Publicado: Outubro 25, 2007 nao te preocupes o casal anda e novo e por falta de experiencia isso acontece , mas como tempo isso passara. MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
joao costa Publicado: Outubro 25, 2007 Publicado: Outubro 25, 2007 O "macho", fertiliza os ovos? Ou seja, apos a postura da femea o macho faz a fertilizaçao dos ovos, passando sobre eles e agitando-se? Obrigado Joao Costa
JoanaBras Publicado: Outubro 26, 2007 Autor Publicado: Outubro 26, 2007 O "macho", fertiliza os ovos? Ou seja, apos a postura da femea o macho faz a fertilizaçao dos ovos, passando sobre eles e agitando-se? Pois, é assim: da 1ª vez ele comeu-os imediatamente após ela os pôr; da 2ª vez ninguém reparou se ele os fertilizou ou não, mas os ovos duraram a noite inteira e ele só os comeu de manhã; desta última vez, ele comia-os enquanto ela os punha! Passei-me!... Mas como é que vocês distinguem o macho da fêmea? Para ver se as teorias do meu pai coincidem...
Rui J. Rocha Publicado: Outubro 26, 2007 Publicado: Outubro 26, 2007 Cheira a 2 fêmeas. - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
joao costa Publicado: Outubro 26, 2007 Publicado: Outubro 26, 2007 esse assunto já foi diversas vezes aqui discutido, apenas se tem certezas quando a postura é bem sucedida e apos 48horas começarem a aparecer micro peixes a sair dos ovos, a femea poe ovos( logo tens ai uma femea) o macho fecunda-os ( se não o ves a ter essa atitude , possivelmente tens mais uma femea, ou entao ainda é novo no assunto e ainda nao atinou) Certezas , certezas só apos o nascimento dos bebes lolol Já tem acontecido femeas terem o comportamento de um macho, simulando a fecundaçao e depois nada acontecia , os ovos fungavam , por isso só depois de veres pequenos é que teras a certeza que tens macho e fema Obrigado Joao Costa
Nuno da Silva Publicado: Outubro 26, 2007 Publicado: Outubro 26, 2007 Pois, é assim: da 1ª vez ele comeu-os imediatamente após ela os pôr; da 2ª vez ninguém reparou se ele os fertilizou ou não, mas os ovos duraram a noite inteira e ele só os comeu de manhã; desta última vez, ele comia-os enquanto ela os punha! Passei-me!... Mas como é que vocês distinguem o macho da fêmea? Para ver se as teorias do meu pai coincidem... Olá a todos, Já agora quais são as teorias do teu pai? Nuno Silva
JoanaBras Publicado: Outubro 26, 2007 Autor Publicado: Outubro 26, 2007 esse assunto já foi diversas vezes aqui discutido, apenas se tem certezas quando a postura é bem sucedida e apos 48horas começarem a aparecer micro peixes a sair dos ovos, a femea poe ovos( logo tens ai uma femea) o macho fecunda-os ( se não o ves a ter essa atitude , possivelmente tens mais uma femea, ou entao ainda é novo no assunto e ainda nao atinou) Certezas , certezas só apos o nascimento dos bebes lolol Já tem acontecido femeas terem o comportamento de um macho, simulando a fecundaçao e depois nada acontecia , os ovos fungavam , por isso só depois de veres pequenos é que teras a certeza que tens macho e fema Pois... A mim também me dá a sensação que aquilo é mais inexperiência do que outra coisa... Até porque eles estão naquele aquário só há um anito, mais ou menos; mas só estão sozinhos há cerca de 2 meses, porque dantes estavam com comunitários. E como também ainda só é a terceira vez que ela põe ovos, pode ser que ainda estejam "verdinhos". Obrigada na mesma!
JoanaBras Publicado: Outubro 26, 2007 Autor Publicado: Outubro 26, 2007 Olá a todos, Já agora quais são as teorias do teu pai? É assim: aquilo que o meu pai sabe vem parte de livros, parte da internet e parte de um senhor do Porto que é amigo dele e, segundo consta, grande entendedor de discus. E então ele diz que um deles tem a parte da boca mais arredondada que o outro (não sei se o macho ou a fêmea) e que aquela cenazinha com que ela põe os ovos (desculpem a minha ignorância) é mais pequena no macho. ...E acho que é basicamente isto...
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 26, 2007 Publicado: Outubro 26, 2007 Percebo pouco ou nada de discus, porque não me suscitam admiração absolutamente nenhuma, mas do que leio e ouço o pessoal que entende falar, só quando são muito grandes dá para distinguir. E mesmo assim é dificil. Agora de bocas e tal, nunca tinha ouvido falar de tal... Aposto em 2 gajas tambem. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
JoanaBras Publicado: Outubro 26, 2007 Autor Publicado: Outubro 26, 2007 Percebo pouco ou nada de discus, porque não me suscitam admiração absolutamente nenhuma, mas do que leio e ouço o pessoal que entende falar, só quando são muito grandes dá para distinguir. E mesmo assim é dificil. Agora de bocas e tal, nunca tinha ouvido falar de tal... Aposto em 2 gajas tambem. Epá... Não são bem só as bocas... É toda aquela parte da frente... A curva da frente do peixe... Olha, não sei... Também sabemos que é dificil distingui-los, mas eles também já são grandinhos... Se eu soubesse pôr uma foto aqui, até vos mostrava... Mas não sei... Vou ver se consigo...
Nuno da Silva Publicado: Outubro 26, 2007 Publicado: Outubro 26, 2007 Olá a todos, Realmente existem muitas teorias, mas só quando nascem, alevins sabemos se é um casal ou não. Nuno Silva
JoanaBras Publicado: Outubro 26, 2007 Autor Publicado: Outubro 26, 2007 [/url][/img] Esta é a fêmea. Este é o suposto macho.
Rui J. Rocha Publicado: Outubro 26, 2007 Publicado: Outubro 26, 2007 Não vejo a fêmea - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
JoanaBras Publicado: Outubro 26, 2007 Autor Publicado: Outubro 26, 2007 Não vejo a fêmea Pois, não tou a conseguir meter...
JoanaBras Publicado: Outubro 26, 2007 Autor Publicado: Outubro 26, 2007 Não estou a conseguir pôr a fêmea... A minha net está meia em baixo... Amanhã volto a tentar... Obrigada a todos pela ajuda!
Rui J. Rocha Publicado: Outubro 26, 2007 Publicado: Outubro 26, 2007 Ca por mim os discus estão a sabotar a nossa ajuda ... - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
JoanaBras Publicado: Outubro 27, 2007 Autor Publicado: Outubro 27, 2007 Ca por mim os discus estão a sabotar a nossa ajuda ... Também me parece que sim... Hoje não consigo sequer apanhar net no portátil, que é onde tenho as fotos todas... Pode ser que amanhã isto corra melhor... Obrigada na mesma!
David Nunes Publicado: Novembro 4, 2007 Publicado: Novembro 4, 2007 Viva, Olha essa destinção que o teu pai fala é muito frequente mas nos Escalares!!! Quanto aos discos já ouvi falar em muitas pessoas que conseguem destinguir o sexo deste através do seu aspecto fisico mas a meu ver é tudo ditotes pois nunca ninguem o afirmou com plena certeza!!!! O unico conselho que te posso dar é tentares entrar em contacto com certos menbros deste forum que realmente precebem de discos!!! Experimenta o João Machado!!! O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464
Nuno da Silva Publicado: Novembro 4, 2007 Publicado: Novembro 4, 2007 (editado) Viva, Olha essa destinção que o teu pai fala é muito frequente mas nos Escalares!!! Quanto aos discos já ouvi falar em muitas pessoas que conseguem destinguir o sexo deste através do seu aspecto fisico mas a meu ver é tudo ditotes pois nunca ninguem o afirmou com plena certeza!!!! O unico conselho que te posso dar é tentares entrar em contacto com certos menbros deste forum que realmente precebem de discos!!! Experimenta o João Machado!!! Olá a todos, Nos Discus só existem duas maneiras de distinguir um macho de uma femea: 1 - Quando dois Discus acasalam e daí surgem alevins. 2 - Através de sexagem, ou seja é retirada uma amostra de de sangue que é analisada, através dessa analise sabemos se o Discu é macho ou fêmea. Editado Novembro 4, 2007 por Nuno da Silva Nuno Silva
Rui J. Rocha Publicado: Novembro 6, 2007 Publicado: Novembro 6, 2007 Epá ...alguém utiliza essa técnica ? De tirar sangue :D - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
Máquina Publicado: Novembro 6, 2007 Publicado: Novembro 6, 2007 Boas, joanabras, Da proxima vez que a femea estiver a desovar tentar ver o comportamento do outro discu se ele passar e fizer outra desova tens outra fêmea, se ele passar por cima dos ovos e abanar o corpo com tremedeiras, como aqui já foi dito por outro membro, é provável que tenhas um casal. Quanto as diferenças sexuais dos discus é um assunto muito complexo e que aqui já foi muito discutido, faz uma pesquisa e verás. Essa diferença que falas e outras que existem num total talvez de 10/12, mesmo que as consigas reunir num discu tens só 70/80% de acertar no sexo. E relativamente à diferença do órgão reprodutor dos discus também já existe quem foi engano, ou seja, o órgão da fêmea o ovoduto ou tubo ovopositor aquando da desova fica saliente e torna-se visível, o da fêmea é maior, mais grosso e com a configuração de uma cadeira de perna para cima, o do macho é mais pequeno mais fino. Mas mesmo esta diferença ou teoria já foi contrariada, dois amigos já passaram por situações aquando da desova que a fêmea desovou depois vinha o segundo discu com um órgão com as referencias de uma fêmea que eles pensavam ser e depois de facto não desovou pelo contrário fertilizou e nasceram alevins. Teorias tudo teorias, certo é o que aqui já foi falado, quando tudo corre como a natureza previu e acasalam e nascem alevins ou a analise ao sangue, mas a analise ao sangue dizem ser cara. Cumps. João Gonçalves
JoanaBras Publicado: Novembro 6, 2007 Autor Publicado: Novembro 6, 2007 Boas, joanabras, Da proxima vez que a femea estiver a desovar tentar ver o comportamento do outro discu se ele passar e fizer outra desova tens outra fêmea, se ele passar por cima dos ovos e abanar o corpo com tremedeiras, como aqui já foi dito por outro membro, é provável que tenhas um casal. Quanto as diferenças sexuais dos discus é um assunto muito complexo e que aqui já foi muito discutido, faz uma pesquisa e verás. Essa diferença que falas e outras que existem num total talvez de 10/12, mesmo que as consigas reunir num discu tens só 70/80% de acertar no sexo. E relativamente à diferença do órgão reprodutor dos discus também já existe quem foi engano, ou seja, o órgão da fêmea o ovoduto ou tubo ovopositor aquando da desova fica saliente e torna-se visível, o da fêmea é maior, mais grosso e com a configuração de uma cadeira de perna para cima, o do macho é mais pequeno mais fino. Mas mesmo esta diferença ou teoria já foi contrariada, dois amigos já passaram por situações aquando da desova que a fêmea desovou depois vinha o segundo discu com um órgão com as referencias de uma fêmea que eles pensavam ser e depois de facto não desovou pelo contrário fertilizou e nasceram alevins. Teorias tudo teorias, certo é o que aqui já foi falado, quando tudo corre como a natureza previu e acasalam e nascem alevins ou a analise ao sangue, mas a analise ao sangue dizem ser cara. Cumps. Olá! De facto, ainda não tinha pensado nisso (e até é um bocadinho óbvio)... Só o discus azul é que põe ovos... ainda não reparei se o vermelho faz as tais "tremedeiras" de que todos falam, mas pelo menos ovos ele não põe... Já deve querer dizer alguma coisa, não? :D Obrigada pelo toque! Cumprimentos
Recommended Posts