António Vitor Publicado Maio 9, 2004 Share Publicado Maio 9, 2004 http://www.reefkeeping.com/issues/2004-05/...ature/index.htm adorei este artigo... ele tentou colocar em causa algumas teorias vigentes, mas acho que as reforçou... bom, aqui vai umas ideias que tive ao ler este artigo.. 1º Como produzir rocha pseudo-viva (morta mas por colonizar) de excelente qualidade sem copiar nem emitar técnica de ninguém... esta é a minha ideia de como produzir tal coisa, não faço ideia se será fácil a sua implementação, mas pelo meu senso comum funciona: arranjar cimento! juntar água... mas adicionar algo ao cimento, há várias hipóteses ou combinações que me surgiram ao ler o artigo... ok, aqui vão algumas ideias: -Meter substâncias orgânicas tipo pão. -Arranjar capsulas pequenas que se possam fechar (tipo alguns "comprimidos"), onde se colocava água com açucar e fermento) -juntar material tipo conchas, mas bezuntar com óleo esses ingredientes, formam um pelicula onde o cimento não agarra. ok, vamos lá tentar explicar as minhas ideias... 1. colocar material orgânico na receita: estes compostos decompôem-se deixando lugar vago, espaços para que bactérias e outros seres vivos possam colonizar 2.cápsulas: estas rebentavam...deixando uma bolha mais espaço para os seres vivos colonizarem, convém que o cimento não seque muito rápido...ou muito lento (as bolhas subiriam), muito rápido o cimento era capaz de rachar! 3.conchas com gordura (óleo), aqui porque o cimento não se ligaria, e depois de se decompor criaria espaços entre cimento e conchas, espaços por colonizar. uma boa deia era juntar todos estes ingredientes! uma boa quantidade, tinhamos rocha leve e bem porosa...depois até podiamos furar com berbequim a rocha para que espaços interiores fossem acessiveis pelo exterior, broca o mais fina possivel! depois comprar alguma rocha viva, da não curada...como diz este artigo, os vermes que dissolvem material calcáreo, são essenciais, o processo de difusão é lento, e só com ajuda de alguns destes animais podem as bactérias do interior receber alguma subsistência, e sem estes animais as algas tapariam diversos poros "matando" o interior da rocha... Portanto evitar rocha viva curada... para a superficie do cimento colocavamos algo estético (como um bolo...polvilhado de chocolate por cima), com o tempo estas pedras "vivas" fabricadas deste processo podem ser tão boas como as originais...cheias de locais para colonizar no seu interior... que dizem? Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Brian Schaff Publicado: Maio 9, 2004 Share Publicado: Maio 9, 2004 Boas, A ideia parece-me interessante, barata e fácil de conseguir mas será que já alguém experimentou esta técnica ou outra do género (com tijolos de Betão?)? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Maio 9, 2004 Autor Share Publicado: Maio 9, 2004 que eu tivesse visto na net ninguém experimentou... tijolos de betão? interessante... mas não creio que ficasse com mais superficie que com o tal pão e "material orgânico" diverso ... hum... já posso planear o material rochoso...planificar as encostas de forma a produzir um aquascape... hehehehe fazer um molde em areia (negativo para que o cimento fique com a forma correcta...(isto já eu vi na net) ideias...muitas ideias... só falta aquário e dinheiro... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Mello Publicado: Maio 9, 2004 Share Publicado: Maio 9, 2004 Boas, António já vi na net á já uns tempos uma ideia para fazer rocha viva, mas eles faziam uma mistura de cimento e areão de coral, que depois moldavam como melhor achavam, até tinham um pequeno filme na pagina a esplicar o trabalho todo, no meu caso resolvi com aquelas rochas que se compram que se chamam puzle rock, que se usa muito nos ciclideos, aquela rocha é extrememente porosa e depois de estár coberta de alga coralina nem se nota a difrença. Um abraço. Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...................... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Brian Schaff Publicado: Maio 9, 2004 Share Publicado: Maio 9, 2004 Boas, Espero que consigas ou alguém consiga ter um bom resultado com esta experiência. Apenas gostava de deixar uma pequena nota: Durante o aquality que se realizou no oceanário no mês passado diversas pessoas de diversos aquários públicos mundiais falaram do uso de betão e cimento em aquários públicos (claro que estamos a falar de uma dimensão completamente diferente da nossa). Eles utilizam o betão como estrutura do própria aquário, principalmente para os tanques centrais e exteriores (para por as baleias e os golfinhos!!!!). O problema que ocorre no uso de betão é a sua basicidade (tem um pH perto de 12) sendo necessário fazer um "acid leaching" (com HCL - pH 4) antes de se pôr água no aquário. Assim eles conseguem baixar o pH do betão até 7 deixando de haver problema. Não sei se aqui também se aplica este problemas mas aconselho a monitorizar o pH do aquário ao inserir essa "rocha viva". De resto parece-me que a ideia funcionaria (porque não!). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
A l e x a n d r e Publicado: Maio 9, 2004 Share Publicado: Maio 9, 2004 Sim, com as rochas caseiras feitas em cimento também é necessário fazer uma cura prévia para baixar o pH da água em que estão mergulhadas. Normalmente é seguro usar estas rochas quando o pH atinge o valor de 8.0 e aí fica durante uns dias. Há uma foto no livro do Julian Sprung, The Reef Aquarium Vol.1, onde se mostra o uso dos tijolos de betão, salvo o erro no aquário público de waikiki. Aqui há muita informação sobre como fazer rocha artificial (aragocrete): www.garf.org Em vez de cimento cinzento, usem branco mas sempre do tipo Portland!!! O aspecto é muito mais natural. O tempo de cura destas rochas em cimento até ser seguro a sua utilização em aquário, é normalmente de meses. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts