Pôr em causa dogmas e teoria

Recommended Posts

http://www.reefkeeping.com/issues/2004-05/...ature/index.htm

adorei este artigo...

ele tentou colocar em causa algumas teorias vigentes, mas acho que as reforçou...

8)

bom, aqui vai umas ideias que tive ao ler este artigo..

;)

1º Como produzir rocha pseudo-viva (morta mas por colonizar) de excelente qualidade sem copiar nem emitar técnica de ninguém...

esta é a minha ideia de como produzir tal coisa, não faço ideia se será fácil a sua implementação, mas pelo meu senso comum funciona:

arranjar cimento!

juntar água... mas adicionar algo ao cimento, há várias hipóteses ou combinações que me surgiram ao ler o artigo...

ok, aqui vão algumas ideias:

-Meter substâncias orgânicas tipo pão.

-Arranjar capsulas pequenas que se possam fechar (tipo alguns "comprimidos"), onde se colocava água com açucar e fermento)

-juntar material tipo conchas, mas bezuntar com óleo esses ingredientes, formam um pelicula onde o cimento não agarra.

ok, vamos lá tentar explicar as minhas ideias...

1. colocar material orgânico na receita:

estes compostos decompôem-se deixando lugar vago, espaços para que bactérias e outros seres vivos possam colonizar

2.cápsulas:

estas rebentavam...deixando uma bolha mais espaço para os seres vivos colonizarem, convém que o cimento não seque muito rápido...ou muito lento (as bolhas subiriam), muito rápido o cimento era capaz de rachar!

3.conchas com gordura (óleo), aqui porque o cimento não se ligaria, e depois de se decompor criaria espaços entre cimento e conchas, espaços por colonizar.

uma boa deia era juntar todos estes ingredientes!

uma boa quantidade, tinhamos rocha leve e bem porosa...depois até podiamos furar com berbequim a rocha para que espaços interiores fossem acessiveis pelo exterior, broca o mais fina possivel!

depois comprar alguma rocha viva, da não curada...como diz este artigo, os vermes que dissolvem material calcáreo, são essenciais, o processo de difusão é lento, e só com ajuda de alguns destes animais podem as bactérias do interior receber alguma subsistência, e sem estes animais as algas tapariam diversos poros "matando" o interior da rocha...

Portanto evitar rocha viva curada...

;)

para a superficie do cimento colocavamos algo estético (como um bolo...polvilhado de chocolate por cima), com o tempo estas pedras "vivas" fabricadas deste processo podem ser tão boas como as originais...cheias de locais para colonizar no seu interior...

que dizem?

;)

Abraços!

Partilhar nas redes sociais

que eu tivesse visto na net ninguém experimentou...

tijolos de betão?

interessante...

mas não creio que ficasse com mais superficie que com o tal pão e "material orgânico" diverso ...

;)

hum...

já posso planear o material rochoso...planificar as encostas de forma a produzir um aquascape...

8)

hehehehe

fazer um molde em areia (negativo para que o cimento fique com a forma correcta...(isto já eu vi na net)

;)

ideias...muitas ideias...

só falta aquário e dinheiro...

Boas, António já vi na net á já uns tempos uma ideia para fazer rocha viva, mas eles faziam uma mistura de cimento e areão de coral, que depois moldavam como melhor achavam, até tinham um pequeno filme na pagina a esplicar o trabalho todo, no meu caso resolvi com aquelas rochas que se compram que se chamam puzle rock, que se usa muito nos ciclideos, aquela rocha é extrememente porosa e depois de estár coberta de alga coralina nem se nota a difrença.

Um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Boas,

Espero que consigas ou alguém consiga ter um bom resultado com esta experiência.

Apenas gostava de deixar uma pequena nota:

Durante o aquality que se realizou no oceanário no mês passado diversas pessoas de diversos aquários públicos mundiais falaram do uso de betão e cimento em aquários públicos (claro que estamos a falar de uma dimensão completamente diferente da nossa).

Eles utilizam o betão como estrutura do própria aquário, principalmente para os tanques centrais e exteriores (para por as baleias e os golfinhos!!!!).

O problema que ocorre no uso de betão é a sua basicidade (tem um pH perto de 12) sendo necessário fazer um "acid leaching" (com HCL - pH 4) antes de se pôr água no aquário. Assim eles conseguem baixar o pH do betão até 7 deixando de haver problema.

Não sei se aqui também se aplica este problemas mas aconselho a monitorizar o pH do aquário ao inserir essa "rocha viva". De resto parece-me que a ideia funcionaria (porque não!).

Sim, com as rochas caseiras feitas em cimento também é necessário fazer uma cura prévia para baixar o pH da água em que estão mergulhadas. Normalmente é seguro usar estas rochas quando o pH atinge o valor de 8.0 e aí fica durante uns dias.

Há uma foto no livro do Julian Sprung, The Reef Aquarium Vol.1, onde se mostra o uso dos tijolos de betão, salvo o erro no aquário público de waikiki.

Aqui há muita informação sobre como fazer rocha artificial (aragocrete):

www.garf.org

Em vez de cimento cinzento, usem branco mas sempre do tipo Portland!!! O aspecto é muito mais natural.

O tempo de cura destas rochas em cimento até ser seguro a sua utilização em aquário, é normalmente de meses.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.