Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Este é quase o meu primeiro post aqui no fórum :)

Sou um "retornado" à aquariofilia, já que fiz um interregno de uns 15 anitos no hobby. De então para cá, muita coisa mudou e com o advento da net tudo se tornou muitíssimo mais fácil.

Entrando no assunto, comprei um kit da Aquatlantis que já trazia um filtro do tipo "box". Tem uma bomba de circulação e a água percorre as matérias filtrantes e volta ao aquário. A questão é que aquilo só trazia uma esponja, de razoável dimensão, e mais nada. Comprei entretanto uma coisa que desconheço o nome e que serve para reter a maior parte das porcarias. Trata-se de uma "bola" de pequenos fios de plástico completamente enrolados uns nos outros (tipo palha-de-aço, mas mais grossa e em plástico). Constato, porém, que se fala muito nas cerâmicas e biobolas para efeitos de colonização por bactérias. Será mesmo necessário utilizar estas bolas ou cerâmicas? Ou a esponja é suficiente?!

Obrigado.

Abraço,

NCR

Publicado:

eu tenho um aquario igual a esse, a diferença foi em o dono da loja me ter oferecido a fibra e um saco com bolas com micro-furos(se não fôr este o nome anda lá perto), tem dado resultado e serve prefeitamente para o efeito, só uma curiosidade, qual é a lampada que possui?É que eu tive de trocar a minha pois não era de aquario.

Cumps

Publicado:
eu tenho um aquario igual a esse, a diferença foi em o dono da loja me ter oferecido a fibra e um saco com bolas com micro-furos(se não fôr este o nome anda lá perto), tem dado resultado e serve prefeitamente para o efeito, só uma curiosidade, qual é a lampada que possui?É que eu tive de trocar a minha pois não era de aquario.

Cumps

O meu deve ser maiorzito, já que trazia duas sylvanias day light de 30 W. Entretanto meti-lhe mais uma flora Glo de 30W. Trata-se de um aquário de 200 lts brutos.

Abraço,

NCR

Publicado:

ah pronto assim é tudo diferente, é maior que o meu. Acredito que há quinze anos não existissem as mariquices de hoje, maior parte delas só pra gastar dinheiro, seja como fôr só a esponja é fraquito, acho eu, porque não deve de apanhar as sujidades mais pequenas, quanto as biobolas toda a gente me diz que se devem usar, por isso tambem aconselho. O porreiro disso é que se pode pôr o que se quiser dentro dos compartimentos da box (é uma biobox 1 ou 2, ou simplesmente nada disso? Pergunto só pra saber se é igual, para se mais tarde tiver problemas aconselho-me consigo)

Boa noite

Publicado:

ola a ambos

NCR2007 e melhor adicionares as ceramicas para teres bacterias e as bioballs pois se nao estou em erro e para as plantas eu tenho e ja nao me lembro o que me disseram para que servia quando as comprei

em relacao as lampedas fizeste bem em mudar para flora Glo de 30W se quiseres visto que tens duas podes meter a outra igual mas mesmo assim ficas com pouca luz no aqua em media a relacao e 1 w por 1 litro de agua se tens 200 litros devias ter pelo menos 160 wats para teres uma media de 0.8wats por litro vou deixar aqui um link com umas coisas fixes para veres

fica bem e mete fotos do aqua

TOYOTA

Publicado:
ah pronto assim é tudo diferente, é maior que o meu. Acredito que há quinze anos não existissem as mariquices de hoje, maior parte delas só pra gastar dinheiro, seja como fôr só a esponja é fraquito, acho eu, porque não deve de apanhar as sujidades mais pequenas, quanto as biobolas toda a gente me diz que se devem usar, por isso tambem aconselho. O porreiro disso é que se pode pôr o que se quiser dentro dos compartimentos da box (é uma biobox 1 ou 2, ou simplesmente nada disso? Pergunto só pra saber se é igual, para se mais tarde tiver problemas aconselho-me consigo)

Boa noite

Boas,

É uma biobox 2.

Abraço,

NCR

Publicado: (editado)
ola a ambos

NCR2007 e melhor adicionares as ceramicas para teres bacterias e as bioballs pois se nao estou em erro e para as plantas eu tenho e ja nao me lembro o que me disseram para que servia quando as comprei

em relacao as lampedas fizeste bem em mudar para flora Glo de 30W se quiseres visto que tens duas podes meter a outra igual mas mesmo assim ficas com pouca luz no aqua em media a relacao e 1 w por 1 litro de agua se tens 200 litros devias ter pelo menos 160 wats para teres uma media de 0.8wats por litro vou deixar aqui um link com umas coisas fixes para veres

fica bem e mete fotos do aqua

Obrigado pelas dicas.

Actualmente, tenho 90W (2 sylvanias 30 e a Flora Glo) e, na verdade, tenho esperança de não precisar de mais. As plantas que lá pus estão a ter um crescimento muito simpático. Tenho CO2 (caseiro), Flourite no substracto e adiciono Flourish e Flourish Excel.

Editado por NCR2007

Abraço,

NCR

Publicado:
Obrigado pelas dicas.

Actualmente, tenho 90W (2 sylvanias 30 e a Flora Glo) e, na verdade, tenho esperança de não precisar de mais. As plantas que lá pus estão a ter um crescimento muito simpático. Tenho CO2 (caseiro), Flourite no substracto e adiciono Flourish e Flourish Excel.

ola como nao sei o que e isso do Flourite nao te poso dizer nada a cerca disso

em relacao as lampedas e comforme as plantas que tiveres eu tenho um aqua de 80 cm e so tem uma sera plant de 18wats

na minha assinatura e o aqua da maria que estou a falar

TOYOTA

Publicado:
ola como nao sei o que e isso do Flourite nao te poso dizer nada a cerca disso

em relacao as lampedas e comforme as plantas que tiveres eu tenho um aqua de 80 cm e so tem uma sera plant de 18wats

na minha assinatura e o aqua da maria que estou a falar

Pois...tou a ver isso! O aqua tá muito porreiro e tem lá um matagal imenso....não pensei que fosse possível só com 18W!

Abraço,

NCR

Publicado:
O meu deve ser maiorzito, já que trazia duas sylvanias day light de 30 W. Entretanto meti-lhe mais uma flora Glo de 30W. Trata-se de um aquário de 200 lts brutos.

Boas.

Deves ter comprado o Ambiance 101, tenho um igual e trazia tb essa caixa de decantação "Biobox2".

De origem traz apenas uma esponja que se mete no fundo do compartimento do meio, certo? Mas em cima disso tens de meter mais coisas, só isso é insuficiente.

No meu caso tinha de baixo para cima: esponja (a de origem), eheim substract pro (bolinhas muito porosas para filtragem biológica) e no cimo de tudo lã fina. Foi assim que me aconselharam na altura na loja onde comprei, e agora penso que é a melhor solução tb. Como já compraste essa bola de fios plásticos que parece um puff de banho, podes metê-la no cimo de tudo, faz-te uma pré-filtração mecânica e não sujas tanto a lã fina. Mas aconselho-te a comprar substracto poroso, é o melhor para a filtração biológica.

Já agora como meteste mais uma flora-glo de 30w? Alteraste a calha?

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:

É igual ao de muitos membros aqui do forum. Dá para fazer coisas giras com ele, mas a longo prazo tens de alterar algumas coisas.

No meu já levou o filtro externo e vai levar agora luz (4x39 T5). Vai com calma, lê e se tiveres chance, começa já a artilhá-lo, porque vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

Chama-se evasion 101.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

É igual ao de muitos membros aqui do forum. Dá para fazer coisas giras com ele, mas a longo prazo tens de alterar algumas coisas.

No meu já levou o filtro externo e vai levar agora luz (4x39 T5). Vai com calma, lê e se tiveres chance, começa já a artilhá-lo, porque vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

Chama-se evasion 101.

Ricardo,

há dois modelos distintos, o evasion e o ambiance. O aqua é parecido, mas o móvel é diferente. Nós (eu e tu) temos o Ambiance. Eles são tão parecidos que até partilham a mesma calha. Se reparares na calha diz Evasion 2x30w, mas o nosso aqua é o Ambiance.

Outra diferença é que oevasion não traz caixa de decantação, daí eu dizer que ele tinha comprado o ambiance.

cumps

Editado por cfatelo

dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Boas.

Deves ter comprado o Ambiance 101, tenho um igual e trazia tb essa caixa de decantação "Biobox2".

De origem traz apenas uma esponja que se mete no fundo do compartimento do meio, certo? Mas em cima disso tens de meter mais coisas, só isso é insuficiente.

No meu caso tinha de baixo para cima: esponja (a de origem), eheim substract pro (bolinhas muito porosas para filtragem biológica) e no cimo de tudo lã fina. Foi assim que me aconselharam na altura na loja onde comprei, e agora penso que é a melhor solução tb. Como já compraste essa bola de fios plásticos que parece um puff de banho, podes metê-la no cimo de tudo, faz-te uma pré-filtração mecânica e não sujas tanto a lã fina. Mas aconselho-te a comprar substracto poroso, é o melhor para a filtração biológica.

abx

Exactamente, trata-se do Ambiance 101, segundo creio.

Por cima da esponja tenho a tal "palha-de-aço" de plástico. Assim, ficam aí retidas as maiores sujidades. Tou a ver que deveria ter também lâ e material poroso (bolas e/ou cerâmicas). A lã serve para quê?

Obrigado.

Já agora como meteste mais uma flora-glo de 30w? Alteraste a calha?

Tratou-se de um DYI um bocado manhoso ;) Basicamente, utilizei uma das tampas do aqua para suporte de um balastro (?) independente. Porém, ambas tiveram de ser cortadas a fim de permitir que a calha original se aproximasse mais da frente do aqua. Não sei se está perceptível mas, olhando de cima para o aqua, de frente para trás, passou a ver-se: tampa pequena (+- 10 cms), calha original, tampa grande (+- 20cm), tampa pequena (+- 10 cm).

Enfim, esta solução não me agrada minimamente, já que, para mexer no aquário, tenho de tirar uma tampa (ou duas) e andar com a calha original para trás e para a frente. No futuro, tenciono colocar uma calha nova por cima do aqua que me permita mexer facilmente no mesmo com as luzes ligadas e tenha as lâmpadas protegidas por um vidro/acrílico (levarem com pingos de água não lhes deve dar muita saúde).

Editado por NCR2007

Abraço,

NCR

Publicado:

Ahhhh...e se possível, pretendo uma calha que tenha medidas universais! Estas lâmpadas próprias para aquariofilia parecem-me ser apenas uma jogada de marketing.

Abraço,

NCR

Publicado:
No meu já levou o filtro externo e vai levar agora luz (4x39 T5).

Boas,

Obrigado pela resposta.

Queres explicar como é que lhe vais pôr as luzes? Calha nova?

O filtro, de facto, também me aborrece...ocupa um espaço enorme no aqua e é muito inestético. Para além disso, aquela corrente de água enorme que gera chateia-me: se viro o fluxo para a superfície, tenho receio de perder o CO2; se meto o fluxo para dentro do aqua as plantas andam numa fona. Será que consigo resolver o problema do movimento da água com um filtro externo (tava a pensar numa coisa de 1000lts/hora)?

Abraço,

NCR

Publicado:
Boas,

Obrigado pela resposta.

O filtro, de facto, também me aborrece...ocupa um espaço enorme no aqua e é muito inestético. Para além disso, aquela corrente de água enorme que gera chateia-me: se viro o fluxo para a superfície, tenho receio de perder o CO2; se meto o fluxo para dentro do aqua as plantas andam numa fona. Será que consigo resolver o problema do movimento da água com um filtro externo (tava a pensar numa coisa de 1000lts/hora)?

Pelo que sei o Ricardo arranjou uma calha nova, mas ele qto a isso responde-te.

Qto ao filtro, já tirei o meu ;) Meti um eheim 2217, e podes resolver facilmente a questão da corrente gerada pela flauta simplesmente arranjando uma flauta maior (um tubo de pvc p.ex., ou uma extensão própria).

abx

dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:
Boas,

Obrigado pela resposta.

Se o filtro faz uns 400 l/hora e já andam numa fona, 1000... Faz as contas. Tira-o, compra um externo.

A calha vai ser aberta este fim de semana e transformada em 4x39 Watts T5. Vejam nos DIY. Metam evasion na procura e é do pjdm ou assim parecido.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Se o filtro faz uns 400 l/hora e já andam numa fona, 1000... Faz as contas. Tira-o, compra um externo.

A calha vai ser aberta este fim de semana e transformada em 4x39 Watts T5. Vejam nos DIY. Metam evasion na procura e é do pjdm ou assim parecido.

Xi! Vais abrir a calha? Eu até era gajo para te ajudar, até pq estou interessado nisso tb, mas não devo cá estar este fds! Dps conta como foi, mas pelo que sei essa calha não é pêra doce...

abx

dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:

Pois, é isso...Lá vai ter de ser :!:

Tive a ver o (excelente) tópico DIY que referes. Porém, creio que essa solução, que é a mais económica, tem uma grande desvantagem: para acederes ao aqua tens de retirar as lâmpadas dos suportes respectivos. Se enveredasse por esta solução, talvez tentasse fazer com que os suportes das lâmpadas acompanhassem o movimento das tampas (a ligação dos acrílicos onde estão fixos os casquilhos à calha teria de ser parcialmente móvel, sendo que os mesmos teriam também de estar ligados às tampas do aqua).

Enfim, e para quem quiser tentar uma solução parecida com a minha, é de notar que as tampas do aqua não suportam, sem mais, o peso das lâmpadas. No meu caso, usei o reflector (que aparafusei à tampa) para lhe aumentar a rigidez.

Abraço,

NCR

Publicado:

Bem...

Visto pertencer ao grande grupo que tem aquários aquatlantis com as suas maravilhosas biobox, vou opinar tambem em relação ao filtro...

O meu modelo é o Evasion com Biobox 2 e, inicialmente também não me entendia com a filtragem pois em cada sítio me aconselhavam de forma diferente...

Já há algum tempo que me parece ter encontrado a forma ideal e cá vai:

no fundo do filtro tenho essa fibra que chamas de "palha de aço", que é isso mesmo: fibra, no meu caso, Biofibra da Sera. Faz uma filtragem mecânica.

Depois tenho dois sacos (uma espécie de meia própria á venda nas lojas de aquariofilia) com cerâmicas porosas, das biológicas (Sera), e com algumas bioballs á mistura (Eheim). Filtração biológica.

No topo tenho uma "almofada" de lã de vidro da Hagen, que substituio regularmente.

Se houver tratamento com carvão activado, coloca-se entre a biocerâmica e a lã de vidro.

Volta e meia o que me dá problemas é o raio da bomba Hydor que acho que é uma treta...

As esponjas de origem há muito que foram para o lixo, porque só oferecem resistência ao fluxo da água e são perfeitamente dispensáveis.

Cumps

Publicado:
Bem...

Visto pertencer ao grande grupo que tem aquários aquatlantis com as suas maravilhosas biobox, vou opinar tambem em relação ao filtro...

O meu modelo é o Evasion com Biobox 2 e, inicialmente também não me entendia com a filtragem pois em cada sítio me aconselhavam de forma diferente...

Já há algum tempo que me parece ter encontrado a forma ideal e cá vai:

no fundo do filtro tenho essa fibra que chamas de "palha de aço", que é isso mesmo: fibra, no meu caso, Biofibra da Sera. Faz uma filtragem mecânica.

Depois tenho dois sacos (uma espécie de meia própria á venda nas lojas de aquariofilia) com cerâmicas porosas, das biológicas (Sera), e com algumas bioballs á mistura (Eheim). Filtração biológica.

No topo tenho uma "almofada" de lã de vidro da Hagen, que substituio regularmente.

Se houver tratamento com carvão activado, coloca-se entre a biocerâmica e a lã de vidro.

Volta e meia o que me dá problemas é o raio da bomba Hydor que acho que é uma treta...

As esponjas de origem há muito que foram para o lixo, porque só oferecem resistência ao fluxo da água e são perfeitamente dispensáveis.

Cumps

Olá,

Obrigado pela resposta.

A fibra não deveria ser colocada na parte de cima? Segundo creio a água entra no filtro por cima e, assim sendo, talvez fizesse sentido reter logo aí as maiores sujidades...Ou haverá qualquer coisa que me esteja a escapar?

Quanto à esponja, faz todo o sentido: as bolas e cerâmicas proporcionarão uma maior circulação de água e, consequentemente, a filtragem será melhor . Ainda não tinha visto a coisa sob esse prisma :)

Abraço,

NCR

Eu já alterei a minha calha do evasion há uns tempos, e desejo-te boa sorte.

Não é nada do outro mundo, mas dá a sua luta.

Tens chaves de estrela? Vais precisar.

Cuidado com o retirar da régua, a minha estava muito apertada.

Se precisares de ajuda diz.

Editado por Luis saleiro
  • 1 mês depois...
Publicado:
Olá,

Obrigado pela resposta.

A fibra não deveria ser colocada na parte de cima? Segundo creio a água entra no filtro por cima e, assim sendo, talvez fizesse sentido reter logo aí as maiores sujidades...Ou haverá qualquer coisa que me esteja a escapar?

Quanto à esponja, faz todo o sentido: as bolas e cerâmicas proporcionarão uma maior circulação de água e, consequentemente, a filtragem será melhor . Ainda não tinha visto a coisa sob esse prisma :crazyeyes:

Oi, tenho o mesmo aquario e filtro e uso 1º a esponja,2º lã fina e em 3º, os cilindros de ceramica.coloquei a lâ e a ceramica numa unica bolsa da sera ,assim para limpar o filtro tiro a esponja e basta puxar o cordel da bolsa para limpar a lã. (foi o sistema mais facil que arranjei) a esponja retem as particulas maiores e a lã as menores, só que tenho de limpar a esponja e lã todas as 2 semanas senão as ceramcas ficam muito sujas.Eu acho que um filtro externo é muito mais eficiente.Estou a pensar nisso.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!